Conteúdo para RH 28 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Mindfulness no trabalho: entenda como esse método pode ajudar seus colaboradores

imagem de capa blog com um cais sobre um rio e uma paisagem com montanha ao fundo com uma pessoa sentada sobre o cais em posição de meditação

Toda empresa deseja que seus colaboradores estejam focados em seu trabalho, não é mesmo? Agora imagine usar técnicas para que isso aconteça – este é o trabalho do Mindfulness.

Segundo pesquisa da International Stress Management Association, o Brasil foi apontado como o segundo país com maior número de pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Burnout, por isso, é fundamental que as empresas se preocupem com a saúde mental dos seus colaboradores.

O que é Mindfulness?

Traduzido como atenção ou consciência plena, o Mindfulness é estar presente e focado no que você está fazendo, seja na vida pessoal ou profissional.

Quantas vezes você já se pegou pensando em algo durante uma atividade? Seja no que vai fazer no dia seguinte, nas contas ou qualquer outra distração. É contra esse tipo de distração, que o mindfulness funciona.

tenor

Como aplicar

O Mindfulness utiliza técnicas de meditação para atingir a atenção plena por meio de exercícios diários para controlar os seus pensamentos e comportamentos.

O colaborador começa a criar hábitos que vão ajudar no desenvolvimento da técnica e será útil na sua vida profissional e pessoal.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração, como:

Achar um local adequado para a prática;

– Escolher o mesmo horário irá ajudar na fixação do hábito;

– Contratar um instrutor capacitado;

– Acompanhar os resultados.

Existem alguns exercícios que podem ser aplicados nas empresas para dar início a essa prática e ajudar a mudar a forma como seus colaboradores e gestores se comportam – regulando seus sistemas nervosos e melhorando o relacionamento entre si. Confira: 

 1. Ofereça classes de meditação de 30 a 45 minutos voltadas para que seu colaboradores desenvolvam autoconsciência, resiliência e compaixão. Por meio dessa prática é possível reduzir stress, aumentar a capacidade de foco e se conectar com o presente.

2. Desenvolva workshops para educar seus colaboradores sobre a prática, ensinando sobre o mindfulness e exercícios que podem ser aplicados por cada um no dia a dia, como se concentrar em um objeto e perceber todos os seus detalhes para ajudar a ter mais consciência do que acontece ao seu redor. Esse exercício pode ser reforçado por meio da cultura da empresa.

3. Sessão com instrutor de mindfulness onde cada colaborador deverá estar individualmente, seja presencial ou online durante cerca de 1 hora para aprender sobre as ferramentas e aprender a utilizá-las de forma efetiva.

O papel do RH na implementação do método

 O time de gente – ou Recursos Humanos – pode contribuir ao  cuidar dos colaboradores da empresa e entre outras coisas, ficar atento aos sinais de ansiedade e criar políticas para diminuição da tensão dentro do ambiente de trabalho. O desenvolvimento visando a qualidade de vida, faz parte dessa equipe, que visa diminuir o stress, ansiedade e burnout.

Quais as diferenças entre stress x ansiedade x síndrome de Burnout?

 – Stress

 O stress é uma reação do corpo que pode acontecer a qualquer momento em situações de pressão, por exemplo, e quanto mais grave, pior será o nível de stress.

 O seu colaborador pode estar passando por problemas pessoais e se isso passar batido, em qualquer situação que ele for pressionado, seja por críticas ou até mesmo um desentendimento, pode gerar um alto nível de stress.

– Ansiedade

EarlyDisastrousAegeancat small

A ansiedade é sofrer por antecipação, se preocupar excessivamente e ter medo de enfrentar situações.

Muitas vezes a ansiedade impede o colaborador de entregar um projeto melhor ou se sair bem em uma reunião.

Síndrome de Burnout

source

É o esgotamento mental. A síndrome é considerada um distúrbio emocional e foi classificada com doença pela OMS e é uma das maiores preocupações das empresas atualmente.

A doença atinge todas as mais diferentes pessoas, por exemplo, a cantora Anitta, no ano passado, deu uma pausa na carreira após ser diagnosticada com Burnout. Se você quiser aprender mais sobre a síndrome, é só  Clicar aqui!

CTA do banner para baixar material people analytics

Quais os benefícios para sua empresa?

Com os exercícios diários e a criação do hábito, você terá colaboradores mais conscientes e eficientes. 

– Colaboradores com melhor controle em situação difíceis e estressantes;

– Desenvolve a inteligência emocional e estimula a criatividade;

– Clareza na resolução de problemas e na tomada de decisões

– Melhora o trabalho em equipe e a comunicação;

– Reduz o nível de ansiedade e stress no ambiente de trabalho;

– Aumenta a produtividade;

– Diminuição do absenteísmo. Veja outras forma de diminuir o absenteísmo na sua empresa!

A busca pela melhoria da saúde mental e física do colaborador é importante para qualquer empresa que pensa no futuro, pois melhor que contratar novos profissionais, é ter profissionais que vestem a camisa e se sentem valorizados no seu trabalho.

 


Voltar