Conteúdo para RH 12 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Gestão de pessoas: 6 filmes que todo profissional de RH precisa assistir

Foto de um balde de pipoca, representando os filmes que todo RH deve assistir sobre gestão de pessoas

O trabalho do profissional de Recursos Humanos é fundamental dentro de qualquer empresa e tem grande importância na vida de todos os colaboradores. Se aperfeiçoar através de cursos, palestras e muita leitura é essencial, porém pode se tornar um pouco monótono. A gestão de pessoas, nem sempre é um caminho fácil. 

Então, para ajudá-los a crescer de forma descontraída e divertida, separamos uma lista com 6 filmes que todo profissional de RH precisa assistir sobre gestão de pessoas.

1# Um senhor estagiário (2015)

Gestão de Pessoas

O filme mostra como um bom trabalho de gestão pode motivar seus colaboradores dentro de suas diferenças, além de prezar por sua integridade.

Um viúvo de 70 anos, cansado da aposentadoria vê a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho se tornando estagiário de uma empresa de vendas de roupas online.

Esse filme consegue extrair o bom e o ruim das relações entre empresa e colaboradores, de forma leve e descontraída, é possível utilizar seus exemplos para atrair melhorias na gestão de pessoas.

#2 Os estagiários (2013)

Gestão de Pessoas

Dois vendedores com carreiras interrompidas pela era digital concorrem a uma vaga como estagiários no Google, onde devem competir com um grupo de jovens na esperança de serem efetivados na vaga.

Com foco no processo seletivo, o filme traz de forma divertida a visão de grandes corporações como o Google na importância dos estagiários – e em como seu potencial pode ser desenvolvido. O filme foi gravado dentro da sede do Google.

#3 Moneyball – O homem que mudou o jogo (2011)

gestão de pessoas

Esse filme tem uma visão estratégica dentro do mundo esportivo. Mostra de forma inovadora como os colaboradores não devem ser tratados apenas como números e que deve se levar em conta suas habilidades individuais, pontos positivos e negativos para se trabalhar de forma mais eficiente com cada um deles e obter um desempenho muito maior.

capa-banner-ebook-rh-do-futuro

Baseado em uma história real, o líder do time de baseball Oakland Athletics, enfrentando dificuldades financeiras, consegue dar uma reviravolta para vencer o campeonato utilizando um sistema de estatística para analisar os jogadores – colocando-os em posições onde suas performances são melhores. Um linda lição sobre gestão de pessoas. 

#4 A grande virada (2010)

Gestão de Pessoas

Esse filme traz mais um exemplo de superação, de como muitos trabalhadores não estão preparados para uma demissão e de como as empresas se comportam em tempos de crise.

O filme é centrado na vida de três homens tentando sobreviver após uma demissão em massa de uma grande corporação, afetando suas vidas e das suas famílias.

#5 À procura da felicidade (2006)

a procura da felicidade 1 l

Esse filme tem uma história de motivação, persistência e superação muito comovente – e é baseado em fatos reais. Traz uma reflexão importante de como é necessário se dedicar para alcançar seus objetivos e de como a empresa deve enxergar seus colaboradores para que eles desenvolvam responsabilidades – a o papel do RH na gestão de pessoas. 

Um vendedor de São Francisco, Chris Gardner (Will Smith), luta para construir um futuro para ele e seu filho de 5 anos. Após se candidatar à uma vaga de estágio não remunerada, Chris passa por diversas dificuldades para se tornar um grande profissional de Wall Street.

#6 O diabo veste prada (2006)

Cena do filme O Diabo veste prata 01

Assim como precisamos aprender o que fazer, o que não fazer também tem que ser visto. Esse filme mostra como o mercado de trabalho pode ser competitivo e desgastante, além de trazer um alerta sobre abuso de poder e ambientes de trabalhos tóxicos.

Em Nova York, uma jornalista recém graduada, Andrea Sachs, é contratada para trabalhar como assistente da poderosa e sofisticada Miranda Priestly, uma executiva impiedosa de uma revista de moda “Runway”, cargo que aceita acreditando ser apenas temporário. Passando por cima de tudo que acredita para se tornar uma renomada jornalista, acaba afetando sua vida pessoal e relacionamento com amigos, família e seu namorado.


Voltar