Conteúdo para RH 18 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Pesquisa de clima organizacional: saiba como montar a sua

Foto de duas garotas felizes representando a pesquisa de clima organizacional

Saiba como montar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa e também dois modelos para aplicar

Toda empresa de sucesso se preocupa com o bem estar dos seus colaboradores. Isso porque o rendimento de cada um é diretamente proporcional à sua satisfação com o ambiente de trabalho.

Para entender como está o nível de satisfação e motivação do seu colaborador em relação ao exercícios das suas funções, é necessário fazer uma pesquisa de clima organizacional.

Por que a pesquisa de clima organizacional é importante?

Saber o que motiva e desmotiva seus colaboradores é a chave para conseguir um bom desempenho, retenção de talentos e satisfação com a empresa. Dessa forma, os pontos importantes podem ser trabalhados para que todos saiam ganhando.

Além disso, uma boa pesquisa pode identificar problemas que devem ser desenvolvidos no futuro.

As empresas precisam estar atentas e criar ambientes que proporcionem sempre melhorias nas relações internas (colaboradores, gestores e todos os setores da empresa) e externas (fornecedor, parceiros e clientes).

Estar ciente do clima organizacional significa estar em constante procura por melhorias. Elas influenciarão todos os processos dentro da empresa e seus resultados. 

Como funciona a pesquisa de clima?

Para desenvolver uma pesquisa de clima organizacional, são utilizadas ferramentas simples, como questionários. Assim, é possível analisar a percepção da organização neste determinado momento. Uma pesquisa bem planejada e feita de forma adequada poderá render informações mais precisas que um consultor externo poderia coletar. 

Além de trazer vantagens aos empregadores, os colaboradores também se beneficiam – porque podem expor suas opiniões por meio de uma ferramenta oficial. 

Ser ouvido e ter suas opiniões levadas em consideração já traz grandes melhorias para o ambiente de trabalho. Afinal, quem não gosta de fazer a diferença?

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Quem será responsável pela pesquisa de clima organizacional?

O setor de RH geralmente será o responsável por implementar a estrutura de avaliação, assim como garantir que todo o processo de avaliação seja gerenciado de forma adequada. É trabalho deste profissional também garantir a participação da administração nas etapas necessárias e que os resultados sejam acompanhados.

Para que todo esse processo seja bem aproveitado, vamos dar algumas dicas de como elaborar uma boa pesquisa de clima organizacional.

Como elaborar uma pesquisa de clima organizacional:

Preparação

Na primeira etapa, é preciso deixar claro que o objetivo da pesquisa é conseguir o máximo de informações possíveis para os problemas que serão evidenciados. Deve-se verificar também se há alguma dificuldade que deverá ser abordada com maior intensidade, como o nível de satisfação dos colaboradores ou as condições que a empresa garante a eles. 

Metodologia e plano de pesquisa

Depois de entender o propósito da pesquisa é hora de formular as perguntas, ações que serão tomadas, como as respostas serão avaliadas, método de trabalho e demonstrações. 

O importante é registrar todas as informações que serão coletadas e elaborar perguntas que darão respostas consideráveis, para trazer mudanças significativas e positivas para empresa e colaboradores. 

Alguns temas importantes devem ser explorados, como: satisfação salarial, ambiente de trabalho, plano de carreira e benefícios oferecidos pela empresa, relacionamento profissional e interpessoal dentro da empresa. 

Colocando a pesquisa de clima organizacional em prática

Será necessário coletar dados, e para isso é importante ter uma ferramenta que se encaixe na sua metodologia para auxiliar. Uma planilha ou formulário eletrônico são ideais para facilitar a coleta do questionário de todos os colaboradores. 

Informe a todos os envolvidos e mostre que o único objetivo da pesquisa é trazer melhorias para todos. Dessa forma, eles serão incentivados a fazer com maior agilidade e segurança. 

Análise dos dados

Essa é a etapa em que a pesquisa ganha utilidade. Após coletar os dados, será necessário realizar sua análise. São os números que irão ajudar a entender exatamente o que está acontecendo com o clima organizacional da sua empresa.

Conclusão

Nessa etapa final, os dados analisados serão mostrados. Será hora de revelar aos gestores quais os problemas detectados, o nível de importância e gravidade de cada um e quais ações deverão ser tomadas para solucioná-los. 

Cada empresa deverá usar uma metodologia e perguntas de acordo com o seu perfil, afinal um questionário que funciona para uma empresa pode não fazer sentido para outra.

Separamos algumas perguntas para você dar início a sua pesquisa de clima organizacional:

Modelo de Questionário 1  

Nesse questionário os colaboradores devem responder “sim”, “não” ou “às vezes” para cada pergunta feita.

1. Eu recebo feedback do meu líder sobre o meu desempenho?

2. Estou satisfeito com a minha remuneração?

3. O relacionamento entre os funcionários da empresa é bom?

4. O relacionamento entre funcionários e líderes é bom?

5. Eu gosto de trabalhar na empresa?

6. Eu estou satisfeito com a minha função na empresa?

7. Meu trabalho é valorizado na empresa?

8. Existem reuniões periódicas na empresa?

9. Existe auxílio dentro do grupo de trabalho no desempenho das funções?

10. Existe integração entre diferentes setores da empresa?

11. Meu desempenho dentro da empresa é avaliado de forma justa e adequada?

12. Tenho acesso, com antecedência, às mudanças que irão afetar o meu trabalho?

13. Recebo elogios pelo meu desempenho?

14. Minhas opiniões são ouvidas e avaliadas pelo meu líder?

15. Sinto prazer em executar minhas atividades diárias?

16. Tenho oportunidades de crescimento na empresa?

17. A empresa promove capacitações para melhoria do meu trabalho?

18. Eu me enxergo atuando nessa área nos próximos anos?

19. A empresa possui uma imagem positiva e presta serviços de qualidade aos seus clientes?

20. Todas as informações necessárias para realizar minhas funções são disponibilizadas pelo meu líder?

21. Existe a liberdade para dizer o que penso, com honestidade, sobre minha área de trabalho e colegas?

22. A empresa se preocupa com as condições de trabalho e a saúde dos seus funcionários?

23. Me sinto sobrecarregado com o número de atividades que são determinadas para mim?

24. Meu líder é um exemplo para o grupo?

25. Me esforço para desempenhar minhas funções para alcançar um nível superior ao esperado? 

Modelo de Questionário 2

Neste questionário o colaborador deverá marcar apenas uma alternativa em cada perguntar ou apontar uma outra alternativa:

1 – Marque um X no item que te faz sentir maior SATISFAÇÃO na empresa:

(  ) Ambiente de trabalho

(  ) Benefícios

(  ) Função

(  ) Estabilidade

(  ) Oportunidades de crescimento

(  ) Capacitações oferecidas

(  ) Reconhecimento

(  ) Relacionamento com líder

(  ) Relacionamento com demais colaboradores

(  ) Remuneração

(  ) Outra alternativa: _____________________

 

2 – Marque um X no item que te faz sentir maior INSATISFAÇÃO na empresa:

(  ) Ambiente de trabalho

(  ) Excesso de trabalho

(  ) Infraestrutura de trabalho precária

(  ) Instabilidade

(  ) Falta de oportunidades de crescimento

(  ) Função

(  ) Falta de reconhecimento

(  ) Falta de capacitações

(  ) Relacionamento com líder

(  ) Relacionamento com demais colaboradores

(  ) Remuneração

(  ) Outra alternativa: _____________________

Garantir a confidencialidade da pesquisa é fundamental para que seu colaborador se sinta seguro em responder de forma honesta.Afinal, o objetivo da empresa é que essas respostas sirvam para melhorar o ambiente de trabalho.

 A pesquisa é um dos métodos para melhorar sua empresa, mas não é o único, e nem é suficiente para identificar e solucionar todos os problemas organizacional. É necessário ter uma pessoa qualificada para analisar os fatores e interpretar os resultados. 


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