Conteúdo para RH 3 de fevereiro de 2022 Imagem de seta

Orçamento do RH: saiba o que priorizar em 2022

Em uma mesa cinza, estão duas mãos, uma segurando uma xícara preta e outra com um tablet branco em que, na tela, tem um calendário, representando a análise de um RH com o seu orçamento

O orçamento do RH pode mudar muita coisa dentro da empresa de acordo com suas prioridades. Veja as principais tendências para 2022!

Importância do orçamento

O ano começou e é hora de rever tudo o que foi feito no orçamento anterior e analisar o que deu certo e o que não deu – dando um direcionamento ao setor.

O orçamento é um item totalmente estratégico, revendo os gastos, é possível planejar os investimentos de cada mês e suas ações.

Assim como em que mês devem investir em novas ferramentas, contratação de novos colaboradores, capacitações, entre outros.

Como fazer um bom orçamento?

É sempre bom rever como o orçamento está sendo feito para que ele fique cada vez melhor e mais completo.

#1 Foque no objetivo

Parece redundante, mas, às vezes, o RH quando não pensa de forma estratégica, acaba não deixando os objetivos de forma clara.

Ao definir o objetivo principal e os objetivos secundários, o RH consegue focar totalmente nos resultados para a empresa.

E, dependendo do objetivo escolhido, todo o resto do orçamento será baseado no que é necessário para alcançá-lo.

#2 Reveja as despesas

É importante listar todas as despesas do setor para um bom planejamento orçamentário.

Tais como:

– Salários;

– Benefícios;

– Softwares e ferramentas;

– Encargos trabalhistas;

– Treinamentos.

#3 Hora de planejar

Com as despesas listadas e os objetivos traçados é hora de planejar o ano que chegou.

Pensando no objetivo: quais ações podem ser feitas para o meu objetivo principal? E para os secundários? É possível fazer ações para atingir mais de um objetivo ao mesmo tempo?

E depois pensar também na rotina da empresa para definir o mês de cada ação.

Além disso, no planejamento é preciso ter o que será necessário para essas ações. Novo software? Mais colaboradores? 

Quais serão os seus investimentos para o ano de 2022? Tudo isso faz parte do seu orçamento e depois é só acompanhar a sua execução.

Quanto mais dados sobre os setores, mais assertivos serão a destinação dos custos e as ações propostas.

Indicadores importantes:

– Headcount – Quantidade de colaboradores;

– Turnover – Rotatividade de colaboradores;

– Índice de satisfação dos colaboradores – Satisfação e engajamento dos colaboradores;

– Treinamento – investimento no seu colaborador;

– Folha de pagamentos.

Tendências para 2022

Claro que cada empresa tem prioridades e formas diferentes de trabalhar e o que funciona para uma pode não funcionar para outra.

Mas é importante ver o que vem forte para 2022 e que talvez deva estar no seu orçamento.

Muitas empresas também optam pelo orçamento colaborativo, procurando as outras áreas e ampliando a sua visão estratégica.

É importante que o RH destine parte do seu orçamento para emergências com gastos inesperados.

#1 Recrutamento e seleção

É um dos processos que podem levar mais tempo e dinheiro dentro do orçamento. Porém é possível utilizá-lo e diminuir os custos, mas é preciso fazer um investimento em Inteligência Artificial.

Já falamos aqui sobre a Applicant Tracking System (ATS) e como ela pode trazer os melhores talentos.

Esse Sistema de Rastreamento de Candidatos vem melhorando cada vez mais com o avanço das tecnologias. Assim, em 2022 é um investimento certeiro para o seu orçamento, seja de implementá-lo ou melhorá-lo.

Além disso, os candidatos ficam no banco de dados e menos que não sejam para determinada vaga, podem ser para outros posteriormente.

Mais agilidade no processo também dá mais tempo para os profissionais de RH focarem em outras tarefas.

#2 People analytics

Com a pandemia, o foco nas pessoas ficou ainda maior e o People Analytics é uma ferramenta para investir em seu orçamento.

Através dele é possível analisar as informações sobre os colaboradores para traçar um perfil e ajudar no recrutamento. 

Assim como, para analisar o desempenho dos colaboradores e direcionar as ações da empresa de forma mais assertiva.

Além disso, é a melhor forma também de entender cada colaborador de forma individual.

É uma metodologia baseada em Big Data, ou seja, não só armazenar informações, mas serem dados valiosos de forma rápida e eficaz.

Não tem investimento mais estratégico do que esse – com certeza o futuro do RH.

#3 Experiência do candidato ao colaborador

Se tem algo que as empresas estão implementando ou querem implementar na sua cultura organizacional é uma boa experiência do candidato ao colaborador.

A imagem de uma empresa empregadora é uma forma estratégica de atrair os melhores talentos. 

Afinal, quem não quer trabalhar nas empresas onde os próprios colaboradores fazem a sua propaganda de maneira “orgânica”?

E para construir essa imagem, ela começa na experiência do candidato no processo seletivo. Muitas vezes as pessoas acabam tendo experiências ruins por medo, insegurança, ansiedade etc.

Trazendo um ambiente em que ele se sinta bem, com uma experiência agradável, ele acaba conseguindo mostrar muito mais as suas habilidades.

Dessa forma, também já vai entrar muito mais motivado na empresa, sendo produtivo e agilizando os processos.

Isso também conta na hora do onboarding e já passam para as ações no Employee Experience – a experiência do colaborador.

Afinal, após atrair e encantar os candidatos, é preciso mantê-los motivados como colaboradores.

Uma das ferramentas é justamente o People Analytics, a fim de desenvolver ações, pensar em benefícios mais assertivos, entre outros.

Outra maneira é também através de uma pesquisa de clima organizacional para também ver como está o grau de satisfação e o clima do ambiente de trabalho.

Tudo isso para desenvolver ações específicas para trazer melhores experiências no trabalho, retendo os talentos e diminuindo as taxas de absenteísmo e turnover.

#4 Feedback

Com certeza uma forte tendência em 2022 que vem crescendo cada vez mais.

Um feedback assertivo pode motivar e melhorar o desempenho tanto dos colaboradores como dos líderes – é uma via de mão dupla.

Portanto, pode ser bastante inteligente colocar no orçamento investimentos em plataformas mais avançadas de pesquisa.

#5 Líderes

Investir na capacitação de líderes é investir no crescimento da empresa.

Todas as mudanças que a empresa quer fazer, começam pelas suas lideranças e nada melhor que começar a mudar a sua cultura organizacional pelos líderes.

Além disso, também é uma forma de mantê-los motivados e trazendo ideias inovadoras para a empresa.

#6 Gamificação 

Elementos de jogos podem estar em qualquer área – on e offline. Então, a gamificação pode ser um ponto importante no seu orçamento.

Como sabemos, manter o engajamento – ainda mais em tempos de home office e trabalho híbrido- pode ser difícil.

Essa pode ser uma ótima estratégia para ter mais investimentos na sua empresa.

#7 Trabalho remoto

Muitas empresas já aderiram antes da pandemia, algumas 100% e outras de forma parcial. Algumas decidiram adotar totalmente ou também usar o trabalho híbrido como estratégia.

Se é o caso da sua empresa, no seu orçamento é preciso ter investimentos para dar suporte aos colaboradores remotos.

Em especial para as empresas 100% remotas que precisam ter todos os seus processos adequados a essa realidade.

#8 Benefícios

É muito importante que o RH esteja atento às necessidades reais dos seus colaboradores.

Benefícios engessados só afastam os verdadeiros talentos, afinal o capital humano qualificado vai atrás de empresas que o valorizam, assim como suas necessidades.

Oferecer benefícios como horários flexíveis, foco na produtividade e não nas horas trabalhadas, crédito consignado privado com juros são opções que não pesam nos custos do orçamento.

Fiquem atentos que ao longo do ano vamos trazer muitas novidades!

 


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