Conteúdo para RH 9 de fevereiro de 2021 Imagem de seta

People First: 6 razões para implementar na sua empresa

quatro dedos de uma mesma mão juntos, com várias tintas coloridas misturadas sobre os dedos representando o people first

People First nada mais é que colocar o colaborador em primeiro lugar e que ações devem ser desenvolvida para eles, como parte de um RH estratégico. Confira 6 razões para implementar na sua empresa!

As ações dos seus colaboradores vem em primeiro lugar? Entenda essa estratégia e o porquê de implementá-la na sua empresa.

O que é People First?

É quando as instituições colocam as pessoas em primeiro lugar. Essa estratégia tem impacto direto no clima organizacional da empresa e, consequentemente, nos negócios.

Dessa forma, a empresa, em seu planejamento, focam primeiramente em ações voltadas para os colaboradores.

Essa estratégia alinha com o marketing Human 2 Human (H2H), traduzido para “humano para humano”, que é implementado para clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, etc.

E com os colaboradores ele já pode ser visto desde o processo de seleção e recrutação – inbound recruiting, onde a empresa atrai os candidatos em forma de educação para depois convidá-lo para o processo seletivo.

Por que implementar o People First?

É importante para um RH estratégico colocar o colaborador em primeiro lugar – faz parte da experiência do funcionário. Além disso, essas estratégias podem ter uma queda significativa no absenteísmo e no turnover.

Além disso, as razões para implementar estão:

#1 Aumento da produtividade

Com ações voltadas para o colaborador, ele tem menos preocupações e se sente mais valorizado – se tornando mais produtivo.

#2 Melhora no desempenho e performance

Quando falamos em ações para o colaborador, está muito além dos benefícios como plano de saúde, vale alimentação, etc.

Colocá-lo em primeiro lugar, também significa valorizar o seu trabalho, bonificar metas, acompanhar o seu crescimento – profissional e pessoal, fornecer treinamentos, especializações. Com tudo isso, o seu desempenho e a sua performance, com certeza, terão vários benefícios positivos.

Metas RH blog

#3 Engajamento

No People First, é importante que existam ações de integração da empresa, seja na sua equipe do dia dia, no seu setor e na empresa como um todo.

Fazer integração dos colaboradores com os líderes também mostram a preocupação em liderar e não apenas em comandar uma empresa.

#4 Retenção de talentos

A rotatividade da geração Y – mais conhecida como millennials – é bem alta. São conhecidos por serem imediatistas e, mesmo sem experiência, já são ambiciosos em relação aos cargos mais altos.

Mas, devido a crise econômica que o país está enfrentando, até eles estão em busca de estabilidade profissional e entender as suas angústias e ansiedades podem fazer a diferença de reter essa geração de multitarefas.

Com o People First e as ações direcionadas para os colaboradores, podem reter talentos e mais do que isso. Veja como a Netflix transformou os seu colaboradores em fãs!

#5 Alcance de metas e objetivos

No People First, ao ter atenção aos problemas dos colaboradores vai eliminando as dificuldades encontrada para alcançar as metas e objetivos da empresa. Funcionário valorizado é funcionário produtivo.

E, para isso, é preciso conhecer o seu contratado – essência do People First. A pandemia fez com que muitas empresas adotassem o trabalho remoto e algumas escolheram mantê-lo por diminuição de custos.

Também teve benefícios para o colaborador, como não gastar tempo e dinheiro com deslocamento e passar mais tempo com a família, porém houve uma diminuição no engajamento e isso tem que ser colocado em pauta. Veja como aplicar uma pesquisa de engajamento no trabalho remoto!

#6 Fortalecimento do Branding

Quando maior a valorização do colaborador, mais ele se sentirá parte da empresa. O crescimento da marca é também o crescimento dele. Essa é uma das maiores vantagens do People First.

Com esse sentimento fortalecido – de dentro para fora, os clientes também conseguem sentir o espírito da empresa. Fortalecendo assim, o posicionamento da empresa e seus valores ,criando mais conexões.

Desenvolver as competências dos funcionários podem ter resultados incríveis. Mesmo com toda a transformação digital, o trabalho dos seres humanos tem sido cada vez mais fundamentais. 

Você conhece a Emploer Branding? Confira nosso podcast do assunto pra ouvir em qualquer lugar!


Voltar