Quando falamos de inclusão nas empresas, além de inclusão por gênero, raça e pessoas com necessidades especiais, também falamos de colaboradores de diferentes gerações.
Essa é uma mistura que vai muito bem dentro do ambiente corporativo. Ver as coisas em diferentes perspectivas é ótimo para resolver problemas e conseguir trazer soluções que vão abraçar todas as idades.
Diferentes gerações: o que muda?
O fato de cada uma ter nascido em um período diferente da história e ter vivenciado as coisas de uma forma particular, faz com que cada uma tenha uma maneira distinta de pensar, se comportar e se comunicar e isso pode causar impactos positivos dentro do mercado de trabalho.
– Geração X: nascidos entre 60 e 70 estão preocupados com estabilidade e procuram ser reconhecimento e gostam de desafios. Estão sempre buscando novos conhecimento e reconhecimento profissional, além de gostarem de inovações –uma geração com grandes habilidades de liderança;
– Geração Y: conhecido como “Millennials” – os nascidos entre o começo dos anos 80 e os primeiros anos da década de 90 – são a geração cheia de autenticidade que procuram a sua autonomia e reconhecimento profissional, assim como são mais ligados ao respeito pela diversidade;
– Geração Z: também chamados de “nativos digitais” por terem nascido inseridos nas novas tecnologias podem ter uma vantagem nesse quesito. Porém, a desvantagem é que se tornaram mais introspectivos e preferem se comunicar por esses meios, diminuindo a interação social fora do mundo digital.
A geração X possui uma forma mais direta de agir e pensar, são mais regrados, costumam realizar passo a passo, já a geração Y costuma ser mais dinâmica, assim como a geração Z, que começa a entrar no mercado de trabalho.
Juntando o poder de empreender da geração X e sua experiência com o as ideias autênticas da geração Y inseridas nos conhecimentos tecnológicos da geração Z teremos uma grande equipe.
Além da forma de agir e pensar, é preciso levar em conta que a diferença de idade e o tipo de comunicação costuma ser bem diferentes – principalmente entre a geração X e a Z.
Como o RH deve atuar na integração das diferentes gerações?
É papel do RH facilitar e garantir que todos trabalhem bem juntos e utilizem essas diferenças para o crescimento profissional e para um melhor rendimento dentro da empresa.
Para isso o RH precisa trabalhar alguns pontos:
– Conhecimento
Em primeiro lugar, deve ser conhecer as características de cada geração, entender como pensam, agem e o que é importante para cada uma delas.
Procure saber o que é importante para cada colaborador. Apesar de cada núcleo de geração ter suas vivências e pensamentos parecidos internamente, cada pessoa tem suas necessidades e preferências.
– Comunicação
Saiba como se comunicar com cada geração e como se aproximar de forma eficaz e assertiva com cada uma, seja por e-mail, por meio de outros meios de comunicação digital ou até mesmo uma reunião presencial.
O RH é essencial para garantir uma boa integração também entre um grupo que tem esse mix de gerações.
– Direcionamento
Saber em que posição cada um atua melhor também tem a ver com a geração, não que isso seja uma regra, nada é. Mas cada geração tem uma carga de experiência maior e uma gama diferenciada de conhecimentos.
A diversidade de gerações e suas vantagens
Apesar de ser um grande desafio para as empresas esse encontro de diferentes gerações pode ser muito benéfico. Além de uma variedade de conhecimentos, formas de pensar e experiências, essa troca pode trazer soluções brilhantes, além de proporcionar mais conhecimento para todas as gerações envolvidas.
Portanto, a geração X e Y pode passar seu conhecimento de mercado para a geração Z, que pode ajudar na adaptação à utilização da tecnologia. Já a geração Y com toda sua criatividade poderá contribuir com a resolução mais eficaz de problemas.
A realidade é que estimular a interação das gerações poderá trazer muito mais vantagens do que dificuldades, é tudo uma questão de atenção e adaptação.
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