Conteúdo para RH 13 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Ética no trabalho: qual o papel do RH?

Foto de pessoas com as mãos juntas, representando a ética no trabalho

Entenda qual é o papel do profissional de RH na construção da ética no trabalho

Ética é um conjunto de valores e princípios que conduzem o comportamento humano dentro de uma sociedade. Dentro de uma empresa, a ética no trabalho faz parte de sua cultura com objetivo de garantir um bom desempenho das atividade e do relacionamento entre funcionários e gestores.

Quais os benefícios que a ética no trabalho traz para o ambiente de trabalho?

Quando bem aplicada e respeitada, a ética dentro do ambiente de trabalho traz diversas vantagens como: elevado nível de produção, o ambiente de trabalho se torna mais leve, harmonioso e agradável, e os colaboradores ficam mais satisfeitos com a empresa.

Qual a importância do RH para que as normas de ética sejam aplicadas?

Diariamente, os profissionais de recursos humanos devem lidar com problemas dos funcionários e tomar decisões de acordo com a política e procedimentos da empresa.

É papel do setor garantir o comportamento ético dentro da empresa e avaliar as condutas dos funcionários e gestores.

Um exemplo que podemos avaliar é em caso de desligamento, se de fato seria necessário ou se haveria outra opção. O funcionário poderia ser considerado para outro cargo ou ele, de fato, já não está dentro dos padrões da empresa?

Deve ser considerado nessas ocasiões leis e padrões de ética de comportamento, e não utilizar opinião pessoal.

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Decisões baseadas na ética do trabalho

Os profissionais de recursos humanos rotineiramente devem tomar decisões com base em questões éticas. Impasses como favoritismo, inconsistência nos pagamentos, disciplina, assédios moral e sexual, discriminação de gênero e raça e violações de confidencialidade estão entre os problemas mais graves enfrentados.

É através do RH que as políticas da empresa ganham credibilidade e se alinham com a atuação da empresa. Utilizando de seus conhecimentos e experiências de gerenciamento, assim como sua habilidade com a comunicação interna e trabalhando dentro dos padrões de ética da empresa.

Sendo responsável pelo seu desempenho, o setor de RH deve integrá-la à imagem da marca, nos processos de recrutamento, avaliação, retenção, motivação e treinamento.

É papel importante do RH monitorar como os valores éticos são incorporados. Pesquisas, avaliações de funcionários e entrevistas no processo de desligamentos podem fornecer informações valiosas sobre se esses valores estão sendo aplicados no dia a dia da empresa.

Práticas de incentivo à ética também podem ser empregadas, como prêmios, promoções ou até remunerações, visando estimular os funcionários.

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Condutas éticas nas empresas

É importante conhecer algumas condutas éticas que devem ser respeitadas e gerenciadas por esse setor:

– Responsabilidade: assumir os compromissos, buscando utilizar suas ações de forma positiva. Cuidar do patrimônio da empresa e manter sigilo sobre as informações que dizem respeito à organização e seus colaboradores.

– Integridade: ser honesto e correto em suas ações é fundamental. Valores éticos pessoais e profissionais devem ser respeitados.

– Reconhecer erros: reconhecer uma falha é importante porque podemos aprender com os nossos erros. Quando um colaborador têm dificuldade em reconhecer seu erro, é natural que tente responsabilizar outra pessoa. Essa é uma atitude é muito antiética.

– Respeito: esta é, provavelmente, uma das mais importantes condutas éticas. Respeitar as normas da empresa, o trabalho dos outros colaboradores e procurar sempre construir em conjunto resultados positivos.

– Equidade: sem igualdade não há ética. É necessário tratar todos de forma igual, sem favorecer nenhum colaborador, seja por afinidade ou posição hierárquica. Assim, você dá oportunidades iguais para todos crescerem.

Os profissionais de RH têm papel central no apoio e estímulo à ética no local de trabalho, dando suporte à cultura da empresa e incentivando a fazer o certo. São eles o ponto de contato direto com os colaboradores e por isso devem conhecer o histórico de comportamento de cada um, desde a primeira entrevista.


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