Employee Experience: o que é e como implementar na sua empresa
A preocupação com o bem-estar dos colaboradores se tornou um tema muito debatido nos últimos anos em função das mudanças aceleradas na dinâmica do mercado de trabalho. Também contribuiu para isso o aumento alarmante de casos de estresse e ansiedade relacionados à rotina profissional.
Diante desses problemas, muitas empresas buscam soluções para melhorar a employee experience. Neste artigo, você vai entender melhor o significado desse termo, todos os aspectos organizacionais relacionados a ele e como o RH pode atuar de forma estratégica para atender a essa demanda. Confira!
O que significa employee experience?
O termo employee experience se refere à experiência do colaborador com a empresa, ou seja, as sensações e percepções que essa relação desperta. Cabe à área de Recursos Humanos assegurar que ela seja positiva em todas as etapas da jornada de um funcionário:
– processo Seletivo;
– contratação;
– treinamento e desenvolvimento;
– crescimento;
– outplacement (demissão e recolocação).
A implementação de melhorias voltadas para a employee experience deve considerar três forças:
1. Ambiente físico
Essa força se refere ao espaço de trabalho, que deve ter uma estrutura confortável, segura e acessível.
2. Ambiente cultural
Essa força considera todos os aspectos relacionados à cultura organizacional, que se reflete no comportamento das lideranças, na forma como os relacionamentos interpessoais se desenvolvem e até na maneira como as decisões são tomadas.
3. Ambiente tecnológico
Essa força engloba as ferramentas utilizadas no trabalho, como softwares direcionados a funções específicas e plataformas de treinamento e comunicação.
Por que investir em melhorias na experiência do colaborador?
O investimento para melhorar a employee experience tende a otimizar o funcionamento da empresa como um todo, já que afeta diversos indicadores de forma direta ou indireta:
Clima organizacional favorável
O clima organizacional é, provavelmente, o reflexo mais evidente da employee experience. Ele é percebido no dia a dia, no jeito como os colaboradores se relacionam, na percepção coletiva do time sobre a empresa e no tipo de conflito com o qual os profissionais de RH precisam lidar. Quando favorável, facilita a melhora de todos os indicadores.
Equipes mais engajadas
As iniciativas voltadas para o bem-estar são percebidas pela equipe, que se sente mais valorizada e estimulada a entregar um trabalho de qualidade.
Redução do turnover e do absenteísmo
Índices elevados de turnover e absenteísmo são problemas graves, pois afetam a produtividade e a qualidade do produto ou serviço entregue ao cliente. A consequência direta dos tópicos anteriores é a diminuição nesses números.
Maior potencial de reter e atrair talentos
Obviamente, é mais fácil reter bons funcionários quando eles têm uma percepção positiva da sua empresa. Mas também não é difícil concluir que os melhores profissionais disponíveis no mercado estarão mais propensos a participar de seus processos seletivos por conta do fortalecimento do employer branding.
Aumento da produtividade geral
Ao dar a devida atenção aos ambientes físico, cultural e tecnológico, as chances de aumentar a produtividade ao longo do tempo são muito maiores. Afinal, profissionais bem qualificados e entrosados rendem mais, tanto individualmente quanto coletivamente.
Redução de custos no RH
O investimento em employee experience traz todos os benefícios acima e ainda reduz os custos relacionados ao RH, principalmente pela queda na rotatividade de funcionários, na quantidade de afastamentos por questões de saúde e nos conflitos relacionados às leis trabalhistas.
Como melhorar a employee experience na sua empresa?
Muitas empresas falham na tentativa de melhorar a experiência dos colaboradores porque promovem ações isoladas e fora de contexto. Para que esse esforço realmente traga resultados, ele precisa ser baseado em análise e planejamento. Veja algumas atitudes essenciais para que o objetivo seja alcançado.
Mapeie as necessidades do seu time
É impossível implementar o employee experience sem ouvir os principais interessados — seus colaboradores. Primeiramente, o RH deve realizar uma pesquisa de clima organizacional para verificar aspectos como:
– o alinhamento da cultura organizacional com os valores da empresa;
– a postura das lideranças no dia a dia;
– a percepção dos colaboradores sobre a própria rotina no trabalho;
– a expectativa dos funcionários sobre as oportunidades de crescimento na empresa;
– a opinião do time sobre processos e ferramentas;
– o nível de satisfação com o pacote de benefícios atual e sugestões de melhoria.
Elabore um bom pacote de benefícios
Um bom conjunto de benefícios para os funcionários faz a diferença, tanto na atração quanto na retenção de talentos. Além disso, é possível ir muito além dos exemplos tradicionais — como plano de saúde e vale alimentação — e implementar alternativas que contribuem para o bem-estar do colaborador de outras formas, como:
– horários flexíveis e possibilidade de trabalho remoto;
– bolsas de estudos;
– programas de educação financeira.
Inclusive, se você quer aprender mais sobre o assunto, vale a pena conferir nosso e-book gratuito sobre o futuro dos benefícios corporativos e descobrir como aumentar o impacto deles na vida dos seus colaboradores. Para baixar, basta clicar no banner abaixo:
Valorize o feedback
A empresa deve ter o feedback como parte de sua cultura, ou seja, estimular o diálogo aberto e respeitoso entre líderes e liderados. Em muitos casos, isso exige um trabalho específico de capacitação das lideranças no sentido de promover uma gestão humanizada, disposta a observar as necessidades e adaptar processos quando necessário.
Desenvolva planos de carreira
Um colaborador que não enxerga possibilidades de crescimento dificilmente permanece por muito tempo em uma empresa. Por isso, é necessário elaborar planos de carreira que mostrem claramente qual pode ser a evolução de cada funcionário e em que aspectos ele precisa se desenvolver para avançar.
Mas há um detalhe muito importante a ser considerado aqui. Geralmente, as organizações constroem seus planos de forma linear, ou seja, propondo que os colaboradores se preparem para assumir cargos de liderança. O problema é que, nessas situações, quem tem um perfil técnico pode não se adaptar tão bem.
Por isso, vale a pena pensar em outras possibilidades. Veja como funcionam os planos de carreira em Y, uma tendência que valoriza os profissionais de áreas técnicas e abre outros caminhos para evoluir na carreira.
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