Cada vez mais as empresas estão preocupadas em saber como o colaborador se sente dentro do ambiente de trabalho, em como ele avalia o clima entre os colegas até a forma como seus gestores se comportam. Uma das formas de olhar estas questões é com o Employee Experience.
Se a sua empresa tem por objetivo atrair e reter talentos é preciso prestar atenção e anotar essas dicas.
Mas o que é o Employee Experience?
Nada mais é do que a experiência do colaborador, como ele se sente e como ele enxerga a empresa.
Isso se dá desde o primeiro momento – no processo seletivo – até o momento do seu desligamento.
Essa jornada pode ser positiva ou negativa e só depende da importância que a empresa dá ao colaborador. No acompanhamento dos gestores, nos feedbacks assertivos, na preocupação com a saúde física e psicológica, além da comunicação interna.
O Employee Experience é composto por algumas etapas:
– Processo Seletivo;
– Contratação;
– Onboarding (integração);
– Treinamento e desenvolvimento;
– Crescimento;
– Outplacement (demissão e recolocação)
Benefícios
A utilização desse método pode trazer inúmeros benefícios para as empresas e os colaboradores.
#1 Atração e retenção de colaboradores
Um dos principais motivos, com certeza, é a atração e retenção dos melhores talentos, que são altamente disputados no mercado de trabalho.
Cresce a procura por um ambiente em que o profissional se sinta valorizado, onde há comunicação e uma cultura organizacional estimulante aumenta. É preciso ser criativo se você deseja os melhores colaboradores.
#2 Produtividade
É fato que para um colaborador permanecer na empresa é preciso que sua produtividade seja boa e que atenda as expectativas da empresa. Mas o que a empresa está fazendo para garantir a produtividade do seu colaborador?
Garantir uma experiência positiva do colaborador é garantir bons resultados para empresa, afinal um empregado satisfeito é um colaborador produtivo.
#3 Clima organizacional
O clima organizacional é fundamental para entender se seus colaboradores estão satisfeitos, isso porque, como ele se sente em relação a empresa reflete diretamente no dia a dia, no engajamento e motivação no ambiente de trabalho.
#4 Imagem da empresa
Quando a empresa oferece uma experiência positiva para seus colaboradores, ela não está somente retendo esses empregados, está também promovendo a imagem da empresa dentro do mercado de trabalho.
Esse tipo de situação, aumenta o interesse de novos talentos na sua empresa.
Na prática, como implantar?
Para implementar o employee experience é necessário focar na experiência positiva dos seus colaboradores. Veja como iniciar essa trajetória:
#1 Escute seus colaboradores
É impossível implementar o employee experience sem ouvir os principais interessados, seus colaboradores.
É essencial a participação deles nesse processo, dar voz, ouvir suas opiniões e sugestões. Por isso a comunicação interna é tão importante em uma empresa.
#2 Considere a trajetória do seu colaborador
É preciso considerar todas as fases que seus colaboradores passam, desde o processo seletivo até a demissão. Dando ênfase às etapas de admissão, promoção, formação, etc;
#3 Crie um programa
Se você já sabe o que o seu colaborador precisa e entende sua jornada na empresa, é hora de criar o seu programa de employee experience.
Nesse programa cada etapa deve conter ações estratégicas para aumento da satisfação dos colaboradores.
#4 Oportunidade de crescimento
Uma das coisas mais importantes para um colaborador é saber que é possível alcançar crescimento profissional dentro da empresa. Seja por um programa de formação ou até mesmo uma promoção. Inclua um plano de cargos e salários nesta etapa.
#5 Feedback
Dar constante atenção aos seus colaboradores por meio de feedbacks que devem ser uma via de mão dupla, dar e receber. Lembre-se de dar sempre feedbacks assertivos. Veja aqui como colocar em prática.
Garantir uma experiência positiva para seus colaboradores traz benefícios para eles e também para empresa.
Voltar