A pandemia acelerou o ritmo da transformação digital dentro das empresas, ou seja, o que já existia, tomou forças e ganhou a simpatia do mundo corporativo em pouco tempo. Por isso, o Lifelong Learning é um termo cada vez mais usado dentro das organizações.
Afinal, um RH inovador, que está sempre por dentro do mercado, sabe que a educação está em intensa mudança e deve ser levada aos seus colaboradores. Veja tudo que você precisa saber!
O que é Lifelong Learning?
Lifelong Learning nada mais é do que um termo em inglês para a famosa “Educação Continuada”. É entender que seus profissionais vão muito mais além da graduação.
Aprender e estudar fazem parte da vida inteira de todo profissional e as empresas, como parceiras do desenvolvimento e dos seus colaboradores, precisam incentivá-los a obter cada vez mais fundamentos sobre novas tendências com o Lifelong Learning.
Para toda empresa, conhecimento e aprendizado precisam ser encarados como um processo sem ponto final: nenhum certificado ou diploma pode encerrar a trajetória de desenvolvimento de um profissional.
Qual a importância do Lifelong Learning nas empresas?
Lifelong Learning consiste na habilidade de antecipar, acompanhar e corresponder às transformações do mundo, do mercado e da sociedade. É estar sempre por dentro de todas as tendências e mudanças.
As empresas podem e devem investir na carreira dos seus colaboradores, para torná-los mais eficientes, capacitados tecnicamente e também engajados na organização. Ou seja, o Lifelong Learning é vantajoso tanto para as companhias como para os profissionais e pessoas.
É preciso se reinventar com disposição e regularidade, é a empresa e os profissionais se comprometerem com o desenvolvimento de competências, aumentando assim as chances de ambos se expandirem no mercado.
Os colaboradores precisam estar sempre dispostos a aprender algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações.
Trata-se de imergir nas tecnologias e nas novidades do mercado enquanto, por outro lado, desenvolvem skills comportamentais que alavancam sua trajetória empresarial.
Vantagens para incorporar a Lifelong Learning nas empresas
Com a mudança, vem junto a incerteza. A transformação – especialmente a digital – faz o profissional experimentar novas áreas e funções.
Com isso, algumas irão desaparecer e outras irão surgir. E assim o mercado vai inovando e crescendo cada vez mais
#1 Aumento significativo da produtividade
Uma cultura de aprendizado garante o aprimoramento contínuo do uso de técnicas de persuasão e de contorno de objeções.
Tornando os seus profissionais mais competentes e confiantes para lidarem com as demandas do dia a dia.
#2 Vantagem competitiva
Ter profissionais que acompanham constantemente as mudanças no comportamento do consumidor, as mudanças de mercado e o que gera valor para o cliente, proporciona a capacidade de estar à frente da concorrência em estratégias e execução, garantindo um diferencial competitivo relevante aos negócios das empresas.
#3 Ambiente estimulante e dinâmico
Uma empresa com profissionais que compartilham conhecimentos adquiridos diariamente através de estudos e interesses em se inovar, cresce mais e com uma profunda rapidez.
É importante que as empresas incentivem para que o compartilhamento aconteça como, por exemplo, através de reuniões.
#4 Aumento da criatividade
Buscar tendências através de lives, meetings e palestras, por exemplo, são iniciativas que estimulam o Lifelong Learning, pois são pontos de vista diferentes, levando assim à insights valiosos.
Para manter sua equipe de colaboradores animada e aumentar sua performance é preciso investir em capacitações que estimulem a procura por conhecimentos.
O treinamento ajudará a reconhecer as habilidades de todos e a descobrir como coordená-las para render mais e trazer resultados melhores.
Voltar