Profissionais endividados podem ter problemas na sua vida pessoal e profissional, pois o estresse gerado pela preocupação financeira faz com que o seu rendimento caia em até 15% em relação aos demais colaboradores, segundo estudo realizado pelo “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing 2018-19”.
Nesse contexto, o que o RH pode fazer para ajudar? Veja agora!
As preocupações com as dívidas constantemente causam insônia, podendo causar alterações de humor, afetando o relacionamento dentro da empresa, reduzindo a produtividade e capacidade de concentração do trabalhador.
É importante assegurar o bem estar dos colaboradores dentro e fora da empresa porque esses dois mundos estão interligados.
Pense com a gente: se você estiver com problemas financeiros, noites de sonos mal dormidas, como está o seu corpo e sua menta no dia seguinte para trabalhar?
O que o RH pode fazer para ajudar os profissionais endividados?
De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiro (ABEFIN), 8 em 10 cada dez trabalhadores vivem algum problema financeiro.
O Grupo H é uma empresa focada em buscar soluções financeiras para funcionários de empresas privadas, educando, além de oferecer crédito consciente à esses colaboradores. Afinal, é nossa missão valorizar as pessoas e ajudá-las a garantir a liberdade financeira.
Esse deve ser o objetivo das empresas que querem estar em constante crescimento, entender que seus colaboradores necessitam crescer junto.
A preocupação com a situação financeira do colaborador é fundamental para que esse crescimento ocorra, afinal se uma peça não funciona bem, tudo pode sair do eixo e comprometer todo o funcionamento dessa empresa.
O RH pode ajudar aos colaboradores com a redução de salários e da jornada de trabalho. Veja como!
#1 Educação Financeira para os profissionais endividados
Esteja atento aos principais problemas que afetam a vida financeira dos colaboradores, com isso, promova um programa de educação financeira, que poderá ser um workshop, orientação individual, cursos ou palestras.
É quase impossível você mapear os problemas financeiros dos seus colaboradores de forma individual, mas você pode criar grupos e programas de uma forma mais macro, possibilitando o interesse do próprio colaborador pelo assunto.
#2 Fintechs
Buscar uma Fintech como o Grupo H é uma solução que tem sido bastante utilizada pelas empresas, assim é possível unir a educação financeira e oferecer crédito consignado consciente aos colaboradores.
Mas cuidado, falar em educação financeira virou rotineiro, o problema é muita gente fala que faz, mas poucas fazem de verdade. Certifique-se de encontrar um parceiro que realmente consiga ajudar você com esse tema.
#3 Crie campanhas internas de incentivo para hábitos financeiros saudáveis
Faça com que os seus colaboradores estejam sempre em contato com soluções financeiras práticas para o dia a dia.
Quando você aborda de forma leve esse assunto e traz soluções que podem ser facilmente aplicadas mais rápido o colaborador irá absorver como parte da sua rotina esses hábitos.
É importante não só buscar as soluções para as dívidas, mas também prevenir para que essas não ocorram.
#4 Ofereça um Plano de Cargos e Carreira
É bom para manter o colaborador motivado e também para que exista uma projeção desse funcionário de uma melhoria financeira.
O trabalho é uma extensão da vida dessa colaborador e a empresa deve fazer parte de forma positiva desse momento.
Veja também como o RH pode diminuir o absenteísmo e o turnover na sua empresa!
Voltar