Educação Financeira 10 de novembro de 2022 Imagem de seta

Como o Planejamento Financeiro Aumenta a Produtividade Dos Colaboradores

Como o Planejamento Financeiro Aumenta a Produtividade Dos Colaboradores

Reconhecer que a produtividade é multifacetada e, portanto, influenciada por diversos fatores não é nada novo no mundo corporativo. Por outro lado, algumas características importantes são discutidas com menos frequência, como o planejamento financeiro.

Uma relação saudável com o dinheiro é um elemento determinante para muitos funcionários na hora de se dedicarem ao seu trabalho. Dessa forma, a empresa também deve olhar para essa esfera.

Continue lendo e entenda melhor a relação entre finanças e produtividade!

Por que a saúde financeira interfere na produtividade? 

A produtividade é, muitas vezes, dependente de um estado mental focado, disciplinado e motivado. Assim, ela tende a ser maior quando as pessoas estão com a saúde física e mental em dia.

Situações de estresse podem atrapalhar o sono, tirar o foco e até mesmo aumentar as ausências no trabalho, o que impacta negativamente na produtividade. Então, quando a situação financeira não é promissora, trazendo problemas e angústias, os colaboradores podem ter a performance comprometida.

Inclusive, como aponta a pesquisa Employee Financial Wellness Survey da consultoria PwC, 59% dos trabalhadores indicam o dinheiro como o principal causador de estresse no trabalho.

Portanto, quando a empresa trabalha o planejamento financeiro dos funcionários dentro do negócio, é possível colaborar para a melhoria da saúde mental e da produtividade.

Veja também: Satisfação No Trabalho: Como Melhorar Esse Índice?

Como o planejamento financeiro pode aumentar a produtividade dos colaboradores

O planejamento financeiro pode ser a virada de chave para que as pessoas saiam do sufoco com o dinheiro e vivam uma vida com menos estresse. Afinal, é possível quitar dívidas e conquistar objetivos com ele.

Existem muitos desafios para a educação financeira nas empresas, como a dificuldade de convencer os colaboradores a reverem seus hábitos e a falta de conhecimento sobre o assunto, mas os resultados são muito atrativos:

– ambiente de trabalho mais agradável: menos estresse equivale a uma capacidade de resolver conflitos e lidar com cobranças e críticas de maneira mais leve e profissional

– mais engajamento: a mente do funcionário não estará mais em dívidas ou pagamentos e sim no trabalho;

– resultados para a empresa: um negócio depende de sua equipe para rodar. Com pessoas mais participativas e produtivas, os resultados também tendem a subir.

Se você reconhece que sua empresa precisa dar mais atenção às finanças dos colaboradores, saiba as ações que o RH pode tomar pelo bem-estar financeiro dos funcionários e mude o cenário!


Voltar