Educação Financeira 8 de outubro de 2020 Imagem de seta

Comprar na pandemia: 6 coisas que você não precisa e seu bolso agradece

pilha de caixas em frente à uma porta de uma casa representando compras na pandemia

Comprar na pandemia além do essencial pode trazer graves consequências para o seu bolso. Vamos te ajudar a não comprar por impulso. Confira!

Comprar na pandemia? Como escolher?

Apesar da crise econômica que o mundo vem enfrentando, segundo o levantamento feito pelo Instituto Locomotiva cerca de 16,5 milhões de pessoas começaram a usar o serviço de delivery e 46 milhões aumentaram a frequência de utilização.

Com a volta gradual do comércio é preciso estar atento para não fazer o chamado revenge spending – gasto de vingança – e descontar o tempo de isolamento em compras desnecessárias.

Se você está recebendo o auxílio emergencial ou resgatou o seu FGTS fique atento para priorizar os seus gastos. Ficou desempregado? 4 dicas para o benefício durar mais! 

Se prenda o que é essencial, afinal a comprar na pandemia – principalmente por impulso – pode ter consequências já que não se sabe por quanto tempo essa crise irá continuar!

 6 Coisas que você não precisa comprar na pandemia

#1 Utensílios de cozinha

Durante a quarentena, muitos descobriram o pequeno chef que estava guardado dentro de si e começaram a comprar na pandemia utensílios de cozinha. 

São pessoas que já gostavam de cozinhar e não tinham tempo. Agora, se você não cozinhava nada porque não gostava e resolveu tentar – cuidado, pra não jogar dinheiro fora. 

Por questão de necessidade é normal ter ido para cozinha em períodos como estes, mas utilize o que você tem e se apegue ao básico, nada de receitas que exigem ingredientes caros e difíceis, pois provavelmente vão ficar parados no armário.

E os utensílios que você nem sabe pra que serve, batedeiras, mixers, formas diferente? Tudo no armário novamente.

Para se ter uma ideia, as vendas de máquinas de fazer pão aumentaram 243% durante a quarentena. A probabilidade dela ficar encostada em algum canto da casa após o período de isolamento é muito alta.

Se não é a sua, não adianta forçar, cozinha o básico e quando quiser comer algo diferente usa o delivery, mas sem exageros.

#2 Livros

O hábito de ler é excelente e é o grande companheiro de muita gente antes da quarentena, mas fique atento a economia do frete ou o impulso de querer ler vários livros e acabar não lendo nenhum.

Comprar na pandemia requer senso critico. Se você começou a ler na quarentena, não tem porquê comprar 10 livros de uma vez, não é? Ou mesmo sendo um amante dos livros também não tem necessidade de comprar vários apenas pelo frete grátis.

Com mais tempo em casa, as pessoas também acabaram cuidando mais da casa, vendo mais filmes, séries, trabalhando de home-office, então apesar de ter mais tempo, sempre tem outras obrigações a serem feitas.

Portanto, a economia no frete pode fazer com que você coloque os livros na prateleira sem conseguir lê-los. Outra opção é a versão digital – o ebook, são mais baratos e você pode baixá-lo no seu celular, tablet ou notebook.

#3 Produtos de cabelo e pele

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que durante o isolamento resolveu fazer da sua casa um dia da beleza, não é?

Teve gente que comprou o kit completo, secador, chapinha, tesoura, tinta, luva e tudo mais, mas que não faz ideia de como usá-los. Qual o resultado disso? Dinheiro jogado no lixo e mais objetos no armário do desperdício.

Comprar na pandemia esses produtos também é bem perigoso, tanto para o cabelo quanto para a pele, se você não entende ou não está sendo acompanhando por um profissional, pode ser um problema.

Além de estar gastando com algo que você nem tem certeza que é bom ou que é para o seu tipo de pele, pode ter o resultado contrário e você pode gastar até mais para reparar o efeito do uso do produto errado.

#4 equipamentos de ginástica

Muita gente começou ou deu continuidade ao exercício físico durante a quarentena, uns desde o início outros depois – principalmente motivados pelo ganho de peso durante o isolamento.

Então, o aumento pelos equipamentos aumentaram, desde os mais simples como elásticos e halteres, até estruturas maiores, como bicicletas e esteiras ergométricas. 

Comprar na pandemia enquanto as academias não retornavam ou até mesmo as atividades ao ar livre foi a solução. A OLX teve um aumento de 295% nas compras de bicicletas ergométricas, por exemplo.

Mas se você não era uma pessoa ativa, não queria frequentar uma academia, achava chato fazer exercícios e tinha preguiça até de ir fazer uma caminhada. Qual a probabilidade de você trocar os exercícios por um filme e pipoca?

Além disso, é perigoso se você não sabe como utilizar os aparelhos, faz aulas on-line onde o professor não sabe do seu histórico, suas taxas, doenças, alimentação, entre outros, que podem fazer com que o exercício acabe se tornando prejudicial.

#5 Cursos on-line

Com tanto tempo em casa, finalmente posso fazer aquele curso que eu estava querendo, certo? A resposta é: depende.

Se é um curso que você já conhecia e realmente tinha interesse em fazer e não tinha tempo, vale a pena. Mas cabe no seu bolso? O cenário é de incertezas, então cuidado.

O aumento dos anúncios oferecendo todo tipo de curso nas redes sociais, aumentou e por impulso, algumas pessoas acabam comprando sem nem pesquisar sobre a instituição ou de analisar se aquele curso vai agregar na sua vida pessoal ou no trabalho.

#6 Eletrodomésticos

Alguns deles são essenciais, então se sua geladeira quebrou, de fato você pode se apartar e comprá-la em suaves parcelas que caiba no seu bolso.

Agora, muita gente foi atrás do robô aspirador e da lava-louças, duas coisas que você sabe que não são essenciais e pode não ter pesquisado se realmente valem a pena.

Até porque com esse tempo todo em casa, lavar a sua louça e limpar a sua casa até te ajudaram a passar o tempo, quase uma terapia. Então pense bem na hora de comprar!

planilha de gastos

#7 Serviços de streaming e delivery

De repente você teve tempo para “maratonar” todas as séries que você gosta e começar novas, ver filmes, documentários, reality shows, mas calma, você só não fazia por que não tinha tempo ou dividia seu tempo livre com outras coisas?

Com mais opções, você pode querer assinar Netflix, HBO, Prime, a Disney + está chegando e você já está ansioso para assiná-la? Cuidado, você consome mesmo todas essas plataformas? 

A assinatura não tem multa, você pode escolher a que você mais utiliza e terminar as suas séries e depois cancelar e assinar outra e assistir outras coisas, não precisa assinar tudo de uma vez.

Do mesmo jeito que tivemos novos chefs de cozinha, muita gente ficou acomodado em várias opções de delivery tanto para fazer compras como para pedir comida. Coloque tudo na sua planilha de gastos pessoais e veja o que você está gastando, é mesmo necessários?

Economizar em tempos de incerteza é muito importante, fazer uma reserva de emergência e buscar comprar apenas o essencial. Veja como economizar no supermercado!

Comprar por impulso pode ser um tiro no pé, ainda não se sabe por quanto tempo teremos que lidar com o vírus se haverá um novo período de isolamento. Confira os aplicativos que podem te ajudar a controlar as suas finanças!

Não se sabe se a empresa em que você trabalha ou seu emprego sobreviverá à crise. O momento é de cautela e não de impulso, analise bem as suas compras e assim poderá passar dessa crise da melhor maneira possível.

Veja também: Saúde financeira: veja como RH da sua empresa pode te ajudar


Voltar