Metodologia 5s surgiu para reerguer o Japão pós-guerra e deu tão certo que vem sendo usada no mundo todo. Veja tudo que você precisa saber e como ela pode ajudar a sua empresa!
O que é a metodologia 5s?
Metodologia 5s surgiu na década de 1950 no Japão, em meio a reconstrução do país, logo após a Segunda Guerra Mundial. Veio justamente quando o país precisava reerguer o setor industrial para competir no mercado com os Estados Unidos e a Europa, tanto em qualidade quanto em preços.
Dessa forma, aplicando a metodologia 5s, o Japão conseguiu restabelecer suas indústrias e até hoje é considerado potência industrial.
A metodologia 5s é um sistema de organização de espaços de trabalho, que tem como objetivo potencializar a eficiência do trabalho de forma eficaz e segura.
Esse sistema se concentra em manter tudo em seu devido lugar, deixando o local de trabalho organizado e limpo, tornando assim mais fácil para as pessoas realizarem seus trabalhos sem perder tempo ou até correr riscos de lesões.
O termo vem de 5 palavras japonesas:
- Seiri (Separar)
Essa etapa envolve a separação de todas as ferramentas, móveis e equipamentos em um ambiente laboral para determinar o que precisa permanecer e o que pode ser removido.
O local de trabalho pode ser melhor sem itens desnecessários ou utilizados com pouca frequência, porque podem atrapalhar e apenas ocupar espaço. Lembre-se que as melhores pessoas para essa etapa são as pessoas que trabalham no local e podem, de fato, dizer o que é e o que não é necessário.
- Seiton (Organizar)
Durante essa etapa todos devem determinar qual organização é mais lógica. Para isso, é necessário pensar em todas as atividades, quais são executadas com maior frequência e até mesmo como as pessoas que trabalham nesse espaço costumam se movimentar pelo ambiente.
É preciso pensar em qual organização irá causar a menor quantidade de desperdício, seja de tempo de espera, ferramentas em excesso ou até mesmo movimento extra.
- Seiso (Limpar)
Na etapa de limpar o objetivo é exatamente como diz o nome limpar a área de trabalho, ou seja, varrer, passar pano, espanar, limpar superfícies e guardar os materiais.
Mas, além disso, na etapa de limpar também devemos incluir a manutenção de máquinas e equipamentos, sendo necessário planejamento para evitar que esses quebrem e qualquer problema seja detectado com antecedência.
É preciso criar uma consciência em todos os funcionários da necessidade de cada um contribuir com a limpeza do local e do seu espaço de trabalho.
- Seiketsu (Padronizar)
Passadas as 3 primeiras etapas da metodologia 5s, o ambiente já deve estar bem melhor, mais organizado e limpo. Tudo que era desnecessário foi embora, seja para outro setor ou da empresa e os equipamentos estão em boas condições de funcionamento.
É nessa etapa que se deve criar uma rotina para que tudo não volte ao que era antes de começar a implantar os 5s. Sistematizar tudo o que foi feito, torna todo esse esforço em hábito.
Pode ser feito um calendário personalizado para lembrar a todos do que deve ser feito e quando deve ser feito, principalmente no início.
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- Shitsuke(Sustentar)
Uma vez que os procedimentos padrão da metodologia 5s estejam funcionando perfeitamente, é papel do RH manter esses trabalhos atualizados conforme necessário.
O objetivo dessa etapa não é só manter o funcionamento dos 5s, mas também manter todos os funcionários envolvidos na metodologia.
Todos devem fazer parte desse processo e não só em um projeto pontual ou a curto prazo, mas, sim, para que se torne parte da cultura da empresa. Quando a metodologia 5s é sustentada os impactos positivos podem ser notados e se tornam contínuos.
O principal objetivo da aplicação da metodologia é engajar todos os funcionários e criar uma consciência em relação ao seu papel dentro da empresa e incluindo cada um no processo para atingir um objetivo comum.
A metodologia 5s proporciona uma mudança cultural na empresa, onde é possível atingir resultados positivos a curto, médio e longo prazo.
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