Uma reserva de emergência tem como objetivo garantir que, por alguns meses, uma pessoa consiga manter seu padrão de vida mesmo sem receber nenhuma renda. Esse recurso é importante para se preparar para imprevistos e problemas, trazendo segurança e tranquilidade para o dia a dia.
Para as empresas, incentivar que os colaboradores tenham esse tipo de precaução pode ajudar no desempenho e na experiência dentro do espaço de trabalho. Continue a leitura e saiba mais!
Por que a empresa deve ajudar os colabores a montarem uma reserva de emergência?
A relação entre saúde financeira e produtividade no trabalho é bastante estreita. Afinal, o estresse de problemas no bolso, como dívidas acumuladas e incertezas, compromete o foco e o entusiasmo dos colaboradores, dois aspectos fundamentais para encarar o dia a dia do trabalho.
Uma empresa preocupada com a qualidade de vida dos seus funcionários deve também se atentar à educação financeira deles. Por isso, buscar intervir preventivamente e oferecer um norte pode virar o jogo no cenário produtivo.
- Leia também: Bem-estar financeiro: como isso pode evitar demissões e aumentar a performance do seu colaborador
Como a reserva de emergência serve exatamente para garantir tranquilidade frente a problemas inesperados, a organização só consegue benefícios auxiliando na sua elaboração: colaboradores tranquilos e organizados, prontos para mergulhar nos projetos do negócio.
Como a empresa pode oferecer educação financeira aos colaboradores?
Existem ferramentas educacionais importantes para conscientizar os colaboradores de uma organização quanto à saúde financeira e ações favoráveis para tomar quanto ao dinheiro.
O Grupo H oferece educação financeira para empresas através de um programa especializado para transformar a vida dos colaboradores, incluindo:
- alfabetização financeira: conscientização sobre todos os conceitos básicos do mundo das finanças pessoais;
- nome limpo: nossa equipe de profissionais encontra soluções personalizadas para o colaborador que sofre com a restrição de nome;
- troca de dívidas: funcionários com dívidas de juros abusivos têm o nosso suporte para conseguir juros justos e condições de pagamento melhores;
- educadores financeiros: nossa equipe acompanha de perto cada um dos profissionais da empresa para garantir que as dívidas não voltem a acontecer, garantindo a longevidade da saúde financeira.
Além disso, também contamos com um portal de educação: o Heduca. Nele, há uma coletânea de posts, vídeos, e-books e podcasts disponíveis para que o seu colaborador tenha acesso a todas as informações necessárias para desenvolver sua autonomia com gastos e investimentos — claro, com supervisão da nossa equipe para que ele não caia no endividamento outra vez.
Se a sua empresa preza pela qualidade e produtividade dos seus funcionários, é preciso se preocupar com as finanças deles também. Conheça o programa de bem-estar financeiro do Grupo H e veja a transformação na organização!
Voltar