Educação Financeira 15 de dezembro de 2020 Imagem de seta

Sair das dívidas: 7 passos para sair delas até o fim do ano 

homem longe subindo uma montanha que aparece seu pico e sua leve descida representando os passos para sair das dívidas

Vai chegando próximo do fim do ano e a maioria das pessoas têm sempre aquela preocupação de não iniciar o ano seguinte no vermelho e sair das dívidas.

Todo mundo quer começar um novo ano com as dívidas zeradas, mas nem sempre sabe como fazer isso acontecer, afinal, fim de ano significa festas, presentes, roupa nova e diversos gastos. Porém, iniciar o ano no “azul” é possível, sim, e a gente vai ter mostrar como.

Educação financeira e como sair das dívidas

Para grande parte das pessoas, saber como administrar as finanças não é algo simples e o que parece ser um bicho de 7 cabeças, na verdade, é mais simples do que se imagina. 

A organização financeira deve ser parte da sua cultura pessoal o ano inteiro e não só no fim dele, pois isso evita um grande estresse e cortes para evitar prejuízos.

Gestão financeira: 6 piores erros que você pode cometer. Fique atento!

7 passos para sair das dívidas até o fim do ano 

#1 Anote todos os seus gastos

Saber todas as suas despesas fixas do mês é o mais importante para sair das dívidas, porque te ajuda a entender se você gasta mais do que ganha e até a enxergar se é necessário algum corte nesses gastos.

Contas de água, luz, aluguel, condomínio, feira, entre outros – coloque tudo na ponta do lápis e seja o mais preciso possível. Anote também sempre que tiver um gasto extra, assim você vai saber exatamente onde foi parar aquele dinheiro que não estava na “programação”.

#2 Organize sua vida financeira para sair das dívidas

Pare de fazer novas dívidas e comece a quitar as que você possui. Tente fazer um acordo primeiro para sair das dívidas mais antigas e vá pagando aos poucos.

Lembre-se que esses pagamentos precisam estar dentro do seu orçamento ou você vai acabar fazer mais dívidas. Uma opção para conseguir os melhores juros é optar por “substituir” uma dívida por um crédito consignado privado, que possui os juros mais baixos do mercado. Veja aqui como funciona o crédito consignado.

planilha de gastos

#3 Corte gastos desnecessários 

Por mais difícil que seja cortar algumas despesas, pense sempre a longo prazo e que certos cortes são temporários e outros você irá perceber que nem irão fazer falta. Tenha em mente que a prioridade é sair das dívidas. Veja 6 coisas que você não precisa comprar na pandemia!

Evite comer fora de casa e leve seu almoço de casa para o trabalho. Opte por opções mais econômicas de transporte, reduza as saídas e evite viagens que irão acarretar contas muito altos.

#4 Busque uma renda extra para sair das dívidas

Final do ano é a época perfeita para ir em busca de uma renda extra, principalmente se for em vendas. É um passo muito importante para sair das dívidas.

Você pode se desfazer de coisas que você não usa mais e vendê-las na internet ou até mesmo aproveitar um talento que você possui e fazer artesanatos.

#5 Pesquise antes de comprar

Principalmente no final do ano onde a procura e oferta aumentam muito, é preciso ficar atento aos preços e não comprar na primeira loja que entrar.

Se fizer isso, é possível virar a esquina e encontrar o mesmo produto por um preço muito melhor e a dor do arrependimento vai ser maior que o esforço da busca da melhor oferta. 

#6 Tenha sempre uma reserva

Durante todo o ano é muito importante guardar uma parte do seu salário para emergências, seja para fazer uma viagem ou até mesmo trocar de carro.

Os especialistas recomendam no mínimo 10% do seu salário. Você pode guardar esse dinheiro em uma poupança, mas é extremamente importante só utilizar esse dinheiro se necessário.

Está passando por um momento de crise? Veja como o crédito consignado pode te ajudar!

#7 Use seu 13º com sabedoria

O 13º é uma ótima oportunidade para quitar as dívidas. Você pode utilizar apenas uma parte para ajudar nas dívidas e reservar uma outra parte para te ajudar mais na frente.

Não gaste tudo com as compras de final de ano porque esse dinheiro pode fazer falta depois.

Não tem nada melhor que iniciar o ano sem dívidas e sem preocupações financeira. É claro que você pode presentear e curtir seu natal e réveillon, mas lembre-se sempre de se organizar e fazer apenas aquilo que é possível dentro do seu orçamento. Faça disso uma resolução de ano novo, assim como cuidar da sua vida financeira a partir de agora.

Está com o nome sujo e quer saber se demora para limpar o nome? Confira agora!


Voltar