O processo de recrutamento e seleção vai além de olhar currículos e competências. É algo muito mais complexo, e vários pontos devem ser levados em conta para que você escolha uma pessoa com o perfil ideal para vaga – e empresa.
A maior dificuldade das empresas ainda está na dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Apesar do Brasil está evoluindo ao longo dos anos, no ano passado, a empresa global de recursos humanos ManPowerGroup, mostrou que 34% das empresas tiveram dificuldade na fase de recrutamento.
Separamos 6 segredos para contratar os melhores profissionais descubra quais são:
#1 Saiba exatamente o que você procura
Criar uma imagem específica do que você quer e espera dos seus colaboradores pode até parecer complicado, mas vai te ajudar a contratar quem de fato se encaixar na vaga.
Quem não sabe o que busca, não identifica com o que acha.
Isso pode ser feito utilizando como base seus colaboradores atuais, é preciso saber enxergar seus atributos, valores, com o que se importam e características psicológicas necessárias para atuar na área – e em uma entrevista identificar quem compartilha dessas mesmas características.
#2 Recrutamento e seleção: qualidade é melhor do que quantidade
Se você encontrar o perfil ideal, por competência, valores e DNA, faça a contratação. Mesmo que isso signifique um salário mais alto, lembre-se que o desempenho acompanha essa lógica. Profissionais mais qualificados têm melhores resultados em menor tempo.
#3 Contrate pelas atitudes e trabalhe as habilidades
É quase poético, mas é bem importante. Observe as atitudes dos seus candidatos, sua forma de pensar, como ela se comporta diante de outras pessoas, ideias ou atividades.
Pessoas com atitudes positivas costumam se comportar de forma mais efetivas diante de problemas, e pessoas negativas têm tendência a reagir de forma negativa em maior parte das situações. Leve em conta: é mais fácil um candidato ganhar habilidades do que mudar de comportamento.
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#4 Insira seus colaboradores no processo de recrutamento e seleção
Treinar seus funcionários para estarem aptos a se envolverem no processo de seleção pode ser uma ferramenta valiosa para empresa.
Uma entrevista com o diretor do setor que está contratando, conhecer e conversar com possíveis futuros colegas de trabalho, é uma forma de observar como aquele candidato se comporta dentro daquele grupo, como comunica e como lida com um ambiente diversificado.
#5 Especifique a sua vaga
O processo de seleção começa desde o momento em que o RH recebe um currículo para avaliação até sua última etapa.
É comum receber muitos currículos que no final não se encaixam com a vaga, então para otimizar seu tempo crie uma descrição para ela com alguns itens essenciais:
– Nome do cargo;
– Funções a serem desempenhadas;
– Habilidades necessárias;
– Formação mínima;
– Experiência solicitada;
– Diferenciais (conhecimento em línguas);
– Horário de trabalho;
– Local de trabalho;
– Tipo de contratação (CLT, PJ, freelancer);
– Salário;
– Benefício.
#6 Conheça seus candidatos
É importante conhecer quem você vai entrevistar, tenha seu currículo em mãos, crie um diálogo a partir das informações obtidas nele e tire suas dúvidas sobre habilidades, formação e experiências anteriores.
Elabore perguntas, crie situações compatíveis com o dia a dia da sua empresa para que o candidato solucione, é uma boa forma de avaliar como ele sairia em uma situação real.
Esse processo faz parte do crescimento da empresa e é importante que todos os seu colaboradores conheçam e façam parte dele. Quando as pessoas estão felizes em seu ambiente de trabalho, eles recomendam pessoas que podem ser exatamente o que a empresa precise.
Faça com que o planejamento seja bem feito e organizado, assim a chance de errar é menor. Com a estratégia feita, o operacional trabalha melhor e juntos concretizam o plano da melhor forma possível.
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