Conteúdo para RH 18 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Comunicação Interna: qual o papel do RH?

imagem de capa blog com várias mãos segurando umas nas outras formando um círculo representando a comunicação interna

É bem complicado quando se chega em uma empresa e cada pessoa e/ou setor fornece uma informação diferente sobre o mesmo assunto. Esta é uma das provas que a comunicação interna na sua organização está com falhas ou não existe.

Sem uma boa comunicação interna a comunicação entre os colaboradores (incluindo as lideranças) pode ser confusa – podendo deixar os processos mais lentos, diminuindo a produtividade e gerando desmotivação.

Segundo estudo da PMI  – Project Management Institute – a causa da falha de 56% dos projetos é por falta de comunicação”

Muito se especula sobre de quem é a responsabilidade dessa tarefa, uns dizem ser do RH e outros do setor de comunicação, mas a verdade é que esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto para que a cultura organizacional da empresa seja passada da melhor forma – uma excelente interação entre os times de RH e Marketing/Comunicação faz diferença. 

Qual o papel do RH nesse processo?

O papel do RH  inclui fomentar a comunicação entre pares, líderes e liderados, fazendo com que todos entendam a cultura da empresa. Além disso, também é papel do RH, orientar a liderança, para que todos mantenham os mesmos valores e os dnas da empresa.   

Quais estratégias devem ser implementadas pelo RH para construir ou melhorar a comunicação interna na sua empresa? Vamos te dar algumas dicas!

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Planejamento 

O planejamento é a base para que exista uma comunicação interna de sucesso. 

E dentro deste planejamento, cada empresa deverá sentir quais são as melhores ações a serem tomadas para que a comunicação interna evolua de fato.

Em algumas empresas por exemplo, são feitos encontros todas as manhãs. Nesta ocasião, reflexões e feedbacks são trazidos pelos gestores e colaboradores do que foi desenvolvido no dia anterior. Este momento podemos chamar de “abertura” e é nele que os gestores podem ouvir de forma colaborativa melhorias para as atividades diárias dos colaboradores.

Como consequência desta ação, na H3R por exemplo, ocorreu uma melhoria considerável na comunicação interna entre os colaboradores. 

Também existem outras ações de integração e melhoria da comunicação interna entre as áreas. Um exemplo que podemos citar é o que chamamos de “rolezinho”, onde há um sorteio e o colaborador sorteado tem a oportunidade de conhecer uma outra área e entender melhor seu fluxo de trabalho – e até mesmo contribuir com insights. Esta ação ajuda tanto na integração entre os colaboradores, mas principalmente para que as áreas fiquem com menos ruído.

O objetivo aqui, é fazer com que o RH seja capaz de iniciar a comunicação e a interação entre os colaboradores de forma mais fluida possível.

Estude os melhores canais de comunicação para a sua empresa 

Informar sobre o que acontece dentro e fora da empresa não é tarefa fácil e por mais que existam diversas maneiras de fazer isto, o RH precisa estudar qual o modelo que funciona melhor para a sua empresa de acordo com o perfil dos seus colaboradores.

Segundo pesquisas, 65% da população mundial aprende de maneira mais eficiente por informações visuais. E de acordo com a plataforma EasyMovie, 60% dos seus vídeos são destinados a comunicação interna.

Entre outros canais estão:

– Intranet;

– Mural;

– TV Corporativa;

– Revistas e Jornais.

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Crie momentos de integração 

Principalmente em empresas grandes é difícil que todos os seus colaboradores se conheçam. Mas você tem promovido ambientes de integração dentro e fora do trabalho?

Reuniões gerais periódicas, treinamentos e workshops são ótimas formas de fazer com que seus colaboradores se conheçam melhor e interajam. E a comunicação interna precisa ser trabalhada e testada para que tenham uma aderência cada vez melhor pelos colaboradores.

Também devem ser criados momentos descontraídos e menos formais como almoços, jantares, atividades físicas, confraternizações, entre outros onde existam uma maior quantidade de colaboradores de diferentes áreas. 

O que acontece com a falta de comunicação interna? 

A falta de comunicação interna pode gerar vários problemas para a empresa, como por exemplo a diminuição da produtividade.

A falta de organização das tarefas e prioridades podem deixar o colaborador perdido e deixar o seu trabalho mais lento, fazendo ele se sentir desmotivado e afetar diretamente na sua produtividade.

Além disso, colaboradores desmotivados tendem a faltar mais o trabalho, não vestem a camisa da empresa e procuram novas ofertas de emprego,  colaborando para o aumento do absenteísmo e o turn over na empresa.

Comunicação e o sucesso nos negócios estão completamente interligados, basta o RH encontrar o modelo mais eficiente, sentindo a aderência dos colaboradores e dos gestores dentro da organização.


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