A gestão humanizada é uma abordagem de gestão em que a liderança se concentra em garantir boas condições de trabalho aos colaboradores. Quando há um esforço contínuo para assegurar o bem-estar do time em diversos aspectos, as organizações obtêm benefícios como:
– crescimento da produtividade em geral;
– melhora no clima organizacional;
– redução do turnover;
– maior capacidade de atrair e reter talentos.
A seguir, veja os quatro pilares para a aplicação da gestão humanizada na sua empresa e de que forma a área de Recursos Humanos pode contribuir!
Como aplicar a gestão humanizada na sua empresa?
A implementação da gestão humanizada nas organizações deve ocorrer por meio de ações fundamentadas em quatro pilares:
1. Observação das necessidades reais
O primeiro passo da gestão humanizada é identificar o que precisa ser melhorado para oferecer uma experiência mais satisfatória aos colaboradores. Essa análise inicial precisa reunir o máximo de informações possível para entender os aspectos subjetivos que interferem na percepção deles sobre a empresa.
2. Comunicação efetiva
A abertura para uma comunicação interna transparente e objetiva é indispensável para que a gestão humanizada se concretize e não seja interpretada como um discurso vazio de employer branding. Afinal, só é possível encontrar soluções capazes de aumentar o engajamento e a produtividade do time por meio da escuta ativa e empática.
3. Equipes e lideranças integradas
As ações de integração devem ocorrer não de forma horizontal, entre os liderados, mas também verticalmente. As lideranças precisam estar próximas dos times, investir na formação deles, ter muita atenção ao feedback e trabalhar os aspectos relacionados à autoconfiança.
4. Adaptação de processos e métodos de trabalho
A flexibilidade da organização para adaptar sua forma de trabalhar ao longo do tempo é uma das principais tendências para o futuro do RH. É crucial estabelecer um fluxo de melhoria contínua baseado em uma forte cultura de feedback e na análise de desempenho baseada em indicadores claros e coerentes.
Qual é o papel do RH na gestão humanizada?
Para contribuir para a implementação da gestão humanizada, a área de recursos humanos deve ter consciência de que o bem-estar da equipe não depende apenas do que ocorre dentro da organização. Há inúmeros aspectos externos que impactam diretamente no desempenho e a questão financeira está entre os mais sensíveis.
Por isso, mais do que oferecer boa remuneração, uma das maneiras mais efetivas de participar positivamente da vida de cada colaborador é ajudá-lo a gerenciar melhor suas finanças pessoais. E o Grupo H pode ajudar nisso com um programa educacional personalizado e desenvolvido por especialistas.
Quer saber mais? Veja como a educação financeira pode aumentar a motivação do seu time e fortalecer o conceito de gestão humanizada!
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