Educação Financeira 6 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Rei Leão: 5 lições sobre gestão e educação financeira

capa-blog-rei-leão

O Rei Leão é um sucesso desde os anos 90, e agora com o remake em 3D, se tornou a animação com a maior bilheteria da história. Além de mostrar muitas lições de vida, é possível aprender sobre empreendedorismo, marketing e educação financeira.

Educação financeira? No Rei Leão? Pois é, agora vamos te ajudar a ver as coisas de outras perspectivas. Essas são algumas lições valiosas por trás da trajetória já tão conhecida na selva.

Lições de Rei Leão para gestão e educação financeira:

Cemitério de elefantes

Nesse cenário, podemos ver o perigo que é ir além dos nossos limites, mesmo com tantos avisos ao longo do caminho.

Listamos alguns deles que você provavelmente já fez ou pensou em fazer:

 – Negócios que oferecem retorno alto e rápido;

 – Crédito fácil, sem precisar comprovar renda (você já olhou os juros de quanto vai ter pagar no fim de tudo?); 

 – Investimentos que na verdade são pirâmides financeiras;

 – Cheque especial (o erro do brasileiro é achar que ele faz parte do salário, já falamos aqui sobre os perigos do cheque especial).

Por isso, se organize, planeje e até faça investimento se puder, mas sempre procure saber o que você está fazendo com o seu dinheiro. Não seja pego de surpresa por várias hienas famintas!

planilha de gastos

Círculo da vida

Aqui, vemos uma grande ligação com as vendas. Muitos erram ao acreditar que o funil da venda se encerra na conversão, quando se vende o que pretendia.Mas é um grande ciclo, afinal no final da venda é que esse ciclo começa de verdade. Mais do que vender, aqui você começa a saga de retenção e fidelização do cliente.

O que o consumidor vai falar do seu produto e serviço depois? Ele pode te recomendar? Será que vai voltar a utilizar/comprar com você?

Todos os processos de pós venda são importantes, e você deve dar atenção para cada um deles e suas necessidades.

O reinado de Scar

Entre tantos exemplos ruins de má gestão, Scar se mostra um péssimo líder. Ele mostra que abundância não é sinônimo de riqueza eterna, e que até um rei pode morrer de fome.

Ao começar a matar e se alimentar sem pensar, o alimento foi ficando cada vez mais escasso e mais difícil de conseguir.

Assim acontece com as nossas finanças: ter um dinheiro extra no fim do mês, receber o 13º salário, ter uma boa reserva de emergência, uma poupança… Nada vai garantir que você não tenha dívidas se você não souber administrar o seu dinheiro. Seja um líder sábio do seu bolso!  

E falando em reserva de emergência, que tal conferir esse vídeo que preparamos com algumas dicas para que você comece a sua?

Hakuna Matata

Essa filosofia apresentada pelos nossos amigos Timão e Pumba é linda, porém bem perigosa.

“Os seus problemas você deve esquecer. Isso é viver, é aprender. Hakuna Matata!”

Muito cuidado, pois você até pode tentar esquecer seus problemas financeiros, mas as contas chegam no final do mês para te lembrar.

Eles te ensinam a aproveitar a vida, o momento, os amigos e tudo a sua volta. Mas nada de pensar que “só se vive uma vez” ou “viva o hoje, que o amanhã pode não existir”, porque o outro dia vai chegar e você só vai ter mais dores de cabeça.

O Retorno de Simba

Nesse momento podemos ver como uma boa gestão financeira faz toda a diferença. Saber se organizar, não cometer excessos sem deixar faltar para o que é essencial. 

Isso vale tanto para o pessoal, quanto para o profissional. Quando Simba retornou, houve uma melhor distribuição dos recursos, uma harmonia entre todos. 

É também um exemplo de como uma boa liderança pode contribuir para o desenvolvimento de uma empresa. Colaboradores que são valorizados possuem um melhor desempenho em suas funções.

As lições de Rei Leão são as mais variadas, e tudo depende de quanto você quer mudar e do seu olhar sobre tudo a sua volta. Fique atento aos sinais! Até os filmes que você considerava infantil podem te mostrar o caminho certo para o sucesso.


Voltar