Conteúdo para RH 4 de junho de 2020 Imagem de seta

Geração X, Y, Z: como o RH pode trabalhar diferentes gerações no ambiente de trabalho

Geração X Y Z  como o RH pode trabalhar diferentes gerações no ambiente de trabalho

Quando falamos de inclusão nas empresas, além de inclusão por gênero, raça e pessoas com necessidades especiais, também falamos de colaboradores de diferentes gerações.

Essa é uma mistura que vai muito bem dentro do ambiente corporativo. Ver as coisas em diferentes perspectivas é ótimo para resolver problemas e conseguir trazer soluções que vão abraçar todas as idades.

capa cta para downloado do ebook Geração Z

Diferentes gerações: o que muda? 

O fato de cada uma ter nascido em um período diferente da história e ter vivenciado as coisas de uma forma particular, faz com que cada uma tenha uma maneira distinta de pensar, se comportar e se comunicar e isso pode causar impactos positivos dentro do mercado de trabalho.

– Geração X: nascidos entre 60 e 70 estão preocupados com estabilidade e procuram ser reconhecimento e gostam de desafios. Estão sempre buscando novos conhecimento e reconhecimento profissional, além de gostarem de inovações –uma geração com grandes habilidades de liderança;

– Geração Y: conhecido como “Millennials” – os nascidos entre o começo dos anos 80 e os primeiros anos da década de 90 – são a geração cheia de autenticidade que procuram a sua autonomia e reconhecimento profissional, assim como são mais ligados ao respeito pela diversidade;

– Geração Z: também chamados de “nativos digitais” por terem nascido inseridos nas novas tecnologias podem ter uma vantagem nesse quesito. Porém, a desvantagem é que se tornaram mais introspectivos e preferem se comunicar por esses meios, diminuindo a interação social fora do mundo digital.

A geração X possui uma forma mais direta de agir e pensar, são mais regrados, costumam realizar passo a passo, já a geração Y costuma ser mais dinâmica, assim como a geração Z, que começa a entrar no mercado de trabalho.

Juntando o poder de empreender da geração X e sua experiência com o as ideias autênticas da geração Y inseridas nos conhecimentos tecnológicos da geração Z teremos uma grande equipe.

Além da forma de agir e pensar, é preciso levar em conta que a diferença de idade e o tipo de comunicação costuma ser bem diferentes – principalmente entre a geração X e a Z.

Como o RH deve atuar na integração das diferentes gerações?

giphy

É papel do RH facilitar e garantir que todos trabalhem bem juntos e utilizem essas diferenças para o crescimento profissional e para um melhor rendimento dentro da empresa.

Para isso o RH precisa trabalhar alguns pontos:

– Conhecimento

Em primeiro lugar, deve ser conhecer as características de cada geração, entender como pensam, agem e o que é importante para cada uma delas. 

Procure saber o que é importante para cada colaborador. Apesar de cada núcleo de geração ter suas vivências e pensamentos parecidos internamente, cada pessoa tem suas necessidades e preferências.

– Comunicação

Saiba como se comunicar com cada geração e como se aproximar de forma eficaz e assertiva com cada uma, seja por e-mail, por meio de outros meios de comunicação digital ou até mesmo uma reunião presencial. 

O RH é essencial para garantir uma boa integração também entre um grupo que tem esse mix de gerações.

– Direcionamento

Saber em que posição cada um atua melhor também tem a ver com a geração, não que isso seja uma regra, nada é. Mas cada geração tem uma carga de experiência maior e uma gama diferenciada de conhecimentos. 

A diversidade de gerações e suas vantagens

Apesar de ser um grande desafio para as empresas esse encontro de diferentes gerações pode ser muito benéfico.  Além de uma variedade de conhecimentos, formas de pensar e experiências, essa troca pode trazer soluções brilhantes, além de proporcionar mais conhecimento para todas as gerações envolvidas. 

Portanto, a geração X e Y pode passar seu conhecimento de mercado para a geração Z, que pode ajudar na adaptação à utilização da tecnologia. Já a geração Y com toda sua criatividade poderá contribuir com a resolução mais eficaz de problemas.

A realidade é que estimular a interação das gerações poderá trazer muito mais vantagens do que dificuldades, é tudo uma questão de atenção e adaptação.


Voltar