Conteúdo para RH 5 de janeiro de 2021 Imagem de seta

Benefícios opcionais, flexíveis e digitais: você já leu sobre isso?

pilha de pedras do maior para a menor fazendo um imagem de uma montanha com uma ponta apontada para cima representando os benefícios opcionais, flexíveis e digitais

Benefícios opcionais, flexíveis e digitais vem ganhando força no mercado como uma grande estratégia de retenção de talentos. Fique ligado que vamos te contar tudo sobre isso!

Como surgiu os benefícios opcionais?

Com um mercado extremamente competitivo e uma grande rotatividade dos colaboradores, o RH é fundamental para pensar em estratégias de retenção.

Reter um talento não é tarefa fácil, especialmente em momento de crise como a do COVID-19. Os benefícios opcionais foram pensados justamente para atender um novo formato de trabalho que veio com a pandemia.

Muitas empresas resolveram adotar o home office de forma permanente e outras escolheram deixar ao menos um ou dois dias reservados para o trabalho remoto.

Além disso, a diversidade pode ser grande nas instituições- faixa etária, local de residência, se tem filhos, se é solteiro ou não, se têm necessidades especiais, entre outros.

É verdade que não podemos agradar a todos, mas podemos dar o poder de escolha dentro das nossas possibilidades.

Dar voz ao colaborador é um dos princípios básicos de uma comunicação de mão dupla dentro da organização. Os feedbacks são tão importantes sendo da empresa para ao colaborador e vice e versa.

Quais são os benefícios opcionais, flexíveis e digitais?

Já não é de hoje que os benefícios não se resumem mais a vale-alimentação e vale-transporte. Confira quais os benefícios que vão além do plano de saúde!

A nova geração já não busca um plano de carreira e estabilidade como antes, estão cada vez mais exigentes e sem medo de trocar de emprego se não estiverem satisfeitos.

Com a diversidade entre os colaboradores, podemos pensar que quem tem filho vai querer o auxílio-creche, diferente de quem não tem. Quem anda de carro, pode querer receber o auxílio-gasolina, mas quem utiliza o transporte público prefere receber o vale-transporte, não é mesmo?

Pensando nisso, foram criados os benefícios opcionais, flexíveis e digitais, onde a empresa estipula um valor para os benefícios de cada cargo e o colaborador escolhe entre as opções o que é melhor para ele. 

Normalmente, as firmas fazem por um período de 6 meses, afinal o cenário pode mudar e, assim, o colaborador decide se continua com os mesmos benefícios ou troca.

Entre os benefícios opcionais mais comuns, estão:

– Home Office;

– Horário de trabalho flexível;

– Vale-transporte;

– Vale-alimentação;

– Vale-refeição;

– Vale-combustível;

– Plano de saúde e odontológico;

– Auxílio-creche;

– Plano de celular;

– Vale-cultura;

– Auxílio para cursos;

– Plano de previdência privada, entre outros.

Muitas organizações também oferecem o crédito consignado privado aos seus colaboradores, com juros menores que as outras modalidades de crédito.

Mas é importante que exista um programa de Educação Financeira dentro da empresa, pois um colaborador sem dívidas é um funcionário mais feliz. 

Porém, se não existe uma educação para isso, ele pode acabar se afundando em mais dívidas e a situação virar uma bola de neve.

Quais as vantagens dos benefícios opcionais?

Entre as vantagens dos benefícios opcionais, podemos citar:

#1 Melhoria no clima organizacional da empresa

Para o RH estratégico é importante que o clima no ambiente de trabalho seja o melhor possível.

Com colaboradores valorizados, a tendência é que o clima organizacional melhore, assim, como a produtividade aumente.

botão para baixar o e-Book Onboarding dos sonhos

#2 Diminuição de Turnover e absenteísmo

Funcionários satisfeitos não mudam de empresa com facilidade. Em pesquisa realizada pela consultoria Bematize, mostrou que 71,43% dos colaboradores não pretendem mudar de emprego e isso está totalmente ligado ao fato de ter benefícios opcionais.

Turnover e absenteísmo: veja como o RH pode ajudar a diminuir esses números!

#3 Custos

Não existe custo extra para a empresa ao adotar os benefícios opcionais, pois a verba direcionada para eles será a mesma. Não são benefícios extras, é apenas o poder de escolha do colaborador à sua necessidade.

#4 Gameficação

Sim, pode-se usar elementos de jogos para deixar ainda mais interessante esse processo. 

Algumas empresas adotaram a estratégia de colocar uma pontuação nos benefícios e esses pontos podem ser usados para troca de benefício ou até um benefício extra.

#5 Motivação

Além de ser um forte atrativo na captação de talentos, os benefícios opcionais são agentes motivacionais.

Eles podem ser fundamentais na hora de reter e manter o profissional motivado.

As empresas devem estar atentas à necessidade dos seus colaboradores e, junto ao RH, ver a possibilidade de implementar esse sistema de benefícios. Com certeza os dois lados sairão ganhando!

Escute também: Benefícios para os colaboradores e o engajamento genuíno!

E-book sobre Onboarding dos sonhos? Temos! 5 passos para encantar o colaborador desde o primeiro dia!


Voltar