A pesquisa de engajamento é muito importante, principalmente em tempos como este. O desafio do RH é conseguir manter os colaboradores engajados mesmo trabalhando de maneira remota.
Em 2018, a ADP Research Institute realizou uma pesquisa com mais de 19 mil colaboradores de diversas empresas pelo mundo e constatou que apenas 16% dos entrevistado eram considerados engajados.
O que é uma pesquisa de engajamento?
O engajamento do colaborador nada mais é que o seu envolvimento e sua interação de maneira entusiasmada com a empresa.
É papel do líder gerar um ambiente engajado, mas também é necessário uma atitude por parte dos liderados. Gerir pessoas é uma tarefa difícil e o primeiro é entender que a vida pessoal e a profissional andam juntas – principalmente trabalhando de casa.
A pesquisa de engajamento é feita de forma anônima, onde o colaborador pode se sentir à vontade para trazer todos os pontos positivos e negativos do ambiente de trabalho, dos seus líderes, colegas de trabalho e como é realizado essa interação.
Qual a importância da pesquisa de engajamento para o trabalho remoto?
O home office já vem sendo adotado por várias empresas e com a pandemia muitas foram obrigadas a adotá-lo. E o que vem a mente é: como manter o colaborador engajado neste tipo de trabalho?
#Conheça o seu colaborador
O primeiro e o principal passo de um líder é conhecer bem a sua equipe e isso vale para todos os setores.
Quando o colaborador trabalha em casa, especialmente agora na pandemia, se ele não morar só acarreta em filho que não está na escola e pode atrapalhar, assim como outras pessoas que dividem o mesmo ambiente (cônjuge, roomate, pais, etc).
É importante que a empresa compreenda que o colaborador está trazendo a empresa para dentro da sua casa e da sua intimidade. E para que ele se sinta à vontade é preciso ter confiança.
A gestão de pessoas funciona como um relacionamento de pessoas e como toda relação para dar certo é preciso ter confiança.
Entender a realidade em que o seu colaborador se encontra é a melhor maneira de agir e traçar metas e estratégias mais assertivas.
Traçar metas também é uma forma de motivar o seu colaborador. Você sabe o quesão OKRs? Veja como essa ferramenta vai te ajudar a alcançar suas metas!
#Socialização
Olho no olho, um abraço ou até um aperto de mão traz um sentimento de conforto e confiança. Mas é possível estender esses laços através de algumas ações.
Faça reuniões diárias por vídeo e não só acerca do trabalho, combine um dia para trazer alguém da família e confraternizem. Que tal fazer um happy hour virtual? Muitas empresas também estão utilizando essa estratégia.
Você sabe se tem algum músico escondido dentro do seu time? Um mágico? Organize um show de talentos e leve entretenimento e entrosamento entre os colegas.
#Pequenas ações que fazem toda diferença
Algumas empresas estão indo além de marcar um happy hour e mandaram o kit para esse evento. Petiscos e bebidas, combinação de vestimenta, entre outros para não deixar que o virtual seja uma barreira.
Outras presentearam com doces e bolos para deixar o trabalho remoto mais doce. E também pensaram na saúde física e mental oferecendo serviços de exercício físico, nutrição e psicológico.
#Mostrar os benefícios
Menos trânsito, menos gastos e mais tempo para a família e para a casa são alguns dos benefícios.
É importante que a pesquisa consiga indicar se esses benefícios são percebidos pelos colaboradores e quais são as suas dores. Quanto mais benefícios enxergarem, mais motivados ficarão.
A pesquisa de engajamento deve ser realizada com frequência para que as estratégias traçadas pelo RH seja adaptadas de acordo com a necessidade e que a produtividade não caia e nem o desempenho dos seus colaboradores.
Ferramentas de pesquisa de engajamento
Como ela será feito vai depender do tamanho da sua empresa com formatos mais simples e gratuitos até ferramentas pagas. Como por exemplo:
-Formulário Google;
-Survey Monkey;
-Questionarios.com
-Survio.
A essência de equipe está além da presença física, cabe aos líderes e aos colaboradores trabalharem para que dê certo.
Você pensa na experiência do seu colaborador? Confira nosso e-book sobre o Employee Experience!
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