A Inteligência Artificial (IA) no RH vem como uma grande aliada do setor que sempre foi taxado como burocrático e lento. A tecnologia ajuda a agilizar os processos e aumentar a sua eficiência.
Quais os benefícios da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção?
A IA tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas que se assimilam ao raciocínio humano criando padrões e capacidades como a resolução e problemas e tomadas de decisões.
Dessa forma, os softwares e robôs “pensam” como os seres humanos com menos riscos de erros que acometem os colaboradores devido ao cansaço, desatenção, sono, falta de estímulo e problemas pessoais.
#1 Otimização do tempo
o RH tradicional tinha processos longos e lentos desde o recrutamento até o overboarding.
Com a Inteligência Artificial vem a diminuição do trabalho operacional com a agilidade do sistema, tornando o trabalho do recrutador mais rápido, estratégico e assertivo.
#2 RH mais estratégico
Quando além da rapidez, a IA traz dados mais precisos e com mais qualidade, o RH faz uma análise desse material que traz as informações necessárias para alcançar melhores resultados.
Dessa forma, vem com uma análise interna da empresa onde o RH consegue ver exatamente quais os pontos fracos da empresa e quais as qualificações e traços comportamentais o profissional precisa ter para ajudar no crescimento da empresa.
E também através do ATS, conseguem contratar de forma mais assertiva os profissionais com os perfis para as vagas abertas. Veja como o ATS pode ajudar a sua empresa a contratar os melhores talentos!
#3 Redução dos custos
Como que reduz os custos se a Inteligência Artificial traz um gasto para a empresa? É preciso ressaltar a diferença de preço e valor – o que a empresa gasta com a implementação da IA não é um gasto e sim um investimento.
Quando você otimiza o tempo da sua equipe em processos que podem ser feitos por softwares e robôs, você faz com que seus colaboradores invistam tempo em outras coisas que podem trazer mais benefícios para a empresa.
Quando diminui a margem erro nas contratações e são selecionados candidatos que realmente tem o perfil da vaga e da empresa reduz o tempo pro recrutador e diminui as chances desse colaborador ser insatisfeito com o trabalho.
E essa insatisfação gera custos, pois começam as faltas, diminuem a produtividade, o desempenho, aumenta a rotatividade de colaboradores o que traz mais gastos de tempo em dinheiro em novas seleções.
Um bom líder não pensa só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. Planejamento é a chave!
A escolha da Inteligência Artificial
A qualidade da ferramenta que vai garantir se ele vai ajudar ou atrapalhar, se ele vai ser um bom ou ótimo aliado. Como vou saber disso? Fique atento a algumas questões.
#1 Qualidade
O gestor tem que ter consciência que terá uma redução dos custos a longo prazo, mas que para isso é necessário investir em uma ferramenta de qualidade. Para que os processos se tornem mais rápidos e assertivos, os softwares precisam ter validação para diminuir as chances de uma análise ruim e incompleta.
Também pode resultar em candidatos incompatíveis com as vagas, fazendo com o que o recrutador perca tempo, gerando um retrabalho.
E também pode acabar contratando pessoas que não tem o perfil da empresa e que depois estarão insatisfeitos gerando absenteísmo, aumento da rotatividade, entre outros problemas.
#2 Peça um preview das análises
Solicite para ver como são os relatórios e as análises da ferramenta.
Vendo e analisando como ela é feita, quais as métricas, os dados e os gráficos fornecidos, assim com a qualidade do texto – identificando se ela atende ou não as necessidades dos recrutadores.
#3 Manuseio
Além dos dados que são fornecidos deve-se analisar se a ferramenta é funcional. Se ela for muito complexa e pouca prática poderá deixar o processo lento – a tecnologia vem para facilitar e não dificultar.
#4 Treinamento
Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o material humano é essencial. Para obter os resultados esperados é necessário que a equipe do RH responsável pelo recrutamento e seleção receba um bom treinamento.
Não adianta ter ótimas análises se os colaboradores não souberem como interpretá-las e usá-las ao seu favor. Lembre-se que não é um gasto e sim um investimento!
Quanto menos tempo perdido com processos e burocracias, mas estratégico o RH será. Otimizando o tempo e contratando de maneira mais assertiva, o setor trará grandes resultados para a empresa.
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