O processos seletivo é tão importantes para as empresas quanto para os candidatos e é por isso que é preciso prestar bastante atenção para que ele não se torne monótono e muito menos extenso.
Em tempos de pandemia – como está o seu processo seletivo online?
Quando o processo seletivo demora muito para ser feito, é comum que a empresa acabe “perdendo” candidatos no meio do caminho para outras empresas. É necessário criar dinâmicas agradáveis e eficazes nesses processos, beneficiando ambas as partes – empresas e candidatos.
Por que o processo seletivo é tão importante?
Estamos vivendo a era da informação e é comum que as pessoas compartilhem essa vivência, expondo experiências positivas e negativas sobre os processos em sites como o Glassdoor ou até mesmo com os familiares e amigos.
Essas resenhas podem contribuir para uma boa imagem da empresa, porém podem também prejudicar, e muito, se alguns cuidados não foram tomados.
Com a pandemia, as organizações precisaram reinventar não só a forma de trabalhar como também de recrutar os candidatos.
Os processo seletivo é o meio em que o candidato irá sentir como a empresa trata seus colaboradores e essa etapa é muito importante e, na maioria das vezes, decisiva para este profissional decidir se realmente quer fazer parte dessa equipe.
Mas como fazer para tornar a experiência do processo seletivo positiva traduzindo para o meio online?
7 dicas para um processo seletivo online
#1 Elabore um bom planejamento
Todas as etapas devem ser bem planejadas pelo RH, desde a divulgação da vaga constando horário, salário, benefícios, critérios do candidato para concorrer à vaga. Contratando na pandemia: 5 dicas para realizar um processo remoto qualificado
E provavelmente o mais importante nessa primeira etapa, a descrição exata da vaga. Não poupe nos detalhes para ganhar tempo, assim só irá se candidatar quem realmente preencher os requisitos e estiver interessado na vaga.
#2 Divulgue
Quanto mais plataformas a empresa utilizar para realizar esta divulgação, melhor. Dessa maneira, você aumenta as chances de encontrar seu candidato ideal.
Hoje, está disponível uma gama enorme de sites de empregos, redes sociais, plataformas digitais que podem facilitar este processo. Inbound Recruiting: conheça a prática que amplia assertividade dos RHs na contratação!
#3 Triagem
Defina bem quais serão os critérios de eliminação e faça uma análise meticulosa dos currículos. Caso utilize os sites de emprego, esta triagem já é feita de forma automática e você diminui as chances de ter um candidato que não se encaixa na vaga que você está oferecendo.
#4 Analise os perfis dos seus candidatos
É possível, antes mesmo de conhecer o candidato, realizar uma análise comportamental, tanto por redes sociais profissionais como Linkedin ou redes sociais pessoais.
É uma forma muito eficaz e muito utilizada para saber os conhecimentos que o candidato tem, estabilidade profissional e até se o seu comportamento nas redes sociais pode vir a prejudicar a imagem da empresa.
#5 Teste
Nesse passo você já terá os candidatos mais interessantes para sua vaga e poderá enviar para eles um teste, tanto para saber das suas experiências de trabalho anteriores como para analisar como ele se comporta no ambiente de trabalho.
Tudo isso poderá ser feito através de e-mail e plataformas online que permitem a criação desses testes, mas lembre-se de não tornar esse processo muito longo e cansativo.
# 6 Entrevista online
Essa deverá ser a etapa final e é onde tudo acontece. Transforme sua entrevista em uma conversa agradável, uma troca de experiências de trabalho e o mais importante: escute seu candidato, afinal ele deverá ser o protagonista dessa conversa.
Ser pontual e se preparar para a entrevista, tanto com um conhecimento prévio do currículo do candidato, quanto realizando em um ambiente adequado e livre de interrupções é fundamental para melhorar a experiência.
# 7 Feedback
Mesmo depois de terminada a entrevista a experiência do candidato não termina, neste momento o profissional estará ansioso pela resposta, seja ela um sim ou um não. É importante também dar o feedback para os profissionais que não irão preencher a vaga.
Novamente, lembre-se que este processo não deve ser muito longo para não causar desistências de candidatos que poderiam contribuir muito para empresa, mas deve ser realizado com muita cautela e dedicação.
Voltar