Conteúdo para RH 8 de setembro de 2021 Imagem de seta

Benefícios corporativos: os 7 mais curiosos 

Cachorro com as mãos para cima representando um dos benefícios curiosos que os RHs estão disponibilizando aos colaboradores

Os benefícios vêm se adequando como estratégia das empresas para atender as necessidade dos seus colaboradores e garantir os melhores profissionais na empresa. Vejam os sete benefícios mais curiosos!

Benefícios dos colaboradores

Com um mercado cada vez mais competitivo, as pessoas buscam aprimorar os seus conhecimentos, suas qualificações e diferenciais.

Para as empresas que buscam colaboradores fora da curva, também precisam pensar fora da caixinha e sair do VR, VA e VT.

Segundo levantamento feito pela Glassdoor, a cada cinco funcionários quatro deles preferem melhores benefícios do que aumento de salário. 

Além disso, para 57% dos entrevistados os benefícios corporativos são determinantes da hora de aceitar ou recusar uma proposta de emprego.

Benefícios opcionais, flexíveis e digitais: você já leu sobre isso?

Os 7 benefícios corporativos mais curiosos

Diante de tantas mudanças de gerações, no dia a dia e no ambiente de trabalho, os benefícios também mudaram para se adequar à nova realidade. Veja alguns benefícios curiosos!

#1 Vale-fraldas

A Google é muito conhecida pelos benefícios oferecidos aos seus colaboradores e este é mais um deles.

Além de oferecer quatro meses e meio de licença-maternidade – três vezes a mais que o exigido por lei nos EUA, também oferece ajuda de custo para as fraldas e as necessidades básicas do bebê. 

#2 Congelamento de óvulos

Empresas como Mercado livre bancam até 70% do tratamento para mulheres a partir dos 33 anos. 

Dessa forma, os especialistas dizem que elas podem se concentrar na sua carreira sem se preocupar que podem não conseguir engravidar quando estiverem mais velhas.

E os laboratórios Ferring também oferecem o benefício corporativo com o programa Gravidez na Minha Hora, para que suas colaboradoras possam se planejar para engravidar no momento mais adequado.

#3 Feriado no aniversário dos filhos

Muitas empresas dão o Birth-of-day, ou seja, o dia de nascimento de folga – vulgo aniversário.

Outras vão além, como é o caso da Takeda, certificada no Top Employer Brasil 2020, que também dá como benefício a liberação do papai ou mamãe no dia do aniversário dos filhos ou enteados que tenham até 12 anos.

#4 Seguro de vida para pets

Uma das coisas boas da pandemia é que muitos bichinhos ganharam um novo lar. Segundo o Instituto Pet Brasil, o número de adoções cresceu 50% nesse período.

Algumas companhias já permitem que os colaboradores levem seus bichinhos ao trabalho, outras fizeram um espaço destinado para os pets e o LinkedIn até reembolsa o valor gasto aos cuidadores dos animais.

A Microsoft e o Yahoo foram além e fizeram um seguro de vida para os animais de estimação dos seus colaboradores.

#5 Clube de vantagens

Uma das maneiras que as empresas estão recorrendo é fazer parcerias com diversas empresas oferecendo descontos para os seus colaboradores.

Através do clube de vantagens, oferecem esse benefício e junto ao setor de comunicação fazem a divulgação internamente fazendo com o que os colaboradores engajem e vejam a vantagem do clube.

Nesse clube vem descontos em academias, lojas, restaurantes, produtos, entre outros. Cada empresa busca o que tem mais a ver com o perfil dos seus colaboradores.

#6 Educação Financeira

Empresas que acreditam na educação continuada – Lifelong Learning, incentivam os seus colaboradores a aprimorarem seus conhecimentos e habilidades.

O desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores com a educação é um grande benefício corporativo.

Nada melhor do que também oferecer conhecimentos sobre Educação Financeira, afinal as finanças dos seus colaboradores podem influenciar bastante no seu trabalho.

Se a saúde financeira do colaborador vai mal, a tendência é que ele diminua a produtividade ficando mais disperso, caindo o seu rendimento e até afetando sua saúde física e emocional.

#7 Crédito Consignado

Mais do que oferecer um crédito, as empresas que buscam aprimorar os conhecimentos em Educação Financeira dos seus colaboradores também podem trazer esse benefício.

Conseguir levantar o crédito pela própria empresa, com muito menos burocracia e as melhores taxas de crédito é um grande benefício corporativo se usado da forma correta.

E é por isso que o benefício do crédito e da educação financeira tem que andar juntos para que isso ajude o colaborador a realizar sonhos e não cair numa bola de neve de dívidas.

Curioso, né? Pois é, para exigir o melhor dos seus colaboradores é preciso também investir tempo para conhecer melhor os seus funcionários e, assim, definir os melhores benefícios corporativos.

Escute também: como o RH pode atuar para montar um EVP de qualidade?


Voltar