A Síndrome de Boreout vem para mostrar que o tédio no trabalho também pode ser muito prejudicial. Você já ouviu falar dela? A saúde mental dos colaboradores é um assunto que está em alta e vamos te explicar o porquê.
De acordo com pesquisa feita pela empresa de consultoria PriceWaterHouseCoopers, 61% das faltas dos colaboradores são devido ao tédio. Então, fique atento!
O que é Síndrome de Boreout?
A síndrome de Boreout vem da palavra inglesa bored que significa ‘entediado’ – então, é conhecida como a Síndrome do Tédio ou do Aborrecimento em português. Ao contrário do que possa parecer não tem nada a ver com preguiça ou má vontade.
O colaborador que se sente desvalorizado, desmotivado e que não recebe incentivos e até mesmo não tem o que fazer por muito tempo, pode acabar se sentindo entediado e esse sentimento pode acabar se tornando bastante prejudicial.
Vale ressaltar que ficar entediado não é sinônimo de preocupação, mas, sim, quando se torna crônico.
Síndrome de Burnout X Síndrome de Boreout
Muito se falou nos últimos anos sobre Burnout, principalmente quando a cantora Anitta foi diagnosticada com a síndrome em 2019. No Brasil, mais de 30% da população já passou por isso.
Ela se trata de uma síndrome de esgotamento profissional causada pela exaustão. Ela é tão séria que em foi reconhecida como doença pela Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba tudo sobre a síndrome de Burnout!
O outro lado da moeda é justamente o contrário. No lugar do excesso vem a Síndrome de Boreout com falta de estímulo. Isso pode ocorrer quando o colaborador está na função errada, quando o seu potencial e habilidades não são usados e quando ele se sente inútil.
Como acontece a Síndrome de Boreout?
De acordo com os psicólogos suíços Peter Werder e Phillippe Rothlin – criadores do termo, as três principais características da síndrome são:
– Indiferença como resultado de uma falta de identificação com o cargo ou o trabalho;
– Angústia por não saber o que fazer durante o dia todo;
– Sentir-se perdido com tarefas monótonas e sem sentido, como se tivesse algo a mais para dar, mas que não tem sentido na função atual.
Como prevenir e combater a Boreout?
Os sinais são apatia, falta de interesse e marasmo. Além de ser comum as faltas frequentes. Mas veja como você pode prevenir que isso aconteça.
#1 Conheça os seus colaboradores
Essa é a maior lição de todas em todos os âmbitos para uma empresa crescer da melhor forma possível. Afinal, se você conhece o seu colaborador você não o deixaria em uma função que não bate com o seu perfil ou seu potencial, não é mesmo?
Além disso, dessa forma também é possível achar talentos escondidos. No lugar de abrir uma seleção, já tentou abrir as vagas primeiro para o público interno? Você pode se surpreender com os resultados.
#2 Delegue tarefas
Como falamos, na Síndrome de Burnout existe a exaustão, ou seja, os líderes acabam delegando tarefas demais para uma pessoa só ou o próprio líder ou CEO acaba fazendo e exercendo várias funções sozinho.
Já na Boreout, é a falta de tarefas que causam essa insatisfação. Muitos líderes podem achar que o trabalho será melhor se ele mesmo o fizer e não delegam as tarefas e isso pode causar frustração no colaborador, se achando incapaz.
#3 Estabeleça metas
Ter metas e objetivos bem definidos são grandes aliados no combate da Síndrome de Boreout.
O colaborador sente que o seu trabalho tem sentido, vai trabalhar para alcançar essas metas e se sente mais valorizado por ter sido designado com um propósito.
A cobrança também tem um papel importante aqui, já que se o colaborador for deixado muito “solto”, ele pode achar que o seu trabalho não é tão importante assim.
#4 Motivação e feedback
É de grande valia que os líderes motivem suas equipes. Uma das formas de motivar é o feedback, dando ouvido ao colaborador e também mostrando atenção às tarefas executadas e os objetivos alcançados.
Outro agente motivador é o crescimento profissional. Abriu uma vaga que pode se encaixar no perfil do seu colaborador X ou Y, chame-o para a seleção. Muitas vezes só falta uma oportunidade para ele mostrar todo o seu potencial e se sentir valorizado.
#5 Acompanhamento profissional
Está cada vez mais em alta os benefícios opcionais, você já leu sobre eles? Confira tudo que precisa saber aqui!
Uma boa estratégia pode ser o auxílio psicológico com acesso a profissionais capacitados para que os problemas pessoais e laborais sejam trabalhados da melhor forma a fim de minimizar essas síndromes ou qualquer doença mental.
O mais importante é estar atento aos seus colaboradores, utilizar estratégias de integração social, assim como investir na sua equipe. Comemore até a menor das vitórias e tenha um time que se sinta valorizado.
Escute também: A saúde emocional de colaboradores e a responsabilidade das empresas!
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