Treinamentos internos trazem benefícios para os colaboradores, para a empresa e também para os clientes. Você realiza essa prática com frequência na sua empresa? Veja 4 passos de como planejá-los!
Por que realizar treinamentos internos?
Um RH estratégico sabe da importância da inovação – seja ele para a empresa ou para o seu material humano. Os treinamentos internos fazem parte dessa estratégia.
Para os colaboradores, eles se tornam mais capacitados e também mais produtivos, não só pela capacitação, mas também por se sentirem mais valorizados.
Investir nos colaboradores pode diminuir o turnover e o absenteísmo e melhorar o clima organizacional da sua empresa.
Para a empresa, ao diminuir a rotatividade, já diminui os custos com demissões, processos seletivos, novos treinamentos, além do tempo que se gasta com tudo isso para que o colaborador consiga se familiarizar com o trabalho e a rotina.
Além disso, ganha colaboradores mais satisfeitos, aumentando seu desempenho e sua produtividade, e isso terá consequências positivas nos negócios.
Com colaboradores mais qualificados, os produtos e serviços também melhoram.
Os clientes, por sua vez, percebem quando existe um bom clima organizacional na empresa. Toda mudança começa de dentro para fora e isso é perceptível para o público.
A experiência do cliente está ligada a experiência do colaborador e isso vai além dos produtos e serviços oferecidos. Mas, claro, que esse reflexo nos produtos e serviços também irão fidelizar o cliente.
4 passos para planejar os treinamentos internos
O planejamento é a chave, não adianta fazer treinamentos aleatórios, sem programar antes.
#1 Conheça sua empresa e seus colaboradores
Antes de mais nada, é preciso analisar como está a sua empresa e os seus colaboradores. Você realiza pesquisas de engajamento? Sabemos das dificuldades em realizá-las com o trabalho remoto. Saiba como fazê-las!
É importante saber quais áreas da empresa estão precisando de mais atenção e elaborar uma lista de prioridades e viabilidade de melhoria.
A análise é a parte mais importante do processo, pois é através dela que serão projetada as melhorias.
#2 Viabilize os treinamentos
Depois de fazer uma lista sobre os pontos fracos da sua empresa, é hora de se perguntar se o problema é resolvido com inovação tecnológica, como o implemento de um software?
O problema está na equipe que está desfalcada e precisa de novas contratações? A questão é de inovação em termos técnicos e um treinamento como toda a equipe é a melhor solução?
#3 Planeje treinamentos internos
Este tópico deve estar dentro de um planejamento anual estratégico do RH. Após a análise de quais são os principais problemas da empresa, o RH deve estudar como serão feitos os treinamentos.
Primeiro, deve-se ver quais os custos, quem realizará, onde será e quem deverá participar.
O público-alvo destes treinamentos deve-se ter atenção para que a sua participação não afete o dia a dia da empresa e nem a produção devido a sua ausência.
Também é importante o período de realização, pois não pode bater com as férias dos participantes e nem com épocas de maior fluxo e demanda no trabalho.
#4 Realização e análise
A organização é crucial nos treinamentos internos, quanto mais organizados, menos estresses acontecerão no dia e na hora do evento.
O que for de alcance da empresa deve ser visto e revisto sempre com antecedência – diminuindo as chances de imprevistos.
E, após os treinamentos internos, é muito importante que exista um feedback dos colaboradores: participação, conteúdo, sobre quem deu o treinamento, a organização e como a capacitação pode mudar o seu dia a dia no trabalho.
Dessa forma, a empresa consegue melhorar na assertividade dos programas de treinamento, além de avaliar e metrificar os resultados dos treinamentos a cada ano.
Escute também o nosso podcast: Employer Branding – mais impacto, menos brinde!
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