Conteúdo para RH 16 de fevereiro de 2021 Imagem de seta

Treinamentos internos: como se planejar em 4 passos

megafone sob um espaço com uma cor específica, com linhas ao redor do objeto fazendo com que ele represente os treinamentos internos

Treinamentos internos trazem benefícios para os colaboradores, para a empresa e também para os clientes. Você realiza essa prática com frequência na sua empresa? Veja 4  passos de como planejá-los!

Por que realizar treinamentos internos?

Um RH estratégico sabe da importância da inovação – seja ele para a empresa ou para o seu material humano. Os treinamentos internos fazem parte dessa estratégia.

Para os colaboradores, eles se tornam mais capacitados e também mais produtivos, não só pela capacitação, mas também por se sentirem mais valorizados.

Investir nos colaboradores pode diminuir o turnover e o absenteísmo e melhorar o clima organizacional da sua empresa.

Para a empresa, ao diminuir a rotatividade, já diminui os custos com demissões, processos seletivos, novos treinamentos, além do tempo que se gasta com tudo isso para que o colaborador consiga se familiarizar com o trabalho e a rotina.

Além disso, ganha colaboradores mais satisfeitos, aumentando seu desempenho e sua produtividade, e isso terá consequências positivas nos negócios.

Com colaboradores mais qualificados, os produtos e serviços também melhoram. 

Os clientes, por sua vez, percebem quando existe um bom clima organizacional na empresa. Toda mudança começa de dentro para fora e isso é perceptível para o público.

A experiência do cliente está ligada a experiência do colaborador e isso vai além dos produtos e serviços oferecidos. Mas, claro, que esse reflexo nos produtos e serviços também irão fidelizar o cliente.

4 passos para planejar os treinamentos internos

O planejamento é a chave, não adianta fazer treinamentos aleatórios, sem programar antes. 

#1 Conheça sua empresa e seus colaboradores

Antes de mais nada, é preciso analisar como está a sua empresa e os seus colaboradores. Você realiza pesquisas de engajamento? Sabemos das dificuldades em realizá-las com o trabalho remoto. Saiba como fazê-las!

É importante saber quais áreas da empresa estão precisando de mais atenção e elaborar uma lista de prioridades e viabilidade de melhoria.

A análise é a parte mais importante do processo, pois é através dela que serão projetada as melhorias.

#2 Viabilize os treinamentos

Depois de fazer uma lista sobre os pontos fracos da sua empresa, é hora de se perguntar se o problema é resolvido com inovação tecnológica, como o implemento de um software?

O problema está na equipe que está desfalcada e precisa de novas contratações? A questão é de inovação em termos técnicos e um treinamento como toda a equipe é a melhor solução?

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#3 Planeje treinamentos internos

Este tópico deve estar dentro de um planejamento anual estratégico do RH. Após a análise de quais são os principais problemas da empresa, o RH deve estudar como serão feitos os treinamentos.

Primeiro, deve-se ver quais os custos, quem realizará, onde será e quem deverá participar.

O público-alvo destes treinamentos deve-se ter atenção para que a sua participação não afete o dia a dia da empresa e nem a produção devido a sua ausência.

Também é importante o período de realização, pois não pode bater com as férias dos participantes e nem com épocas de maior fluxo e demanda no trabalho.

#4 Realização e análise

A organização é crucial nos treinamentos internos, quanto mais organizados, menos estresses acontecerão no dia e na hora do evento.

O que for de alcance da empresa deve ser visto e revisto sempre com antecedência – diminuindo as chances de imprevistos.

E, após os treinamentos internos, é muito importante que exista um feedback dos colaboradores: participação, conteúdo, sobre quem deu o treinamento, a organização e como a capacitação pode mudar o seu dia a dia no trabalho.

Dessa forma, a empresa consegue melhorar na assertividade dos programas de treinamento, além de avaliar e metrificar os resultados dos treinamentos a cada ano.

Escute também o nosso podcast: Employer Branding – mais impacto, menos brinde!


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