Você acredita que para ser um bom líder precisa ser altamente extrovertido, inquieto e cobrar dos outros o tempo todo? É aí que você se engana. Atualmente, o que tem chamado atenção das empresas é um perfil de liderança silenciosa.
Veja como este perfil de gestão está quebrando diversos estereótipos nas organizações!
Tipos de liderança
Existem muitos tipos de lideranças, mas, de forma objetiva, podemos colocar em duas categorias:
#1 Liderança silenciosa e introspectiva
Ao contrário do estereótipo de gestor extrovertido, o líder introvertido vem ganhando a fama de bom chefe. E ao contrário do que muita gente pensa, essa característica pode ser muito positiva.
A introspecção é “olhar para dentro” de forma mais atenta e atenciosa – algo muito importante em tomadas de decisões.
O líder pode ouvir opiniões, mas a decisão é sua e, enquanto gestor, é essencial que você consiga ter consciência e discernimento das suas decisões.
#2 Liderança tradicional
Esse tipo de liderança é considerado mais convencional, onde o gestor parece em um perfil extrovertido, um predador dos negócios e dos resultados e com sede de vitória – exigindo o máximo dos seus colaboradores.
Este papel também pode ser bem positivo, pois tem gente que precisa desse tipo de motivação.
São considerados comunicadores, com ótima visão, sendo capazes de articular a empresa e as pessoas em único propósito.
Porém, em pesquisa realizada pela Gallup em 2017 nos Estados Unidos, apontava que apenas 13% dos colaboradores acreditavam em uma comunicação assertiva por parte do seu gestor. E apenas 15% tinham uma boa perspectiva sobre o futuro.
4 benefícios da liderança silenciosa
#1 Pensamento estratégico
O gestor introspectivo reflete muito mais olhando para dentro, pensando no futuro, planejando com tempo tudo que é feito. Além de demonstrar uma grande inteligência emocional.
Tendo em vista isso, ele consegue olhar para quem ele é, o que ele valoriza e o que o motiva – construindo sua autoconsciência. Tudo isso reflete no seu trabalho com mais foco e clareza para suas decisões.
#2 Comunicação
A comunicação com esse tipo de liderança acontece com muito menos ruídos, pois o gestor se faz entender da melhor maneira possível.
Assim, tende a ser um líder que respeita mais os seus colaboradores, que gosta de transparência no seu trabalho e também na sua comunicação. Os colaboradores sentem que tem voz e que são valorizados.
#3 Feedback
O líder silencioso, justamente pelo seu lado introspectivo, tende a se comunicar de forma individual, então ele vai reconhecer os erros e acertos dos colaboradores individualmente.
Desta forma, também dá voz aos funcionários de forma mais assertiva, humanizando e estreitando as relações.
#4 Harmonia no ambiente de trabalho
Com menos ruídos de comunicação, com mais transparência no trabalho, um gestor que está presente e com uma liderança onde é um bom ouvinte, melhora o ambiente de trabalho e traz uma grande harmonia.
Esta harmonia, no dia a dia, faz toda a diferença no turnover da empresa, na satisfação dos colaboradores e da relação com as lideranças. Quem não gosta de se sentir bem no trabalho, não é?
A liderança silenciosa vem quebrando o estereótipo que ter uma gestão introspectiva é uma coisa ruim e vem se mostrando muito eficiente ao longo dos anos. Ser um líder que prefere pensar antes de falar e fazer tem muito menos chances de tomar uma decisão precipitada.
E isso não quer dizer que eles não sejam proativos e muito menos lentos, mas pode ter uma maior capacidade de discernimento em tomadas de decisões.
É importante ressaltar que não existe liderança melhor que a outra, ambas têm seus prós e contras e as características individuais de cada líder também irão contar muito na sua gestão.
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