Conteúdo para RH 8 de junho de 2021 Imagem de seta

Construa uma cultura de feedback em 5 passos 

Construa uma cultura de feedback em X passos

O feedback é muito importante tanto para a empresa quanto para o colaborador. Como está a cultura de feedback na sua empresa? Confira 5 passos para construí-la ou melhorá-la!

A importância do feedback para o colaborador

Primeiro é importante ressaltar que feedback não é dizer apenas o que o colaborador está fazendo de certo ou errado.

O feedback não só irá ajudar o seu colaborador a melhorar, como também vira agente motivador quando mostra que ele está indo pelo caminho certo.

Além disso, esse processo também melhora as relações entre todos – CEOs, líderes e colaboradores.

Já que funciona como um canal de comunicação, onde o colaborador também se sente ouvido e à vontade para procurar os líderes em busca de aprimoramento ou até mesmo para inovar.

A importância do feedback para a empresa

É importante que o RH também mostre ao colaborador que ele não é só ouvinte, mas também locutor e um bem importante.

O colaborador também pode dar feedback à empresa sobre o seu trabalho, sobre o ambiente, sobre o dia a dia e sobre os líderes.

Quanto mais ele se sentir uma voz ativa dentro da empresa, a tendência de crescimento de negócios é maior, já que todos podem buscar melhorias.

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5 passos para construir uma cultura de feedback

O RH é quem vai conseguir implementar e ser mediador entre os colaboradores e líderes. 

#1 Treinamento

O passo mais importante é a empresa estar aberta a esta cultura e depois o RH precisa trazer treinamentos – desde os CEOs até os colaboradores.

Primeiramente, essa cultura precisa ser implementada com os CEOs, eles precisam saber da importância e também saber a forma de dar e receber um feedback para que ele seja assertivo. Feedback assertivo: como colocar em prática?

Para isso, é importante que haja o treinamento necessário. Pode parecer simples, mas tem muita gente que não sabe ouvir e nem sabe quando falar – e isso faz toda a diferença!

#2 Conheça bem as pessoas da empresa

Para que a cultura de feedback seja implementada, o RH, que é o maior elo entre todos os colaboradores, deve se aprofundar ainda mais neste quesito.

Para que possa entender quais são as maneiras se comunicar (individualmente ou em equipe), como será feito isso (canais) e quando (se antes ou depois do trabalho, ou em que parte do projeto, etc).

É importante conhecer bem as pessoas para saber a abordagem e como isso irá afetar positivamente ou negativamente a produtividade delas.

#3 Crie diferentes canais de comunicação

A empresa funciona como uma sociedade e existe uma diversidade de pessoas, com isso se torna essencial ter diferentes canais de comunicação para esses feedbacks.

Podem ter pessoas que prefiram o cara a cara, outros prefiram utilizar o e-mail e tem quem queira fazer de maneira anônima como, por exemplo, por meio de uma caixinha de sugestões.

#4 Faça reuniões periódicas

Reuniões periódicas podem parecer chatas para algumas pessoas, mas elas são essenciais para o andamento dos projetos e para os feedbacks.

Claro que tem gente que marca reunião o tempo todo e chegando lá não tinha necessidade nenhuma e poderia ser resolvido por ligação ou e-mail.

Porém, pense assim, nas reuniões você terá oportunidade de falar, vão traçar objetivos e metas em grupo e individuais – poderá tirar dúvidas sobre elas e também será cobrado, o que pode ser um agente motivador.

Além disso, quando são dados os feedbacks de forma assertiva, te poupa trabalho se você estiver indo pelo caminho “errado”.

Assim, tem chances de discutir positivamente caso não concorde e tem a chance de até mudar a opinião de quem tá dando esse feedback já que agora pode ter outro ponto de vista.

Os líderes precisam ter bom senso para saber os melhores horários e a quantidade de reunião por dia para que também não se transforme em algo negativo.

#5 Não faça com os outros que não quer que faça com você

É de bom tom que se exista um cuidado quando o feedback for feito na frente dos outros.

Seja claro e transparente para que não haja ruído na comunicação e, assim, evita qualquer tipo de mal entendido. O ideal é que sejam mais soluções e menos apontamentos!

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Por que ter uma cultura de feedback?

Uma boa cultura de feedback pode ter resultados impressionantes trazendo um clima de segurança, igualdade e leveza ao ambiente de trabalho.

Tem influência no aumento da produtividade, performance e na transparência das relações, tornando a entrega mais rápida e com maior senso de cooperação entre os times e líderes.

Nem precisamos falar da diminuição de turnover e absenteísmo, né? Um colaborador que se sente parte da empresa, tem muito menos chances de querer sair, ficar doente ou inventar desculpas para faltar.

Todo investimento nos colaboradores é um investimento na empresa e no crescimento dos negócios. E quem pensa diferente fica para trás, hein?

 


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