Conteúdo para RH 16 de outubro de 2020 Imagem de seta

Fechar o mês no azul: Como o RH pode ajudar seus colaboradores 

balões de vôo sobrevoando o mar

Fechar o mês no azul é sinônimo de contas em dia e é o que todo mundo almeja, não é? E o RH pode ser um grande aliado para ajudar os colaboradores da empresa através da Educação Financeira.

Qual a importância do meu colaborador a fechar o mês no azul?

Primeiro é importante ressaltar a importância de cuidar da saúde financeira do seu colaborador.

Fazer com que seu colaborador tenha uma boa educação financeira e tenha um gasto consciente fechando o mês no azul tem muitas vantagens para a empresa. Entre elas:

– Melhora o humor do seu colaborador e consequentemente o ambiente de trabalho;

– Dívidas geram estresse, falta de concentração, desmotivação, diminuição da produtividade – sem esse problema, o colaborador e a empresa crescem juntos;

– Diminuição do absenteísmo, saúde financeira pode causar problemas na saúde física e mental do seu colaborador;

– Diminuição do turn over, colaboradores que não estão felizes no seu trabalho tendem a mudar com oportunidades melhores, principalmente para empresas que levam a educação financeira como parte da sua cultura organizacional – rotatividade leva a novas seleções, treinamentos e mais gastos.

Como o RH pode ajudar ao colaborador a fechar o mês no azul

Uma boa estratégia do RH para diminuir vários problemas é cuidar para que o seu colaborador feche o mês no azul – mais importante ainda é que ele controle sua vida financeira de forma inteligente.

#1 Educar é prevenir

Fechar o mês no azul não é uma tarefa fácil para a maior parte dos brasileiros. Mas por que será? A raiz do problema pode estar na falta da educação financeira de maior parte da população.

Com tantas ofertas, parcelamento de casa, carro, viagens fica difícil não cair na tentação e acabar entrando numa fria ao gastar mais do que ganha e não economizar nada.

Em tempos de crise – como a pandemia do COVID-19, onde ainda não tem data para acabar, quem tinha uma reserva de emergência está conseguindo passar por essa de uma maneira mais tranquila.

O setor de RH pode trazer um programa de educação financeira para a sua empresa a fim de mostrar que é possível, independente do seu cargo, de ter o controle da sua vida financeira, fechar o mês no azul e ainda economizar.

CTA BEM ESTAR FINANCEIRO BLOG GRUPO H

#2 Educação financeira

Quando mais cedo começar – melhor, mas se o seu colaborador não teve a oportunidade de aprender desde pequeno, nunca é tarde para começar.

Comece mostrando que ele precisa ter controle dos seus gastos. Que tal oferecer a nossa planilha de gastos pessoais? É totalmente gratuita!

Mostre que o planejamento é a chave do sucesso e nada mais justo que começar pelo seu setor, planeje ações de Educação Financeira durante todo o ano.

Seja um canal confiável para que o seu colaborador venha até você em momentos de crise.

Veja como o bem-estar financeiro pode evitar demissões e aumentar a performance do seu colaborador!

#3 Crédito consciente

Se a sua empresa oferece ou pretende oferecer crédito consignado aos seus colaboradores, a educação financeira é ainda mais importante.

Se ele não usar o dinheiro de forma inteligente, vai acabar não só não fechando o mês no azul como formando uma grande bola de neve.

Assim, em vez de você acabar com os problemas do seu colaborador, pode trazendo uma baita dor de cabeça para ele para você. Sabia que profissionais endividados produzem menos? Confira!

O RH ao pensar de forma estratégica vê a educação financeira como um investimento que a longo prazo irá trazer vários benefícios para os colaboradores e para a empresa. Pensar na saúde financeira é perceber que o trabalho e a vida pessoal andam juntos e isso faz toda a diferença.

Educação financeira, RH e impacto social: o que esses três tem em comum?


Voltar