Conteúdo para RH 20 de janeiro de 2022 Imagem de seta

Remote First x Trabalho Remoto: veja as diferenças

Pessoa sentada no chão com notebook no colo e ao lado tem um copo e papéis representando o trabalho remoto

O Remote First é o assunto do momento. Mas você sabe a diferença dele para o trabalho remoto? Veja tudo que precisa saber agora!

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O que é Remote First?

É um conceito e um movimento que já existia antes, mas tomou uma proporção muito maior com a pandemia da COVID-19.

Nesse movimento a prioridade para a empresa é o trabalho remoto, isso faz parte da sua cultura organizacional.

Dentro dessa cultura, o Remote First traz ferramentas para que o trabalho remoto funcione sem ruídos.

Como uma boa comunicação entre líderes e colaboradores desde a hora do recrutamento.

Por serem empresas com foco no trabalho remoto, são empresas com grandes pessoas de culturas diferentes – com maior diversidade.

É preciso ter processos realmente remotos e deixar de lado alguns processos tradicionais para implementar o Remote First.

Cada empresa precisa avaliar o que fica e o que não cabe mais dentro de um mundo completamente remoto.

Os colaboradores precisam de uma boa gestão de pessoas para direcioná-los quanto às ferramentas disponíveis na empresa.

Assim como todo o funcionamento da empresa em relação a comunicação no dia a dia, e-mails, chats internos, nuvens compartilhadas, entre outros.

Remote First X Trabalho Remoto

O trabalho remoto, também conhecido como teletrabalho ou home office, consiste no modelo de trabalho à distância – fora do escritório.

Com a pandemia, as empresas que não operam com esse modelo de trabalho foram obrigadas a adotá-lo pelo menos durante a quarentena para continuar funcionando.

A empresa pode ter alguns setores que trabalham remoto e outros não, assim como também seguir um modelo híbrido – um período de tempo no escritório e outro remoto.

Diferentemente do Remote First, que, como explicamos acima, é um conceito que faz parte de uma empresa que seja 100% remota.

E isso inclui todos os colaboradores, líderes e processos.

O trabalho remoto faz parte do Remote First, mas tem todas as empresas que fazem trabalho remoto são Remote First.

Qual o papel do RH nisso tudo?

O RH deve estar sempre junto aos líderes para entender, especialmente neste período de pandemia, qual é o melhor modelo para empresa.

Se a empresa se adaptou bem ao modelo de trabalho remoto e as vantagens foram maiores, por que não continuar desta forma?

Mas, para isso, é importante fazer uma pesquisa de clima organizacional para ver como os colaboradores estão e quais os problemas que precisam ser resolvidos para a implementação total.

Ao tomar a decisão de ser completamente remoto, a empresa precisa implementar o conceito do Remote First para que não haja nenhum ruído entre os processos.

Para ser uma empresa Remote First, algumas coisas do modo tradicional precisam ficar para trás. Daí a importância de equipes estratégicas para entender o que fica e o que já não cabe mais nesse novo modelo.

O RH também pode entender junto aos colaboradores e ao dia a dia da empresa que o modelo 100% remoto não está funcionando para todos.

Um RH estratégico precisa estar por dentro de tudo que se passa na empresa – da liderança até cada setor.

Quanto mais conhecimento ele tiver, mais vai entender o que funciona e o que tem funcionado. Assim como vai saber as vantagens e desvantagens do modelo remoto na sua empresa.

Desta forma, podem chegar a várias soluções, como alguns setores híbridos e outros não. Veja como engajar em 4 passos no modelo híbrido!

Algumas empresas deixaram para cada líder decidir quantas vezes o seu time deveria ir para o escritório. Cada empresa vai ter o seu modo e, por isso, é tão importante a comunicação entre todos.

Escute também: O futuro dos escritórios e a segurança de colaboradores 


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