Conteúdo para RH 28 de agosto de 2020 Imagem de seta

6 temas que os RHs devem olhar para impactar a vida dos colaboradores

imagem capa blog com uma mão segurando uma lupa, onde o que se está vendo dentro da lupa está totalmente nítido e o que se está vendo ao redor da lupa está totalmente embaçado. A imagem que está sendo vista é ma floresta com árvores em tons quentes. Esta imagem é uma representação da vida do colaborador e como o RH pode ajudar.

Se preocupar com a vida dos colaboradores além do ambiente corporativo é importante não só para que eles tenham um melhor rendimento, mas também, contribui na retenção de talentos. 

Mas que fique claro, não é obrigação do RH olhar também para a vida pessoal do colaborador. Mas quando isso é possível, os resultados performáticos desses funcionários, costumam ser maiores.

De forma progressiva uma mudança no olhar do setor de recursos humanos vem acontecendo em relação aos colaboradores. A área está cada vez mais estratégica, olhando para a gestão e acompanhamento das pessoas.

Quais as vantagens desse impacto para empresa e a vida dos colaboradores?

A preocupação da empresa com o colaborador pode ir além do ambiente corporativo. E essa nova onda de profissionais de rh´s voltados para a gestão de pessoas, entendeu muito bem isso.  

Não é possível separar o humor em casa e no trabalho, é uma coisa só.

Um colaborador feliz costuma estar mais engajado, tem uma melhor relação com o restante da equipe, cumpre com horários e metas propostas.

Além disso, os custos e tempo investidos em contratação de novos talentos, treinamento, adaptação na rotina e atividades são muito altos para não se investir em retenção de talentos.

Veja como o RH pode diminuir os números de Turnover e Absenteísmo dentro da empresa!

CTA BEM ESTAR FINANCEIRO BLOG GRUPO H

6 temas que impactam na vida de colaboradores

#1 Benefícios

Um dos principais pontos de impacto para um colaborador são os benefícios que uma empresa pode lhe dar. 

Um salário compatível com o mercado não é a única coisa que um profissional procura quando avalia onde deseja trabalhar, um dos maiores atrativos são os benefícios, quem podem ser desde um bom plano de saúde até descontos em academia, acesso a educação financeira, VT, serviços de lazer etc. 

Quanto mais benefícios são oferecidos, melhor. 

#2 Capacitação

Outro ponto muito importante para a maioria dos profissionais é a possibilidade de se capacitar, aprender coisas novas, renovar conhecimentos. 

Palestras, workshops e as parcerias com universidades fazem parte desse crescimento pessoal e profissional.

Confira qual o papel do RH com a comunicação interna!

#3 Comunicação interna efetiva

A comunicação interna efetiva faz parte dessa preocupação com os colaboradores e deve ser prioridade dentro da empresa. 

Responsável por evitar aproximadamente 60% dos conflitos internos, pode ser feita através de diversos meios como intranet, redes sociais, Tv Corporativa, entre outros. 

Portanto, um colaborador que não se comunica e não entende o que está se passando na empresa, não consegue ser um promotor da marca.

#4 Flexibilidade

Por melhor que seja o profissional nem sempre uma carga horária padrão que normalmente é imposta pelas empresas serve para todos os colaboradores. 

Então, sempre que possível tente flexibilizar esses horários, adotar um esquema de home office também traz benefícios. 

#5 Ambiente agradável 

Não só para os momentos de trabalho, mas principalmente para os momentos de descanso. 

Um ambiente agradável onde os colaboradores possam estar em contato em um momento de descontração, longe do estresse e pressão das tarefas diárias. 

Dessa forma as equipes conseguem ter um melhor relacionamento, se sente mais confortável e disposto. 

Que tal fazer uma sala de descompreensão, com redes, puff, mesas de jogo…. Os colaboradores adoram saber que a empresa se preocupa com esse tipo de detalhe.

#6 Feedback assertivo

Esse é um dos grandes desafios do RH e um dos processos mais importantes e essenciais. O feedback para ser benéfico, preciso ser assertivo. 

É preciso estudar a forma como será feito, pois o que será dito deverá ser recebido  de forma positiva para a vida dos colaboradores. 

Iniciar a conversa de maneira informal, sem criar um distanciamento hierárquico ajuda bastante nessa resposta positiva.

Fazer com que o colaborador entenda que o que está sendo dito é necessário para o seu crescimento profissional e pessoal e que a empresa está ao lado dele ajudando nesse crescimento e faz com que o ele não se sinta desmotivado e busque os caminhos para sua evolução.

Estar atento e interessado nos colaboradores é imprescindível para o crescimento da empresa, produtividade dos colaboradores e relacionamento da equipe.

Quer ficar por dentro de todas as novidades no RH? Não perca nossos podcasts!


Voltar