Conteúdo para RH 12 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Endividamento: o que isso tem a ver com o RH?

Foto de um porquinho de cofre, representando o papel do rh no endividamento dos colaboradores

Entenda como o RH pode auxiliar no endividamento dos colaboradores da empresa

Problema pessoal não se leva para o trabalho, certo? Errado, hoje, é impossível não misturar a vida profissional e pessoal – e esse desafio é constante para o RH. Como aumentar a produtividade do colaborador? Como aumentar a satisfação dele em fazer parte daquela empresa? E o que isso tem a ver com o endividamento pessoal?

Empresas com uma olhar estratégico para gestão de pessoas já estão se readaptando a essa realidade e se aproximando cada vez mais do seus colaboradores, adquirindo confiança e aumentando a satisfação.

Endividamento do Colaborador

Diversos são os motivos de dívidas e entender o que está se passando na vida pessoal do colaborador é fundamental para conseguir ajudá-lo a solucionar seus problemas.

Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2018, mostrou que 41% da população está em situação de endividamento, e um dos principais motivos para um número tão alto é a falta de planejamento financeiro.

Para completar, o Serasa Experian mostrou os motivos principais do endividamento dos brasileiros: desemprego (26%), a redução da renda (14%), o descontrole financeiro (11%) e a realização de empréstimos em nome de terceiros (5%).capa-banner-ebook-rh-do-futuro

Relação de confiança entre empresa e colaborador

É comum que haja certo constrangimento ao expor a vida financeira, principalmente quando ela não vai bem. Esse elo entre RH e colaboradores é importante para entender as necessidades e dificuldades que ele está passando.

Existem algumas técnicas para facilitar esse processo de forma individual, seja por conversas informais, questionários, reuniões ou até mesmo cursos para educação financeira.

Preste atenção aos sinais

O RH deve estar sempre atento aos sinais quando a saúde financeira desse colaborador não vai bem. É comum que pedidos de adiantamento de 13º ou de férias, e até tentativas de acordo de demissão sejam feitas para quitar dívidas.

Acompanhar o comportamento, entender o perfil do colaborador, se é um poupador ou tem restrição no nome, são alguns pontos que devem ser observados.

Veja também:

Empréstimo consignado privado: quais os benefícios para os colaboradores?

Educação financeira: como ela pode melhorar o clima da sua empresa

Onde o RH entra em ação?

A PwC realizou a pesquisa 2018 Employee Wellness Survey onde mostrou que 47% dos colaboradores se sentem estressados por estar passando por algum problema financeiro.

Falar sobre educação financeira, ser transparente, e promover palestras e fornecer materiais educativos,  pode contribuir para melhorar a realidade de cada funcionário.

Educação financeira é a chave para o não endividamento

Com programas bem elaborados para os colaboradores, a equipe de Recursos Humanos pode ajudá-los através de palestras, crédito consciente e acompanhamento.

Ter responsabilidade com o dinheiro ganho não é um tarefa mega difícil. Trata-se de conhecimento e mudança de hábitos, compreender os gastos e como poupar – independente de quanto se ganha.

A empresa que investe no bem-estar financeiro dos seus colaboradores ganha, e muito. Funcionários com as contas pagas trabalham tranquilos, produzem mais e se concentram nas tarefas, estimulam-se com novos objetivos e crescem junto com a empresa.

E se você quiser auxiliar os seus colaboradores ainda mais, que tal compartilhar conteúdos com eles? Nossa equipe preparou um vídeo com dicas para se livrar das dívidas de uma vez por todas!


Voltar