31 de agosto de 2022 Imagem de seta

ESG: Por Que Investir e Como Impacta no Sucesso do RH

ESG: Por Que Investir e Como Impacta no Sucesso do RH

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance que, em português, significa Ambiental, Social  e Governança, destacando essas pautas dentro das empresas.

Ela foi usada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, na publicação Who Cares Wins (“quem se importa ganha”, em tradução livre), do Pacto Global. A partir disso, o mercado de capitais busca integrar os assuntos sobre o meio-ambiente, questões sociais e governança no seu funcionamento.

Apesar de ter surgido no mercado financeiro, já abrange muitas empresas de outros ramos e traz altos impactos nas suas imagens para funcionários e investidores. Continue a leitura e entenda sua importância!

Por que investir em ESG?

Para o RH, o investimento no ESG pode significar maiores investimentos na empresa, mais clientes, retenção e atração de talentos, conferindo sucesso no employer branding, e um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Confira a explicação em detalhes:

Maiores investimentos na empresa

Por ter surgido no mercado financeiro, o ESG é importante para muitos investidores e um fator de decisão fundamental. Por isso, a empresa deve aplicar essas ações e valores, garantindo mais chances de crescimento.

Mais clientes

A preocupação social também está entre os consumidores. Dessa forma, ter ações sustentáveis e inclusivas é uma ótima estratégia para se conectar com o público e conquistá-lo.

Employer branding: retenção e atração de talentos

Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com sustentabilidade, inclusão e diversidade, inclusive no ambiente de trabalho. Esses conceitos fazem parte dos pilares do ESG e são importantes para atrair principalmente pessoas da Geração Z, que se mostra mais preocupada com questões sociais.

Ambiente de trabalho mais agradável e produtivo

Especialmente por conta das preocupações sociais e em relação à governança, o ESG faz com que o RH trabalhe para implementar ações que tragam mais bem-estar para os colaboradores. Consequentemente, eles também se tornam mais engajados com a empresa e produzem mais — tanto em volume quanto em qualidade.

Um exemplo disso é promover a saúde financeira dos funcionários. Segundo um estudo recente publicado pelo DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), as dívidas podem diminuir a produtividade de uma pessoa em 15%.

Por isso, o Grupo H busca levar soluções para que as empresas possam oferecer a educação necessária para que os colaboradores se livrem das dívidas e tenham mais qualidade de vida.

Conheça o programa de bem-estar financeiro do Grupo H e transforme vidas na sua empresa segundo os princípios do ESG!


Voltar