Conteúdo para RH 14 de janeiro de 2021 Imagem de seta

Diversidade: por que ter pessoas que pensam diferente nos times?

vários lápis de cor com a ponta apontada para cima, sendo cada lápis de uma cor diferente representando a diversidade nas empresas

A diversidade é um forte elemento estratégico dentro de uma empresa. Sabe por quê? Ter pessoas diferentes para pensar fora da caixa pode te destacar no mercado. E quando falamos em diversidade, estamos falando de raça, gênero, geracional, orientação sexual e a mais nova delas – a diversidade cognitiva. Fica ligado!

Multiculturalismo nas empresas: como criar um ambiente de diversidades!

A importância da diversidade

A nova geração – millennials – tem exigido cada vez mais das empresas essa preocupação com a pluralidade dentro do ambiente corporativo. Veja agora os 4 sinais que mostram a diversidade da sua empresa!

Quando se pensava em uma persona ideal para o processo de seleção e recrutamento, muitas empresas acabavam buscando um padrão pré-fabricado em termos de linha de raciocínio e pensamentos que poderiam levá-los a não sair daquela bolha.

É importante que os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa, mas a sua bagagem cultural, etária, social e intelectual podem fazer toda a diferença. 

Assim, notamos que a diversidade cognitiva está ligada ao pensamento e a personalidade dos indivíduos. Quando se já tem um perfil de colaborador ideal, sair da receita de bolo pode ser muito difícil para recrutadores e líderes.

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Em pesquisa feita pela Harvard Business Review, foi apontado que na resolução de problemas, as equipes que tinham membros com maior diversidade conseguiam resolviam mais rápido do que equipes cognitivamente semelhantes.

Os líderes são fundamentais para que essas oposições gerem discussões construtivas e tragam os benefícios esperados de diferentes tipos de ideias e pensamentos.

Diversidade e inovação

Quando falamos em inovar, muitas vezes esquecemos que isso requer correr riscos. Afinal, ao trazer algo novo para empresa, abrimos uma caixinha de possibilidades.

A diversidade tem sido muito usada em estratégias de marketing, já que cada vez mais é cobrado pelo consumidor que ele se sinta representado pela marca que consome.

De acordo com o relatório Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, são 11 vezes mais inovadoras as companhias que têm equipes com diversidade e inclusão. Sem contar que seus colaboradores são 6 vezes mais criativos.

Daí vemos a importância que além do marketing para o consumidor, a empresa esteja, de fato, implementando a diversidade com políticas bem estruturadas.

Isso demonstra que, quando falamos em inovação, ela não engloba só a tecnologia. Ao ter a diversidade etária, por exemplo, temos a geração dos mais velhos que trazem uma bagagem de trabalho e da vida pessoal, que podem agregar – e muito – em soluções inovadoras. Veja como o RH pode atuar no preconceito etário!

É importante que exista a diversificação entre os líderes, que tenha respeito com os colaboradores, políticas de inclusão consolidadas e liberdade criativa. 

No final, o diálogo é que vai mostrar a importância da diversidade. Uma empresa em que existe um debate entre colaboradores e líderes só tende a crescer cada vez mais!

Veja também: Geração X, Y e Z – como o RH pode trabalhar diferentes gerações no ambiente de trabalho!

 


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