O colaborador é, sem dúvidas, a essência de qualquer empresa. É ele que está presente no dia a dia acompanhando e proporcionando o crescimento dos negócios.
Mas quando seu colaborador se desmotiva isso pode ser um problema profissional e emocional, refletindo na empresa como um todo. Saber identificar os motivos para desmotivação e buscar formas de engajá-lo novamente é muito importante. Para te ajudar, listamos algumas dicas. Fique ligado!
Como identificar um colaborador desmotivado?
Para ter o seu colaborador engajado e comprometido com a empresa ele precisa de cuidado. Ao ser motivado, ele veste a camisa e se empenha no crescimento da organização.
Fique atento aos sinais de desmotivação:
– Atrasos frequentes;
– Faltas frequentes;
– Baixa produtividade;
– Conflitos;
– Indiferença na realização das tarefas diárias;
– Diminuição da qualidade do trabalho;
– Reclamações por parte de outros colegas sobre a sua postura.
Faça pesquisas de satisfação regularmente
____________________________
Veja também:
Dar voz aos colaboradores é uma ótima forma de começar uma comunicação interna de sucesso.
Por meio da pesquisa de satisfação é possível identificar os acertos da empresa e o que pode melhorar.
Com isso, também dá para traçar um perfil dos seus colaboradores, o que pode ajudar bastante na hora do recrutamento e também em sua retenção tendo em vista que vai descobrir o que os motiva.
6 dicas de como manter o seu colaborador motivado
1 – Política de Benefícios
Tanto na hora da oferta como na retenção, os benefícios são fatores decisivos para os brasileiros.
Ter uma política de benefícios eficiente mostra cuidado com o seu colaborador, que pode se estender à sua família, como assistência médica, participação nos lucros, auxílio-creche, vale alimentação e transporte, entre outros.
Analise o perfil dos seus colaboradores para avaliar quais suas necessidades reais.
2 – Conheça o seu colaborador
Nem sempre a desmotivação tem relação com o trabalho e sim com fatores externos. Criar um ambiente onde ele se sinta à vontade para procurar a empresa e expor sua situação pode fazer a diferença.
Um membro da família pode estar doente e ele precisa de horários flexíveis, ou mesmo estar passando por problemas financeiros. Uma solução nesse caso, é buscar um convênio com instituições financeiras para oferecer o crédito consignado.
3 – Comunicação eficiente
Para que a mensagem chegue ao público externo de forma clara e eficiente, ela tem que primeiro ser bem trabalhada dentro da organização.
A cultura organizacional da empresa deve ser divulgada e estar em harmonia com os colaboradores.
É necessário que a empresa analise quais os melhores canais de comunicação de acordo com o seu perfil e o de seus colaboradores. Assim, a mensagem será passada da melhor maneira possível.
Uma boa alternativa é criar ações de endomarketing, ou seja, o marketing voltado para o público interno.
4 – Dê feedbacks e valorize cada conquista
Dar feedbacks aos seus colaboradores é tão importante para ele quanto para a empresa.
Ao saber que está fazendo um bom trabalho, ele se motiva a continuar ou aumentar o seu desempenho. Da mesma forma, que críticas construtivas podem auxiliá-lo a melhorar.
Também é de grande importância comemorar as pequenas conquistas tanto individuais, como as de equipe e as da empresa. Inclusive, dar recompensa também é uma ótima forma de motivação, como promoções, folgas, brindes, jantares, etc.
5 – Invista no seu colaborador
Depois de recrutar um talento, nada melhor que aprimorá-lo. É bom para o colaborador e muito vantajoso para a empresa. Com isso, também diminui a necessidade de novos processos de seleção recorrentes, já que a organização terá pessoas qualificadas para promoções e mudanças de cargos.
Faça workshops, treinamentos, invista em bolsas de cursos de especialização para os seus colaboradores.
6 – Defina metas
Trabalhar sem objetivos e metas é um grande aliado da desmotivação.
Tenha em mente seu planejamento de metas e objetivos bem definidos de curto, médio e longo prazo.
Assim, além de motivar os colaboradores, também ajuda aos líderes a ver o avanço dos negócios, comemorar cada conquista e recompensá-los da melhor forma.
A motivação é um trabalho que exige planejamento, incentivo e investimento. Quando se investe no colaborador, os negócios crescem e ambos prosperam juntos.
Voltar