Já se foi o tempo em que apenas o salário era importante para a escolha de um emprego. Uma pesquisa divulgada pela Gallup mostrou que a cada 100 candidatos a uma vaga, os 20 mais qualificados são atraídos pela cultura da marca. E, para atraí-los, é necessário entender o que é Employer Branding.
Confira este artigo e descubra o que é essa estratégia e como colocá-la em prática!
O que é Employer Branding?
Employer branding é o conjunto de ações que uma empresa realiza para solidificar a sua reputação enquanto um bom lugar para se trabalhar. Afinal, como vimos, os profissionais estão em busca de um emprego que esteja de acordo com seus valores pessoais.
Esse processo anda lado a lado com o marketing de relacionamento. Contudo, o objetivo não é embelezar ou exagerar os atributos da organização. Do contrário: ele deve refletir as vantagens reais do ambiente de trabalho e da marca, promovendo conexão com os candidatos.
Quais as vantagens do Employer Branding?
São diversas as vantagens que o Employer Branding pode trazer para a sua empresa. Veja as principais:
Atração e retenção de talentos
Você já teve um “emprego dos sonhos”? Se parar para pensar, a maioria das pessoas já se idealizou trabalhando em uma empresa e a teve como meta profissional. Isso as torna fãs da marca, dá motivação para participarem de processos seletivos e as incentiva a se qualificarem para as vagas.
Imagine só saber que a sua empresa tem essa capacidade de atração? Não apenas seus funcionários terão maior engajamento no trabalho como você terá os melhores talentos do mercado dispostos a trabalhar com você.
Consolidação da reputação da marca
Uma pesquisa da CR Magazine e Cielo Talent mostrou que quase 50% dos trabalhadores disseram que não trabalhariam em uma empresa de má reputação, mesmo com um grande aumento de remuneração. Ao invés de perder esses talentos, a melhor ideia é investir em Employer Branding e ser reconhecido como um bom lugar para construir uma carreira.
Diminuição de custos com contratação
Quando os principais profissionais da sua área querem trabalhar para você, os custos de recrutamento despencam em cerca de 43%, segundo a CR Magazine e Cielo Talent.
Em outras palavras, quando o Employer Branding é forte, seus recrutadores experimentam menos atrito ao apresentar sua empresa para os melhores candidatos e ao levá-los a uma negociação de oferta.
Progresso profissional
Juntamente com a retenção de talentos, o Employer Branding também fortalece o desenvolvimento profissional dos colaboradores já contratados. Isso ocorre porque, ao enxergar seu emprego atual como uma boa oportunidade, o funcionário tem maior disposição para melhorar sua performance.
Ações práticas de Employer Branding
Construir uma cultura de Employer Branding leva tempo e esforço, mas você pode começar com pequenas ações, como:
• promova um processo seletivo humanizado, transparente, igualitário e empático;
• ofereça oportunidades de crescimento reais e tangíveis;
• pague aos seus funcionários de forma justa;
• incentive a diversidade e a inclusão através de programas e ações efetivas;
• invista em capacitação, treinamentos e orientação para seus colaboradores;
• celebre os resultados alcançados e valorize os responsáveis;
• tenha benefícios flexíveis que vão além do obrigatório.
Além desses fatores, o investimento e apoio à educação e saúde financeira de seus funcionários é um enorme diferencial, uma vez que os colaboradores percebem a preocupação da empresa com seu desenvolvimento pessoal, a empatia e a presença de uma conduta de valorização.
Quer saber como promover essa cultura em sua empresa? Então comece entendendo o papel do RH no bem-estar financeiro do colaborador. Aplicar ações práticas que podem transformar o bem-estar de seus colaboradores evita a evasão e atrai novos talentos.
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