Educação Financeira 27 de fevereiro de 2022 Imagem de seta

Produtividade: qual o impacto das dívidas e como melhorar isso?

Produtividade: qual o impacto das dívidas e como melhorar isso?

Segundo pesquisa realizada pela Unicamp e pelo Instituto Axxus, 96% dos profissionais de RH acreditam que os problemas financeiros prejudicam a produtividade dos colaboradores. Apesar disso, muitas empresas não contam com ações específicas para ajudá-los a se livrar das dívidas.

A seguir, veja como o endividamento prejudica o desempenho profissional e que atitudes podem ser tomadas pelas empresas para enfrentar o problema.

Como as dívidas afetam a produtividade no trabalho?

A tensão permanente causada pelas dívidas é o ponto de partida para uma sequência de acontecimento que derruba a produtividade em termos individuais e coletivos:

Desgaste físico e mental

Um estudo realizado em 2019 pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) mostrou que a incerteza financeira é a maior fonte de ansiedade e preocupação para 78% dos brasileiros. Esse impacto emocional costuma levar a sérios problemas de autoestima, já que os endividados se sentem indignos e desvalorizados.

Outro ponto preocupante é que, por conta da ausência de instrução específica sobre finanças, é muito comum que essas pessoas recorram a empréstimos com juros cada vez mais elevados para cobrir dívidas anteriores. Dessa forma, a bola de neve faz com que o desgaste mental só cresça.

Maior risco de conflitos

As consequências dos problemas financeiros podem se manifestar de várias formas e uma das mais comuns diz respeito ao comportamento no trabalho. Além de ter a produtividade reduzida, o colaborador pressionado por problemas pessoais costuma ter relações conflituosas também no ambiente profissional, prejudicando o ambiente como um todo. 

Aumento de turnover e absenteísmo

Um clima organizacional ruim é um dos principais fatores por trás dos altos índices de turnover e absenteísmo. Quando a empresa não toma providências contra a alta rotatividade dos funcionários, também há impacto sobre a qualidade dos produtos e serviços. O resultado final de toda essa sequência de fatos pode ser a perda de clientes e da credibilidade da marca.

Como sua empresa pode ajudar o colaborador a superar as dívidas?

A partir do momento em que o RH percebe as dificuldades financeiras dos colaboradores como um problema a ser combatido, é indispensável tomar uma atitude. Além dos benefícios para funcionários já previstos em lei, as empresas podem adicionar outras alternativas para compor um pacote abrangente e atrativo. 

Os mais conhecidos, como o plano de saúde e o vale alimentação, já tiram um peso do bolso do colaborador. Contudo, é possível ir além e ajudá-lo a superar emergências financeiras e construir uma nova relação com dinheiro. Nesse sentido, dois benefícios se destacam:

1. Crédito consignado privado

O crédito consignado privado é uma modalidade de empréstimo em que o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento. Isso faz com que as taxas de juros sejam bem menores do que em outros tipos de operação financeira. Certamente, é uma ótima alternativa para lidar com situações inesperadas.

Além de ser útil para o funcionário, o crédito consignado também é interessante para o empregador. Por se tratar de um sistema de convênio, o benefício tem custo zero para a empresa. 

2. Programas de educação financeira

Enquanto o consignado dá apoio para superar as emergências, um programa de educação financeira fornece o suporte necessário para que o colaborador alcance uma condição de equilíbrio e possa planejar o próprio futuro. Com a ajuda de especialistas, ele pode aprender a utilizar seus recursos de forma mais inteligente e eficiente.

Quer levar esses benefícios para sua empresa? Conheça as soluções financeiras do Grupo H e aumente a produtividade ao investir na qualidade de vida do seu time.


Voltar