Conteúdo para RH 3 de novembro de 2021 Imagem de seta

Diversidade e inclusão também é papel do RH

Garrafas de diversos formatos, tamanhos e cores juntos, representando a diversidade e inclusão nas empresas

A diversidade é um forte elemento estratégico dentro de uma empresa. Sabe por quê? Ter pessoas diferentes para pensar fora da caixa pode te destacar no mercado.

E quando falamos em diversidade, estamos falando de raça, gênero, geracional, orientação sexual e a mais nova delas – a diversidade cognitiva. Fica ligado!

Multiculturalismo nas empresas: como criar um ambiente de diversidades!

A importância da diversidade

A nova geração – millennials – tem exigido cada vez mais das empresas essa preocupação com a pluralidade dentro do ambiente corporativo. Veja agora os 4 sinais que mostram a diversidade da sua empresa!

Quando se pensava em uma persona ideal para o processo de seleção e recrutamento, muitas empresas acabavam buscando um padrão pré-fabricado em termos de linha de raciocínio e pensamentos que poderiam levá-los a não sair daquela bolha.

É importante que os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa, mas a sua bagagem cultural, etária, social e intelectual podem fazer toda a diferença.

Assim, notamos que a diversidade cognitiva está ligada ao pensamento e a personalidade dos indivíduos. Quando se já tem um perfil de colaborador ideal, sair da receita de bolo pode ser muito difícil para recrutadores e líderes.

Em pesquisa feita pela Harvard Business Review, foi apontado que na resolução de problemas, as equipes que tinham membros com maior diversidade conseguiam resolviam mais rápido do que equipes cognitivamente semelhantes.

Os líderes são fundamentais para que essas oposições gerem discussões construtivas e tragam os benefícios esperados de diferentes tipos de ideias e pensamentos.

Quais as vantagens de ser uma empresa com diversidade?

Em pesquisa realizada pela Global CEO Survey em 2015, 85% dos CEOs que aderiram a programas de inclusão obtiveram um aumento na performance dos negócios.

Além disso, podemos listar algumas vantagens de ser uma empresa que trabalha com diversidade:

– Aumento da criatividade

A diversidade promove uma maior liberdade para a originalidade.

A partir do momento que você tem uma equipe variada, mais soluções criativas você terá no seu ambiente de trabalho. São diferentes formas de pensar que farão a empresa atingir seu potencial de forma mais rápida e atingir seus objetivos.

– Menos conflito dentro da empresa

Quando existe uma política de diversidade na empresa é comum que exista um número reduzido de conflitos, isso ocorre porque há um impacto maior na aceitação das diferenças e uma melhor convivência entre membros da equipe que passam a lidar melhor com as divergências.

Opiniões diferentes já não irão gerar conflitos e trarão uma consciência maior de todos para buscar um consenso. Quanto mais diversos, melhor.

– Fortalecimento da imagem 

Uma empresa que valoriza a diversidade, passa a ser bem-vista por possuir uma postura de conscientização. Esse é um importante passo para a construção e fortalecimento da imagem empresarial.

imagem chamada para material rico employer branding

Será que minha empresa possui uma cultura de diversidade?

Para possuir uma cultura de diversidade é necessário um trabalho diário. É preciso reforçar diariamente com os seus colaboradores a importância do respeito ao próximo.

Para te ajudar nessa caminhada, veja 5 sinais que podem dizer se sua empresa é diversa ou não.

– Seu colaborador tem voz

A empresa dá abertura aos seus colaboradores para opinar, fazer sugestões ou críticas? Independentemente do seu cargo e posição dentro da empresa?

É preciso manter um canal para promover a comunicação dentro da empresa, atender demandas e garantir o feedback.

– Políticas contra discriminação

Programas de combate ao assédio, programas de combate ao preconceito relacionados à raça/etnia, orientação sexual, religião, origem etc, fazem parte das empresas que promovem a diversidade.

É preciso estar atento e respeitar as diversas culturas, estando abertos para feriados de diferentes religiões, hábitos alimentares de diferentes culturas etc.

Mas atenção: ter um programa e não colocá-lo em prática no dia a dia, é a mesma coisa que não ter. É preciso que esses programas sejam aplicados, estimulados e fiscalizados em toda cadeia de colaboradores, dos diretores, aos estagiários.

– Oportunidades igualitárias

Já ouvimos muito falar de empresas que possuem diferentes salários para o mesmo cargo. O que distingue esse salário é apenas o sexo ou raça. Isso não pode existir em uma empresa inclusiva.

Na igualdade de oportunidades é respeitado o mérito do colaborador e é dado caminhos diferentes para o crescimento real de cada um.

– Acessibilidade

Para ser inclusivo é preciso se adaptar às diferentes necessidades de cada colaborador para que eles possam acessar e circular com facilidade e conforto a empresa.

Algumas medidas devem ser implementadas como rampas, guias e alavancas, softwares de leitura de tela etc.

Promovendo a inclusão na sua empresa

O RH tem papel fundamental nisso justamente por ser a área mais ligada aos colaboradores.

É fundamental conhecer os colaboradores para traçar as estratégias que serão utilizadas para promover a diversidade e a inclusão.

E não tem nada de errado em pedir ajuda, aliás é bem importante que pessoa capacitadas sejam acionadas para essa ação como uma consultoria, por exemplo.

#1 Líderes

Os líderes com certeza têm que dar o exemplo, sendo os primeiros para uma liderança inclusiva.

É importante que os líderes consigam acolher, sabendo que também terão pessoas que podem se mostrar resistentes às mudanças e elas também precisam ser acolhidas.

#2 Comunicação assertiva

A forma como serão feitas as ações são muito importantes para que elas sejam educativas, inclusivas e assertivas.

Também os canais de comunicação que são feitos de acordo com o perfil dos seus colaboradores e se muda de setor para setor dependendo até do tamanho da empresa.

#3 Linguagem

Esse é o primeiro ponto. Muitas expressões de cunho preconceituoso ainda são utilizadas e muita gente nem sabe o que vem por trás daquelas expressões.

Ao se tornar uma empresa que pensa em inclusão e ter uma linguagem inclusiva é importante estar atento a isso.

Para tal, se faz necessário mais uma vez a contratação de profissionais capacitados para que seja revisto na empresa essa questão. E isso vem desde o recrutamento.

Primeiro, é importante ter uma comunicação transparente e que mostre como a diversidade e inclusão faz parte da empresa para que ele saiba onde está entrando e que o preconceito não será tolerado.

Também é fundamental que expressões como “opção sexual”, “parceiro homossexual”, “GLS”, “mudança de sexo”, “mulata”, “a coisa tá preta”, entre outros saiam do vocabulário dos recrutadores.

E isso também deve ser passado no onboarding da empresa. Por sinal, aproveita e baixa o nosso e-book sobre o onboarding dos sonhos clicando aqui!

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#4 Educação

O conhecimento tem poder e quanto mais isso for disseminado na sua empresa, mais fácil será a mudança na empresa.

Podem rolar palestras, workshops, dinâmicas de grupo, debates, cartilhas, podcasts, espaço de conteúdo nos blogs, eventos, entre outras ações.

#4 Saúde Mental

A saúde mental dos colaboradores está cada vez mais em pauta, principalmente com a pandemia e um longo período de isolamento.

Para além disso, as questões relacionadas à inclusão e saúde mental têm que ser levadas a sério pelas empresas.

O preconceito vem em relação ao gênero, a orientação sexual, racial e até pela faixa etária.

Como isso afeta a minha empresa?

Os consumidores estão cada vez mais atentos às questões de diversidade e inclusão. Uma empresa com representatividade é essencial nos dias de hoje.

Para se ter uma ideia dessa importância, a Accenture realizou uma pesquisa onde aponta que 46% dos consumidores dão preferência a empresas que tem colaboradores diversificados.

Essas pessoas também se mostraram dispostas a pagar até 5% a mais no valor final quando acreditam que a empresa tenha a inclusão como prioridade.

Além disso, 41% dos consumidores mudariam de local de compra para uma empresa que valorizasse esses conceitos.

A Kantar realizou um estudo, o índice Reykjavik, onde mostrou que 41% dos brasileiros entrevistados se sentem confortáveis em ter uma mulher como líder. Na escala de 0 a 100, o nível de conforto foi de 66.

Apesar da Organização do Trabalho mostrar que as empresas com diversidade de gênero na liderança pelo mundo tiveram um crescimento de 5% a 20% nos lucros, temos apenas 3% de mulheres ocupando cargos de liderança no Brasil.

Boas práticas para o RH

É importante que o RH tenha consciência do papel que irá direcionar todas as ações da empresa, pois tudo começa no processo seletivo.

– Pergunte com qual pronome se identifica. Já tem empresas que utilizam o nome social no crachá, nos benefícios, entre outros;

– Cuidado com as expressões sexistas, racistas ou homofóbicas – a importância de ações educativas.

Não é piada quando machuca o outro, então é importante ressaltar o cuidado dos colaboradores com piadas sobre o cabelo, sobre o peso e tantas outras questões.

De acordo com o relatório Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, são 11 vezes mais inovadoras as companhias que têm equipes com diversidade e inclusão. Sem contar que seus colaboradores são 6 vezes mais criativos.

É importante que exista a diversificação entre os líderes, que tenha respeito com os colaboradores, políticas de inclusão consolidadas e liberdade criativa.

No final, o diálogo é que vai mostrar a importância da diversidade. Uma empresa em que existe um debate entre colaboradores e líderes só tende a crescer cada vez mais!

Veja também: Geração X, Y e Z – como o RH pode trabalhar diferentes gerações no ambiente de trabalho!


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