As tendências de 2021 vieram para ficar? Fim de ano chegando e logo pensamos quais ficam e quais as novidades. Veja as 8 tendências para 2021.
O que pensar sobre o futuro do RH?
De fato, as tendências do último ano vieram para ficar, com um RH cada vez mais estratégico as empresas estão tendo que se adaptar ao novo.
E o que aprendemos com a pandemia é que é necessário aliar a tecnologia aos processos e também humanizá-los.
Em outras palavras, gastar menos tempo com burocracias e focar mais nas pessoas por trás delas.
6 tendências que serão o futuro do RH
#1 Transformação Digital
Essa transformação não é de hoje, mas agora ela não é apenas um diferencial, ela é essencial.
A pandemia obrigou as empresas que ainda estavam relutantes com as novas tecnologias a se adaptarem e quem não se adaptou, não resistiu e acabou fechando as portas.
E isso vai acontecer com todos que resistem, porque a transformação digital é muito mais que um canal para o mundo externo, ele tem a ver com o que acontece dentro da empresa.
Facilitar trabalhos extremamente burocráticos, automatizar processos, melhorar a comunicação interna, entre outros pontos que impactam a vida do colaborador.
As ferramentas tecnológicas servem para melhorar a experiência do cliente interno (colaborador) e do cliente final.
Tudo isso tem um impacto tanto nos negócios como no employer branding, pois ser uma marca empregadora é também uma forma de atrair talentos.
Caso contrário, o índice de insatisfação que leva ao absenteísmo e ao turnover só irá crescer, além de afetar a produtividade e o desempenho dos colaboradores.
#2 Adaptação às novas gerações
As gerações mais antigas sempre procuraram por estabilidade, um bom plano de carreira e benefícios básicos.
Acontece que as novas gerações procuram desafios e entendiam-se rapidamente, mudando e buscando sempre o que oferecer melhores condições.
O que antes parecia ser um pesadelo, ter tantas trocas de empresas em curto espaço de tempo, agora é uma tendência da nova geração.
E a geração Z busca cada vez mais empresas ligadas às novas tecnologias que tragam benefícios opcionais, flexíveis e digitais.
E isso também traz um grande desafio às empresas, já que podem encontrar pelo meio do caminho problemas ligados ao conflito entre gerações.
As estratégias do RH precisam estar atentas para tirar o melhor de cada geração e ter uma boa política de inclusão.
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#3 Diversidade e Inclusão
Diferentes pontos de vista trazem soluções melhores, porque debatem e encontram as lacunas existentes.
Uma empresa formada por pessoas que pensam da mesma forma, não consegue pensar fora da caixa.
Somos um país com uma grande diversidade e isso exige que exista uma linguagem inclusiva e adequada construída para quem tem propriedade para falar.
Não adianta fazer campanha contra a homofobia, se a cultura da empresa não condiz e tem casos dentro da sua própria empresa saindo impunes.
As redes sociais estão aí e as pessoas não perdoam. As empresas podem sofrer bastante com campanhas que não condizem com sua cultura organizacional.
Então, antes de pensar em gastar com campanhas para o seu cliente final, trace estratégias com o RH para campanhas internas. Invista no seu colaborador.
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#4 Flexibilidade
Cada vez mais, as pessoas buscam por empresas com empatia e isso reflete em flexibilidade.
Em pesquisa feita pela PWC com 186.529 colaboradores da geração millenium (nascidos entre 1980 e 1995), mostrou que todos gostariam de mais flexibilidade e feedback contínuo.
Destes, 66% alterariam seus horários de trabalho e 62% gostariam de trabalhar em casa eventualmente.
Em relação a diminuir o salário e até progredir de carreira mais lentamente por menos horas de trabalho, o percentual foi positivo para 15% dos homens e 21% das mulheres.
É importante pensar que as relações mudaram, as necessidades das pessoas também e não dá mais para ficar no VR, VA e VT.
Inclusive, as gerações mais novas estão mudando os conceitos de família e prioridades.
Como é o caso de empresas que deixam o colaborador decidir entre vale transporte ou vale gasolina, se prefere o auxílio creche ou o vale cultura.
As empresas também podem trazer o benefício do crédito consignado privado trazendo juros mais baixos para os seus colaboradores.
Aliado a educação financeira com o RH, ajudam os colaboradores a realizar sonhos ou até saírem de dívidas de forma inteligente e consciente.
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#5 Aprendizagem contínua
Não existe mais espaço para quem não quer continuar em constante evolução no futuro do RH.
As tendências apontam para o Lifelong Learning ser essencial dentro das empresas em todos os setores.
Muita gente pode até não gostar das novas tecnologias por um tempo, mas agora isso é inaceitável e quem não está inserido nelas está ficando para trás.
Na verdade, essa pandemia mostrou que quem não foi atrás das tendências e correu atrás do prejuízo para entrar pro digital acabou fechando as portas.
Os treinamentos devem ser constantes, pois nessa nova era que já chamam de Indústria 4.0, tudo pode mudar muito rápido.
A inovação é necessária para os líderes e colaboradores.
#6 Incentivo ao Intraempreendedorismo
Também nessa nova era foi possível que as pessoas investissem nos seus hobbies, conseguissem investir em seus projetos, entre outras oportunidades e tendências.
Como parte de um RH estratégico, o incentivo ao intraempreededorismo é bom para empresa e para o colaborador.
Hoje, mais do que nunca, a relação entre empregado e empregador precisa ser uma via de mão dupla – precisa ir e voltar e ser bom para os dois.
Não é à toa que a rotatividade – principalmente da nova geração – é grande, pois ninguém fica mais onde não se sente bem e vai muito além de salário.
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