O score pode ajudar bastante na hora de sair das dívidas. Você sabe o que é e como ele é usado? Confira!
Cenário econômico atual no Brasil
Com a COVID-19, o cenário econômico no país e no mundo mudou bastante. No Brasil, com a redução do auxílio emergencial e pandemia, os endividados chegaram a marca de 1,6 milhões entre janeiro e abril de 2021.
Segundo o IBGE, o país bateu recorde de pessoas desempregadas, com um total de 14,8 milhões de pessoas.
Com tudo isso, ficou difícil não fechar o mês no vermelho, ainda mais com o preço dos insumos básicos aumentando mais a cada dia.
O que é score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que o indivíduo recebe de zero a mil pontos mostrando se ele é um bom pagador. Você pode consultá-la gratuitamente no Serasa.
Ele é usado pelas empresas e instituições financeiras na hora de avaliar o indivíduo para realizar empréstimos, financiamentos, liberação de cartão de crédito, aumento de limite, etc.
O score aumenta pelo pagamento de contas – pagar em dia também pode aumentar ou diminuí-lo, o método é usado também em países como EUA, Itália e França.
Mudança no Score
Em maio deste ano, o Serasa anunciou uma mudança no cálculo e chegou a sua versão 2.0, valorizando muito mais um bom pagador do que seu histórico de inadimplência no passado.
Isso porque ter tido o nome sujo poderia afetar bastante o seu score, mesmo tendo ficado no passado e você tenha se tornado um ótimo pagador.
Com o Cadastro Positivo ficou mais fácil ter as informações sobre os hábitos de pagamento das pessoas, analisando melhor o contexto atual das finanças e aumentando o score de crédito.
Agora, com a mudança, uma dívida antiga não prejudica o seu score atual como acontecia na versão 1.0.
Score baixo? Veja 4 dicas para aumentar a sua pontuação!
O importante é manter as contas em dia e, de preferência, pagar até a data do vencimento. Com as informações do comportamento das pessoas fica mais fácil solicitar crédito quando necessário!
Veja também: Quanto tempo demora para limpar o nome?
Voltar