17 de agosto de 2022 Imagem de seta

Como Aumentar a Motivação no Trabalho com Educação Financeira

Como Aumentar a Motivação no Trabalho com Educação Financeira

A motivação no trabalho é um elemento multifatorial, ou seja, muitos fatores internos e externos à empresa influenciam na dedicação e produtividade dos colaboradores. Por isso, é essencial que o RH esteja disponível para auxiliar os funcionários dentro daquilo que é possível.

Uma das frentes que a equipe de Recursos Humanos pode assumir é a de educação financeira. Muitas pessoas podem achar que não é papel da organização ensinar isso, mas, na realidade, pessoas conscientes e seguras sobre sua situação financeira tendem a ser muito mais engajadas no trabalho.

Como a educação financeira aumenta a motivação no trabalho?

A saúde financeira e a produtividade estão muito ligados. Um colaborador que conta com muitas dívidas acumuladas e não tem perspectiva de pagamento está, em geral, sofrendo com grandes cargas de estresse.

Esse tipo de problema ocupa muito espaço na mente das pessoas e, por isso, tira o foco do trabalho — e com razão, porque é uma situação muito delicada. Dessa forma, a solução não deve ser obrigar o trabalhador a focar na sua função independentemente das circunstâncias, mas sim oferecer as ferramentas necessárias para que ele saia definitivamente dessa condição.

Sendo assim, o RH tem um forte papel no bem-estar financeiro dos colaboradores. Esse setor é responsável por prestar atenção às dificuldades, necessidades e desafios dos funcionários para elaborar, dentro do seu alcance, soluções apropriadas.

Quando se dá a devida importância à educação financeira da equipe e os colaboradores começam a melhorar sua situação, os níveis de estresse tendem a diminuir e a vida profissional passa a ocupar mais espaço entre as prioridades das pessoas. Com isso, elas podem aumentar a dedicação se tiverem maior motivação no trabalho.

Afinal, colaboradores menos estressados promovem um melhor clima organizacional e têm melhoras no desempenho, o que contribui para o crescimento do negócio, uma meta comum a todos da organização.

Como trazer a educação financeira para uma empresa?

Para que as ações de educação financeira tragam resultados, o RH deve procurar por programas especializados e bem direcionados.

O Grupo H tem um programa de bem-estar financeiro com uma equipe especializada, por meio de um acompanhamento próximo e totalmente personalizado que disponibiliza aos colaboradores todos os tipos de materiais educacionais. Além disso, buscamos alinhar ao máximo o que oferecemos à cultura organizacional.

Conheça o programa de bem-estar financeiro do Grupo H e tenha acesso a uma solução completa para a sua empresa!


Voltar