Educação Financeira 16 de fevereiro de 2023 Imagem de seta

7 tipos de empréstimos e como escolher o melhor

7 tipos de empréstimos e como escolher o melhor

Quem está endividado consegue encontrar diversas alternativas de crédito no mercado. Porém, o uso indiscriminado de certas modalidades pode tornar a vida financeira ainda mais caótica. A seguir, veja quais são os tipos de empréstimos mais utilizados e suas principais características para fazer a melhor escolha.

1. Empréstimo pessoal

Essa é a modalidade mais conhecida, na qual o solicitante passa por uma análise de crédito da instituição financeira antes da contratação. O dinheiro pode ser utilizado como você quiser, mas as taxas de juros costumam ser bem altas por conta do risco de inadimplência. 

2. Empréstimo rotativo

Muita gente não tem consciência disso, mas o uso do cartão de crédito também é um tipo de empréstimo. E uma das dificuldades mais comuns de quem não conhece as práticas de crédito consciente é acumular muitas contas nos cartões e cair na armadilha do empréstimo rotativo.

Isso ocorre quando não conseguimos pagar o valor completo da fatura. Dessa forma, o dinheiro que ficou faltando é emprestado automaticamente pelo banco e cobrado com juros nas faturas seguintes — e os percentuais são extremamente altos.

3. Cheque especial

A lógica do cheque especial é bem semelhante à do empréstimo pessoal. A diferença é que o banco já deixa um certo limite liberado na conta corrente do consumidor, o que pode se transformar em uma armadilha. 

Como não há qualquer tipo de burocracia para utilizar essa modalidade, muitas pessoas a utilizam sem se dar conta e são surpreendidas com os valores descontados no mês seguinte, que incluem juros elevados.

4. Financiamento

O financiamento é um dos tipos de empréstimos mais conhecidos e sua principal característica é que ele só pode ser solicitado com finalidades específicas, como a compra de imóveis e veículos. 

A burocracia e as taxas podem variar muito em função do prazo de pagamento e da instituição financeira. No caso de financiamento de bens, o ponto de atenção é que eles podem ser retomados pelo banco em caso de atraso nas parcelas.

5. Crédito com garantia de imóvel

Essa é uma modalidade semelhante ao empréstimo pessoal, mas exige um imóvel como garantia. Isso reduz o risco de inadimplência e pode facilitar a concessão do crédito. Contudo, é necessário um cuidado ainda maior por parte do consumidor, pois a falta de organização financeira pode levar a atrasos e resultar na perda do bem. 

6. Empréstimo por penhor

Nesse modelo, o consumidor cede alguns bens ao banco — como joias, pratarias ou relógios — e só pode retomá-los após devolver o dinheiro emprestado. É um dos tipos de empréstimos mais simples que existem, pois não requer análise do score de crédito

Contudo, os juros são pesados e podem comprometer seu planejamento financeiro.

7. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das formas mais práticas de obter crédito. Como o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento, os juros são bem menores do que em outras modalidades e a burocracia também. Para que você possa utilizar esse serviço, sua empresa precisa ter convênio com uma instituição financeira.

Quer saber mais? Veja como funciona o HCred, um programa de crédito consignado que, além de conceder o empréstimo, oferece consultoria financeira especializada para organizar suas finanças pessoais.


Voltar