Conteúdo para RH 22 de setembro de 2022 Imagem de seta

Como Colocar A Responsabilidade Social Empresarial Em Prática

Como Colocar A Responsabilidade Social Empresarial Em Prática

O conceito de responsabilidade social empresarial chama a atenção das empresas para a forma como elas se relacionam com toda a sociedade. Para além de um compromisso com a geração de empregos e a busca pelo lucro, há uma cobrança cada vez maior do mercado por uma postura voltada aos pilares ambiental, econômico e social.

Para isso, cabe às organizações promover um impacto positivo em todos que, de alguma forma, são afetados por suas atividades. Neste artigo, você vai ver quatro atitudes essenciais para começar a implementar essa mentalidade na sua empresa. Confira!   

4 práticas de responsabilidade social empresarial para aplicar na sua empresa

A adoção das boas práticas de responsabilidade social empresarial começa de dentro para fora. Ou seja, o impacto positivo na comunidade só é possível quando a organização se propõe a solucionar questões internas que têm reflexo no ambiente externo. Por isso, vale a pena investir nos seguintes aspectos:

1. Valorização da diversidade

Esse tema se tornou um dos mais debatidos no ambiente corporativo e parte do princípio de que experiências diferentes enriquecem o ambiente de trabalho com ideias inovadoras. Um estudo publicado pela Harvard Business Review demonstra, por exemplo, que se uma equipe tem um membro da mesma etnia de um cliente, sua chance de entender o que esse cliente quer aumenta 152%.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, líderes que dão espaços iguais a vozes diversas são duas vezes mais propensos a obter insights de geração de valor. Além disso, os funcionários que são culturalmente incentivados a participar têm 3,5 vezes mais chances de despertar seu potencial inovador.

2. Transformação de valores em ações

A responsabilidade social empresarial não pode estar só no discurso e nem ser associada apenas a salários e benefícios. A busca por um propósito é uma marca cada vez mais forte das novas gerações, portanto, os valores e a cultura de uma empresa devem se expressar com clareza no dia a dia do colaborador e estar em convergência com seus objetivos de carreira.

Quanto maior a sinergia entre as ações efetivas da empresa e as expectativas de quem trabalha nela, maior o potencial de retenção de talentos. A noção de estar em um lugar que torna o trabalho prazeroso aumenta o desejo de contribuir para o sucesso do negócio.

3. Melhoria do clima organizacional

A manutenção de um clima organizacional agradável está fortemente ligada ao que mencionamos nos tópicos anteriores. A abertura para novas ideias e uma cultura sustentada pelo feedback constante resultam na valorização do conhecimento e no reconhecimento do capital humano como ativo de maior valor para a empresa.

4. Promoção da saúde e do bem-estar

Ações voltadas à saúde e ao bem-estar dos colaboradores são cruciais para ter produtividade em um mundo cada vez mais preocupado com distúrbios causados pelo excesso de trabalho, como a síndrome de burnout. As organizações precisam trabalhar ativamente pelo equilíbrio emocional da equipe.

As possibilidades de atuação nesse sentido passam por aspectos que vão além de uma rotina laboral bem estruturada e de uma boa remuneração. Uma das melhores formas de ter um impacto positivo na vida de cada colaborador é ajudá-los a lidar bem com as finanças pessoais.

E o Grupo H pode ajudar a levar o bem-estar financeiro para seu time com um programa educacional personalizado e desenvolvido por especialistas. 

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