Conteúdo para RH 25 de fevereiro de 2021 Imagem de seta

Colaboradores buscam por empresas com mais empatia

mão esquerda segurando um óculos de grau redondo na frente de uma paisagem com prédios em uma rua urbana, representando a empatia dos colaboradores

Se a empatia já era algo importante, a pandemia veio nos lembrar que, na verdade, ela é fundamental. Se colocar no lugar do outro gerou uma grande rede de solidariedade e tem sido cada vez mais usada no mundo empresarial.

Empatia no meio corporativo

A empatia é algo poderoso no ambiente de trabalho, cria-se um local muito mais harmonioso e bom de trabalhar. Melhora a relação interpessoal e profissional entre todos. 

Ter empatia é ajudar o colega que está com problemas pessoais, seja oferecendo ajuda no trabalho ou chamando para tomar um café para conversar. É quando o seu colaborador tem chegado sempre atrasado e em vez de simplesmente dar um sermão ou penalidade, sentar para conversar e entender o motivo e achar uma solução em conjunto.

Ter empatia é conhecer seu colaborador, entender que muitas vezes ter um horário flexível no trabalho é dar mais tempo para a família, ao lazer ou poupar tempo e estresse no trânsito – este último traz benefícios para ele e também para empresa.

Em 2009, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela consultoria Businessolver, revelou que 79% dos CEOs acreditam que a empatia é fundamental para o sucesso de uma organização, um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

É nesse sentido que surgiram os benefícios flexíveis. As pessoas buscam empresas que se preocupam com os colaboradores e suas necessidades. Vejam os benefícios quem vão além do plano de saúde!

O que é considerado empatia no mundo empresarial?

A primeira questão é: você realmente conhece os seus colaboradores? Sabe das suas necessidades? Benefícios opcionais, flexíveis e digitais: você já leu sobre isso?

Muitos dos seus colaboradores têm filhos? Para estes, provavelmente ter uma creche no trabalho ou oferecer um vale-creche seria muito mais proveitoso.

Para quem usa transporte público, ofereça vale transporte, e para quem tem carro, vale gasolina. Se está no seu orçamento os benefícios para os funcionários, por que se limitar a benefícios engessados que muitas vezes acabam sendo jogados no lixo já que não são utilizados?

Quando os líderes se preocupam em entender as dores e dificuldades dos seus colaboradores, além estarem ajudando essas pessoas, estão investindo no seu negócio, pois um profissional satisfeito é muito mais produtivo.

Na pandemia, muitas empresas deram um show de empatia para além dos colaboradores. Em uma grande rede de solidariedade, muitas empresas pararam suas produções para produzir álcool 70º, máscaras, rede de apoio aos comerciantes locais e autônomos, entre outras ações.

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Ações genuinamente realizadas por empresa no sentido de realmente se conectar aos seus colaboradores são também ótimas ações de marketing.

Quando a empresa realmente está pensando no seu colaborador, ele pode virar o embaixador da sua marca. Não existe melhor propaganda do quem realmente se sente parte da organização e tem propriedade para falar sobre o assunto.

Isso tem reflexo no consumidor final que, ao se conectar com a empresa, vê que, de fato, a sua cultura organizacional é colocada em prática e que as ações externas também são realizadas internamente. Escute agora o nosso podcast de como construir uma cultura organizacional genuína!

O que adianta fazer um comercial de TV mostrando a diversidade de raças e ter um caso de racismo de um líder com um colaborador? Na era de smartphones e internet isso não passa despercebido e fica incoerente. 

É fundamental conhecer o seu público, seja ele interno ou externo. Ter sua missão, visão e seus valores bem definidos e que estejam em sincronia com seus líderes e colaboradores. Empatia é a chave de sucesso dentro e fora de qualquer empresa!

Você pensa na experiência do seu colaborador? Baixe agora o nosso e-book e descubra tudo sobre o employee experience!

 


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