Conteúdo para RH 27 de fevereiro de 2022 Imagem de seta

Employee Experience: o que é e como implementar na sua empresa

Employee Experience: o que é e como implementar na sua empresa

Employee Experience: o que é e como implementar na sua empresa

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores se tornou um tema muito debatido nos últimos anos em função das mudanças aceleradas na dinâmica do mercado de trabalho. Também contribuiu para isso o aumento alarmante de casos de estresse e ansiedade relacionados à rotina profissional.

Diante desses problemas, muitas empresas buscam soluções para melhorar a employee experience. Neste artigo, você vai entender melhor o significado desse termo, todos os aspectos organizacionais relacionados a ele e como o RH pode atuar de forma estratégica para atender a essa demanda. Confira!

O que significa employee experience?

O termo employee experience se refere à experiência do colaborador com a empresa, ou seja, as sensações e percepções que essa relação desperta. Cabe à área de Recursos Humanos assegurar que ela seja positiva em todas as etapas da jornada de um funcionário:

– processo Seletivo;

– contratação;

onboarding (integração);

– treinamento e desenvolvimento;

– crescimento;

– outplacement (demissão e recolocação).

 

A implementação de melhorias voltadas para a employee experience deve considerar três forças:

1. Ambiente físico

Essa força se refere ao espaço de trabalho, que deve ter uma estrutura confortável, segura e acessível.

2. Ambiente cultural

Essa força considera todos os aspectos relacionados à cultura organizacional, que se reflete no comportamento das lideranças, na forma como os relacionamentos interpessoais se desenvolvem e até na maneira como as decisões são tomadas.

3. Ambiente tecnológico

Essa força engloba as ferramentas utilizadas no trabalho, como softwares direcionados a funções específicas e plataformas de treinamento e comunicação.

e-book employee experience

Por que investir em melhorias na experiência do colaborador?

O investimento para melhorar a employee experience tende a otimizar o funcionamento da empresa como um todo, já que afeta diversos indicadores de forma direta ou indireta:

Clima organizacional favorável

O clima organizacional é, provavelmente, o reflexo mais evidente da employee experience. Ele é percebido no dia a dia, no jeito como os colaboradores se relacionam, na percepção coletiva do time sobre a empresa e no tipo de conflito com o qual os profissionais de RH precisam lidar. Quando favorável, facilita a melhora de todos os indicadores.

Equipes mais engajadas

As iniciativas voltadas para o bem-estar são percebidas pela equipe, que se sente mais valorizada e estimulada a entregar um trabalho de qualidade.

Redução do turnover e do absenteísmo

Índices elevados de turnover e absenteísmo são problemas graves, pois afetam a produtividade e a qualidade do produto ou serviço entregue ao cliente. A consequência direta dos tópicos anteriores é a diminuição nesses números.

Maior potencial de reter e atrair talentos

Obviamente, é mais fácil reter bons funcionários quando eles têm uma percepção positiva da sua empresa. Mas também não é difícil concluir que os melhores profissionais disponíveis no mercado estarão mais propensos a participar de seus processos seletivos por conta do fortalecimento do employer branding

Aumento da produtividade geral

Ao dar a devida atenção aos ambientes físico, cultural e tecnológico, as chances de aumentar a produtividade ao longo do tempo são muito maiores. Afinal, profissionais bem qualificados e entrosados rendem mais, tanto individualmente quanto coletivamente.

Redução de custos no RH

O investimento em employee experience traz todos os benefícios acima e ainda reduz os custos relacionados ao RH, principalmente pela queda na rotatividade de funcionários, na quantidade de afastamentos por questões de saúde e nos conflitos relacionados às leis trabalhistas.

Como melhorar a employee experience na sua empresa?

Muitas empresas falham na tentativa de melhorar a experiência dos colaboradores porque promovem ações isoladas e fora de contexto. Para que esse esforço realmente traga resultados, ele precisa ser baseado em análise e planejamento. Veja algumas atitudes essenciais para que o objetivo seja alcançado. 

Mapeie as necessidades do seu time

É impossível implementar o employee experience sem ouvir os principais interessados — seus colaboradores. Primeiramente, o RH deve realizar uma pesquisa de clima organizacional para verificar aspectos como:

– o alinhamento da cultura organizacional com os valores da empresa;

– a postura das lideranças no dia a dia;

– a percepção dos colaboradores sobre a própria rotina no trabalho;

– a expectativa dos funcionários sobre as oportunidades de crescimento na empresa;

– a opinião do time sobre processos e ferramentas;

– o nível de satisfação com o pacote de benefícios atual e sugestões de melhoria.

 

Elabore um bom pacote de benefícios

Um bom conjunto de benefícios para os funcionários faz a diferença, tanto na atração quanto na retenção de talentos. Além disso, é possível ir muito além dos exemplos tradicionais — como plano de saúde e vale alimentação — e implementar alternativas que contribuem para o bem-estar do colaborador de outras formas, como:

– horários flexíveis e possibilidade de trabalho remoto;

– bolsas de estudos;

crédito consignado;

programas de educação financeira.

Inclusive, se você quer aprender mais sobre o assunto, vale a pena conferir nosso e-book gratuito sobre o futuro dos benefícios corporativos e descobrir como aumentar o impacto deles na vida dos seus colaboradores. Para baixar, basta clicar no banner abaixo:

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Valorize o feedback

A empresa deve ter o feedback como parte de sua cultura, ou seja, estimular o diálogo aberto e respeitoso entre líderes e liderados. Em muitos casos, isso exige um trabalho específico de capacitação das lideranças no sentido de promover uma gestão humanizada, disposta a observar as necessidades e adaptar processos quando necessário.

Desenvolva planos de carreira

Um colaborador que não enxerga possibilidades de crescimento dificilmente permanece por muito tempo em uma empresa. Por isso, é necessário elaborar planos de carreira que mostrem claramente qual pode ser a evolução de cada funcionário e em que aspectos ele precisa se desenvolver para avançar. 

Mas há um detalhe muito importante a ser considerado aqui. Geralmente, as organizações constroem seus planos de forma linear, ou seja, propondo que os colaboradores se preparem para assumir cargos de liderança. O problema é que, nessas situações, quem tem um perfil técnico pode não se adaptar tão bem.

Por isso, vale a pena pensar em outras possibilidades. Veja como funcionam os planos de carreira em Y, uma tendência que valoriza os profissionais de áreas técnicas e abre outros caminhos para evoluir na carreira.


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