Conteúdo para RH 28 de setembro de 2021 Imagem de seta

Como ficará o recrutamento e seleção pós pandemia?

Pessoas com seus braços esticados apontando para um notebook representando como poderá ser o recrutamento pós pandemia

Assim como a maioria das áreas, o recrutamento e seleção também teve que se adaptar à nova rotina na pandemia. A tecnologia muda com velocidade total e quem não quer ficar para trás precisa estar ligado a cada nova tendência!

O RH e a pandemia

Antes de pensar em recrutamento e seleção (R&S), precisamos pensar no setor de RH como um todo durante a pandemia.

Foi a área que teve que organizar, orientar, dar suporte e tomar decisões de forma rápida durante todo esse período – que ainda não acabou.

Os seus líderes e colaboradores tiveram que lidar não só com os seus próprios problemas, mas conseguir dar suporte na saúde mental dos colaboradores tanto em caso de ficar doente, como no caso de perder alguém próximo.

Além disso, numa situação completamente nova, onde ninguém estava preparado, cada indivíduo lidou de uma forma, então o RH teve que se desdobrar para dar a devida atenção a todos.

Como ficarão as empresas após a pandemia?

A saúde mental com certeza terá que entrar como prioridade dentro das empresas.

Não é de hoje que várias organizações buscam investir na saúde e bem-estar dos seus colaboradores, inclusive com benefícios que vão além do plano de saúde.

O Brasil encontra-se na 41ª posição no Relatório de Felicidade 2021 – World Happiness Report, caiu 12 posições em relação a 2020.

O Instituto Ipsos apontou que os brasileiros foram os que mais se sentiam solitários durante a pandemia em uma pesquisa realizada com 23 mil pessoas em 28 países.

Já o London School of Economics and Political Science calculou que R$200 bilhões são perdidos por ano pelas empresas brasileiras devido ao adoecimento psicológico da equipe.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada 1 dólar investido em tratamento para doenças mentais, tem retorno de $5 em melhoria da saúde e produtividade.

Com tudo isso, houve um aumento da carga horária de trabalho durante a pandemia, já que com o trabalho remoto, muitos líderes acabavam perdendo a noção sobre horários e fazendo pedidos fora do horário de trabalho.

Então, a tendência é que muitas empresas continuem a trabalhar em home office e apenas precisam fazer essas adaptações para que não acabe afetando a saúde mental dos colaboradores.

Recrutamento e seleção pós pandemia e RH estratégico

As empresas tiveram que se adaptar dentro de três pilares: resiliência, adaptabilidade e agilidade.

Com certeza, o perfil mais procurado desde o início da pandemia está ligado a esses pilares e deve seguir como o futuro do recrutamento e seleção.

Um RH estratégico precisa ser transparente em sua comunicação desde o processo de recrutamento e seleção.

Importante trazer clareza sobre os direitos e deveres e apresentar a cultura organizacional da empresa para ver a compatibilidade com o candidato.

Umas das melhores formas é justamente com o inbound recruiting, onde atrai um possível candidato através de conteúdo.

O processo se torna mais assertivo quando o candidato tem interesse nos assuntos relacionados a empresa que ele vai trabalhar, diminuindo o absenteísmo e o turnover. Veja como fazer isso!

#1 Experiência do colaborador

A empresa deve pensar na experiência do colaborador desde o processo de recrutamento e seleção.

O candidato que não tem uma boa experiência ao entrar, já pode entrar insatisfeito ou com o pé atrás, mas, caso contrário, ele já pode entrar vestindo a camisa.

ExperienciaDoCandidato Linkedin 04 e1630593032532

#2 Tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) vem para ajudar e deixar o processo mais assertivo e não para substituir as pessoas.

O capital humano é valioso, mas o processo com o uso da tecnologia consegue atrair os candidatos que mais se assemelham a empresa e a vaga, além de deixar tudo mais rápido.

#3 Saúde

O processo de recrutamento e seleção deve deixar claro as suas ações relacionadas à saúde.

As pessoas estão procurando cada vez mais empresas que tem isso como prioridade e caso não esteja, a concorrência pode levar seus melhores colaboradores.

#4 Diversidade e Inclusão

É importante que quem esteja responsável pelo recrutamento e seleção esteja ciente que o engajamento faz com que as pessoas permaneçam na empresa.

Para que haja engajamento não se precisa de integração, mas, sim, de inclusão. É preciso contratar pessoas que pensam diferentes que tragam diversas soluções para os problemas da empresa.

As empresas com maior faturamento são as que têm mais diversidade entre os seus colaboradores. Um bom processo de recrutamento e seleção atrai novos talentos, tem maior retenção e diminui os custos da empresa.

As mudanças são constantes e precisamos acompanhá-las. Fique de olho que sempre falamos das tendências e novidades no mundo do RH!

Leia também : Lifelong Learning – Tudo que o RH precisa saber!


Voltar