Conteúdo para RH 23 de julho de 2020 Imagem de seta

Contratando na pandemia: 5 dicas para realizar um processo remoto qualificado

imagem de capa blog de um notebook aberto flutuando em cima de um mar com ondas gigantes, representando a contratação na pandemia

Na contramão da crise, muitas empresas estão contratando na pandemia – e com a tecnologia, os processos estão mais rápidos e assertivos. Diante desse cenário, a contração remota foi necessária e vamos mostrar como fazer este processo de forma qualificada.

Segundo a pesquisa do Spring Professional 55% das empresas que continuaram contratando na pandemia tiveram que realizar mudanças significativas para se adaptar ao trabalho remoto.

Contratando na pandemia de forma remota

#1 Novas Tecnologias

É muito importante que a empresa invista em ferramentas que irão não só agilizar os processos, mas que além da rapidez tragam informações de valor. Com isso consegue atingir candidatos que de fato tenham o perfil da empresa. 

Como por exemplo:

– Big Data Analytics: dados mais precisos e mais rápidos, fazendo com que o RH possa construir estratégias melhores e mais assertivas;

– Gamificação: tecnologia em forma de jogos que vem crescendo cada vez mais e que pode começar desde a seleção até a integração de novos colaboradores e para estratégias de Endomarketing;

– Nuvem de dados: arquivando informações de maneira prática e segura, diminuindo ou extinguindo a papelada. Além de ser uma forma de passar esses dados com mais facilidade pra toda empresa quando necessário e acessa-la de qualquer lugar.

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#2 Descrição da vaga

É importante que o recrutador coloque todos os requisitos da vaga, fale sobre a empresa e sua cultura organizacional. Nesta etapa, quanto mais detalhes, mais as chances do software escolhido pela empresa encontrar os perfis que se encaixam para a vaga.

Descreva o que espera do candidato, assim como a descrição do trabalho. É importante falar dos seus benefícios e detalhes de como se inscrever para o cargo.

#3 Comunicação

É importante que o RH estabeleça uma boa comunicação com candidato desde a pré-seleção até o onboarding. 

O candidato tem que saber se o processo será totalmente online e que ele pode começar a trabalhar desta forma – dependendo da extensão do isolamento. Deixando claro que mesmo contratando na pandemia, o trabalho teve que ser adaptado e explicar todo o processo de adaptação.

#4 Entrevistas

Essa etapa exige bastante organização. Estabeleça ao profissional que irá realizar as entrevistas e monte um ambiente propício com um bom acesso a internet para realizar as entrevistas.

É importante que o profissional teste a plataforma que irá utilizar (Zoom, Google Meet, Hangouts, Duo, Team, Skype, etc) e que deixem claro na pré-seleção qual será a ferramenta usada para que o candidato também baixe e teste antes da entrevista.

Ao final da entrevista é importante pedir feedbacks em relação a como o candidato se sentiu com o processo online. 

#5 Onboarding

O processo de integração de novos funcionários tem que motivar os seus novos colaboradores através da orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.

Ele deve ter início durante o processo de recrutamento, inserindo o máximo de informação possível a respeito do trabalho, da empresa e da sua cultura organizacional, do local de trabalho e tudo que for relevante para o candidato. 

Isso também pode ajudar a diminuir o turnover dos colaboradores. E tudo isso pode ser feito de maneira remota.

Também é importante que tenha uma integração com a equipe, mesmo que de forma online para que ele se sinta confortável e parte da equipe. Reuniões como happy hour também pode ser uma boa maneira de integrar um novo membro.

Com um bom planejamento, o RH consegue realizar todo o processo de forma remota e continuar contratando realizado um processo remoto qualificado


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