Conteúdo para RH 28 de maio de 2021 Imagem de seta

Universidade Corporativa: um meio do RH impactar a vida dos colaboradores

uma mão segurando um chapéu de formatura representando a universidade corporativa

A universidade corporativa já é uma ferramenta de sucesso entre as grandes empresas no mundo todo. Investir na capacitação do seu colaborador é uma ótima estratégia de atração e retenção. Saiba tudo sobre este meio de ensino!

O que é a Universidade Corporativa?

A universidade corporativa é voltada totalmente para cursos e treinamentos específicos para capacitar os colaboradores da sua empresa.

Com estrutura do corpo docente similar às universidades tradicionais, escolhem os treinamentos e cursos de acordo com as necessidades da organização.

Fugindo dos cursos longos tradicionais, a universidade corporativa procura diretrizes mais específicas e objetivas, que vão de uma hora até no máximo um ano. 

Os cursos, normalmente, são na sede da empresa ou online e as avaliações também ficam a critério de cada empresa.

Outro ponto importante além da capacitação do colaborador, é também realocar quem pode não estar na melhor função para o seu talento – evitando, inclusive, novos processos seletivos.

Quais os benefícios da universidade corporativa?

#1 Capacitação

Investir na capacitação do colaborador na visão das grandes empresas nunca será visto apenas como um gasto. É um investimento na própria empresa.

Quanto mais capacitado, mais produtivo o colaborador será. E ao contrário de cursos universitários tradicionais, o foco deste modelo será no trabalho específico daquele colaborador e no que ele desenvolve no dia a dia.

#2 Inovação

A tecnologia sempre mostrou a importância da atualização, quem não se atualiza fica para trás. E isso acontece com as empresas que vão ficando atrás da concorrência se não investirem em inovação.

E ao investir na educação corporativa eles inovam em várias áreas, desde a parte operacional, na parte tática e estratégica.

#3 Atração

Os profissionais estão cada vez mais exigentes em relação às empresas. Então, para ter os melhores colaboradores é preciso ter as melhores estratégias de atração.

E nada melhor que ver que a empresa que você está se candidatando se preocupa e dá espaço para que você cresça investindo na sua capacitação.

#4 Retenção

Do mesmo modo que atrai, sentir na prática e ter a chance de ter uma Universidade Corporativa faz toda a diferença na hora de continuar na empresa.

Se você tem um salário compatível com a sua função e pode melhorar se capacitando, mudando de função ou se promovendo, as chances de turnover diminui bastante.

#5 Motivação

A educação continuada – conhecido como Lifelong Learning – é um grande agente motivacional dentro da empresa.

No momento que o colaborador se sente valorizado, também traz oportunidades: conexão com os outros funcionários, chance de mudar de função, caso deseje, e aumentar os seus conhecimentos com chances de promoções.

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Mutiplicadores de conhecimento

Os chamados de multiplicadores de conhecimento são aqueles colaboradores – normalmente os mais experientes – que têm facilidade e gostam de repassar os seus conhecimentos com os colegas.

São ótimos para fazer o Onboarding dos novos colaboradores, compartilham os seus conhecimentos com os colegas e sempre trazem novidades para discutir no ambiente de trabalho que agreguem conhecimento.

Veja os 5 passos para encantar os novos colaboradores no primeiro dia com o Onboarding dos sonhos!

Essas pessoas também têm participação ativa na Universidade Corporativa, já que nada melhor do que alguém que está no dia a dia da empresa para passar conhecimentos do trabalho – especialmente para os novatos.

Tudo isso pode ser uma grande chance de também incentivar o intraempreendedorismo. Confira 6 super dicas de como incentivar o intraempreendedorismo na sua empresa!

Universidade Tradicional X Universidade Corporativa

Além do que já falamos em relação ao tempo dos cursos e treinamentos, existem algumas diferenças, mas também nada impede que a universidade corporativa faça parcerias com as universidades tradicionais.

A universidade corporativa, ao contrário da tradicional, não gera títulos (técnico, graduado, pós-graduado, mestre, doutor, etc). Porém, ela pode trazer certificados de participação.

Como ela tem base na empresa, todos os cursos são voltados para a área e soluções para os problemas da empresa.

Esse conhecimento pode ser usado em outras organizações, porém o seu foco é no trabalho desenvolvido ali dentro e que pode ser diferente em outro lugar.

É preciso ter um bom planejamento para ver a viabilidade da universidade corporativa dentro da empresa, dos gastos, das necessidades, ver em qual momento cada curso deve ser aplicado e quais seriam os melhores cursos para os colaboradores.

Quando se investe em pessoas, se investe em sucesso. Não é à toa que empresas tão importantes como a McDonalds e a Ambev investem em capacitação interna com a universidade corporativa e crescem cada vez mais.

Escute também: Benefícios para colaboradores e o engajamento genuíno!


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