Seja por motivos de doenças, insatisfação profissional ou até mesmo por problemas pessoais, o absenteísmo pode trazer alguns transtornos para as organizações. Esse é um problema muito oneroso que afeta a produtividade de toda equipe. Afinal, se nem todos os membros da equipe estão trabalhando, seu colaboradores ficarão sobrecarregados e não vão ter o mesmo desempenho.
Mas o que é absenteísmo? Diferente do que muitos pensam, absenteísmo não é apenas a falta em um dia de trabalho. Atrasos, ausência parcial, saídas antecipadas, tudo isso é considerado.
Apesar de não ser um problema fácil de solucionar, também não é impossível. É necessário descobrir a raiz do problema e atenuar o absenteísmo dos seus funcionários. Caso não seja feito nada, isso poderá prejudicar o desempenho e cultura da sua empresa. A longo prazo, pode atrapalhar até seu sucesso.
Quais as causas de absenteísmo do meu colaborador?
– Doenças: este é indicado como o principal motivo da ausência no trabalho no Brasil. Entre 2005 e 2015, ocorreu um crescimento de 25% no afastamento dos colaboradores por doenças ocupacionais (LER e depressão).
– Insatisfação: em uma escala de 0 a 5, a satisfação dos brasileiros com o ambiente de trabalho é em torno de 3,47. Este é um ponto muito importante no bem estar da empresa em relação ao seu colaborador. Este pode indicar uma falha no clima organizacional.
– Motivos familiares: jornadas longas, horas extras e horários não flexíveis podem impactar diretamente no convívio familiar do colaborador. Ele acaba passando menos tempo com a família, o que gera frustração. Em casos como ausência quando um familiar está doente, tudo isso gera insatisfação e queda da produtividade, assim como aumento do absenteísmo.
Esses são os principais motivos de absenteísmo no Brasil, mas outros podem surgir e devem ser detectados o quanto antes para que isso não gere nenhuma dor de cabeça para a empresa e os outros colaboradores.
Como posso reduzir o nível de absenteísmo na minha empresa?
#1 Crie um programa de bem-estar
Essa é uma estratégia que visa reduzir as faltas por motivos de doença, ao mesmo tempo reduzindo os custos com planos de saúde e o stress dos funcionários. Como consequência, ainda pode aumentar o seu desempenho e produtividade.
Segundo pesquisa da Isma-BR, nove em cada dez brasileiros sofrem com sintomas de ansiedade. Destes, 47% tem algum nível de depressão.
Por conta disso, criar um programa de bem-estar não apenas irá auxiliar seus colaboradores a tratarem dessas doenças, como ainda criará um ambiente mais saudável para toda empresa.
#2 Seja flexível e crie metas com bonificações
Muitos colaboradores têm mais de um trabalho, estudam, tem uma família, moram longe… Demonstrar interesse pela vida pessoal de sua equipe é parte de uma cultura organizacional bem definida (já falamos sobre isso com mais detalhes aqui).
Ter horários flexíveis pode ser tudo que faltava para aumentar a satisfação e a produtividade do colaborador. Além disso, bonificações por atingir as metas e melhorar seu desempenho podem também ser peça-chave para garantia de sucesso, seja elas feitas em dinheiro, com folgas ou férias estendidas.
Leitura complementar:
Como motivar funcionários e ter um RH de sucesso em 5 passos
Turnover: 5 dicas para evitar a rotatividade de funcionários
#3 Incentive o engajamento entre os colaboradores
Quem gosta de trabalhar em um ambiente onde as pessoas estão desconectadas? É um grande motivo para querer evitar o ambiente de trabalho, não concorda?
Invista no relacionamento entre os colaboradores, se aproximando deles. Você conseguirá descobrir quais os principais problemas e como resolvê-los lado a lado de quem lida com a situação diretamente.
Investir em momentos de descontração e socialização também faz com que eles se sintam à vontade para procurar a empresa quando precisam de ajuda.
Em qualquer que seja o caso, é impossível eliminar o absenteísmo. Porém, se for possível identificar suas causas e contar com um bom planejamento, é possível diminuir esse número. Assim, você melhora o ambiente da sua empresa, além de estreitar os laços com seus colaboradores.
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