Conteúdo para RH 19 de março de 2021 Imagem de seta

Como incentivar o intraempreendedorismo em 6 super dicas

Como incentivar o intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo não é algo novo, mas com certeza é algo que tem chamado bastante atenção das empresas. Saiba como incentivar da maneira certa na sua empresa!

Como funciona o intraempreendedorismo?

Todo mundo já ouviu falar em empreendedorismo, né? Não é à toa que 77% dos brasileiros sonham em empreender. 

A questão é que deixar o seu emprego estável pela incerteza de um mercado novo, onde normalmente uma empresa nova leva cerca de 2 anos para começar a ter lucro, pode assustar muita gente.

Então, muitos donos de organizações começaram a estimular o intraempreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo dentro da própria empresa.

Dessa forma, o colaborador não precisa deixar o seu emprego para empreender e, com isso, ter todos os contras de ser sua própria empresa, mas consegue ter espaço e investimento para suas ideias.

Como promover o intraempreendedorismo na sua empresa

É importante incentivar o intraempreendedorismo, pois nele está uma oportunidade da empresa inovar, crescer e impulsionar o seu negócio. Além de incentivar os seus trabalhadores a saírem da zona de conforto e mostrar suas habilidades.

Umas das maiores reclamações entre os funcionários de várias empresas está o sentimento de tédio com a síndrome de Boreout, a falta de motivação e oportunidade de crescimento.

Com o intraempreendedorismo é possível motivá-lo, mostrar que a empresa acredita no seu potencial para desenvolver projetos e a oportunidade de alavancar a sua carreira. O Google, por exemplo, dá 20% do tempo do colaborador para o desenvolvimento de seus próprios projetos e os frutos desse sucesso foram o Google News e o Gmail.

CTA TECH RECRUITER Blog

#1 Cultura da empresa

É importante que a cultura da empresa esteja alinhada com a inovação e que incentive essa perspectiva de ideias diferentes. Veja quais são os tipos de Cultura Organizacional e como aplicar a sua empresa!

#2 Motivação

É fundamental que os líderes desafiem as suas equipes. É necessário que exista um tempo reservado para a criação de novas ideias, solução de problemas e novas propostas, bem como o incentivo e desenvolvimento do pensamento crítico.

#3 Transparência

Um dos maiores focos do intraempreendedorismo é solucionar os problemas do dia a dia das empresas.

Para isso, é importante que a empresa seja transparente e clara na hora de delegar projetos pessoais para mostrar o que eles realmente querem e necessitam naquele momento.

#4 Recompensas

Além do desafio e da oportunidade de alavancar a carreira. É importante que sejam dadas recompensas pelo esforço.

A empresa disponibiliza os recursos certos para o desenvolvimento dos projetos, mas também é importante que haja reconhecimento.

Ou seja, a recompensa pode ser monetária, mas elogios e reconhecimento também fazem parte dessa gratificação.

#5 Capacitação

Umas das melhores formas de desenvolver talentos é os capacitando. Muitas vezes as empresas têm talentos escondidos precisando apenas de um incentivo para mostrar suas habilidades.

#6 Psicológico

É muito importante que seja dado um apoio e suporte aos colaboradores em relação a falhas. Nem todo projeto sairá bem-sucedido e eles tem que entender que tudo bem se falharem, isso não os tornam piores e que tem o apoio da empresa.

Quanto mais se incentiva, maiores as chances de surgir projetos que podem melhorar o dia a dia da empresa. Além de ter equipes mais unidas por um ideal, melhorando o nível de satisfação entre os colaboradores.

Tech Recruiter: escute agora sobre o diferencial competitivo das empresas de tecnologia!


Voltar