Conteúdo para RH 9 de julho de 2021 Imagem de seta

Treinamento para líderes: o que o RH deve fazer?

homem e mulher sentados sobre uma mesa e olhando para um notebook aberto representando o treinamento para líderes

O treinamento dos líderes é muito importante, especialmente em momentos delicados como este da pandemia. Veja o papel do RH neste processo!

Quais os tipos de líderes?

Assim como com os colaboradores, o RH precisa entender quais os tipos de líderes que a empresa tem para realizar os treinamentos. 

#1 Líder autocrático

Mais conhecido como chefe, pois mostra bem que existe uma hierarquia e quem manda é ele. A tendência é que tome todas as decisões sem ouvir os seus colaboradores.

#2 Líder democrático

Aqui a ideia é concentrada no trabalho em equipe e os colaboradores são incentivados a dar sua opinião e sugestões.

Esses líderes são extremamente preocupados com a experiência do colaborador, com o seu bem-estar e satisfação da sua equipe.

#3 Líder liberal

Esse tipo de líder foca na autogestão, deixando os colaboradores mais livres após delegar tarefas.

Dando autonomia e poder de decisão, é um líder que incentiva demais o intraempreendedorismo e os motiva através da confiança. Confira 6 super dicas de como incentivar o intraempreendedorismo!

#4 Coach

É um líder que foca em explorar o potencial dos seus colaboradores, desenvolvendo competências e habilidades, conseguindo descobrir novos talentos dentro da sua própria equipe.

#5 Líder técnico

Um líder extremamente técnico, que sabe de tudo o que acontece na empresa e todos os seus processos de forma minuciosa. Também conhece cada potencial dos seus colaboradores e tende a ser muito respeitado.

#6 Líder motivador

É um líder com apelo emocional, incentivando os seus colaboradores diariamente, assim como comemora cada pequena vitória, fazendo com que todos “vistam a camisa” da empresa.

#7 Liderança silenciosa

É aquele líder mais introspectivo, olhando mais para dentro e tomando decisões mais assertivas.

Ouvindo a opinião dos seus colaboradores, mas sabendo que a decisão tem que ser sua de forma consciente e com grande discernimento. Liderança silenciosa: 4 benefícios de ter esse tipo de gestor

Tende a melhorar o clima organizacional e a qualidade do trabalho em equipe, bem como o ambiente de trabalho.

Este último tem chamado mais atenção por conta do seu pensamento estratégico, sua maneira de se comunicar com mais transparência e menos ruídos, a importância do feedback e a forma como leva harmonia ao trabalho.

Veja também: Colaboradores buscam por empresas com mais empatia!

Treinamento dos líderes

A preocupação com a saúde mental dos colaboradores ficou ainda mais urgente com a pandemia.

Os líderes tiveram que se adaptar e, além dos seus colaboradores, agora também precisam se preocupar com os seus familiares.

Desta forma, é fundamental que o RH esteja em comunicação constante com os líderes a fim de perceber os sinais de qualquer tipo de problema com a saúde mental da sua equipe – especialmente com o home office.

Teletrabalho Blog B

#1 Delegação de tarefas

Delegar tarefas é fundamental para qualquer bom líder – com todas as mudanças que já vem acontecendo no mundo corporativo e com a pandemia isso ficou ainda mais essencial.

Mas, para isso, existe a maneira correta e nada melhor que esse quesito faça parte do treinamento para líderes.

Delegar na maneira errada pode trazer vários prejuízos como sobrecarga, diminuição da produtividade e do engajamento. Já ouviu falar em tecnoestresse? Veja como evitar que aconteça com os seus colaboradores!

#2 Gestão de pessoas

É essencial que qualquer líder tenha conhecimento prático da área que atua como gestor e que tenha conhecimento em gestão de equipe.

Ter constantes treinamento em gestão de pessoas é fundamental para que os líderes conheçam os seus colaboradores e consigam delegar tarefas para as pessoas corretas – isso faz toda a diferença.

#3 Comunicação

Comunicação é a chave para qualquer empresa bem-sucedida e quanto mais transparente e direta, melhor.

Mas falar e comunicar são coisas bem diferentes. Se fazer entender pode ser muito difícil para algumas pessoas e isso vai fazer diferença na liderança.

O treinamento em comunicação é essencial para os líderes, especialmente no momento em que vivemos. Lembre-se: é preciso ter uma comunicação com um discurso sensível e compreensivo.

Por fim, o líder que exige uma educação continuada dos seus colaboradores precisa começar dando o exemplo – um dos maiores agentes motivadores.


Voltar